Em atualização

GUERRA AO MINUTO | Aprovado o 18.º pacote de sanções da UE à Rússia

Todas as informações mais recentes sobre o conflito na Ucrânia, que começou a 24 de fevereiro de 2022
2025-07-18

O que está a acontecer

2024-05-13
10:26

Zelensky visita Portugal nos próximos dias

Presidente ucraniano visita Portugal nos próximos dias, apurou a CNN Portugal. Fonte do governo revelou que a deslocação do presidente ucraniano está prevista, ainda assim não está totalmente confirmada.

Não foi também revelada a data da visita, por questões de segurança.

A confirmar-se, a deslocação vai ocorrer 9 meses depois de o presidente Marcelo Rebelo de Sousa ter visitado Kiev. 
 

Siga ao minuto:

2025-07-18
10:14

"A segurança, a liberdade e o futuro da Europa estão intimamente ligados ao destino da Ucrânia", adverte Macron

O presidente francês, Emmanuel Macron, afirma ter falado com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, esta manhã. Macron diz que a UE está a “intensificar a pressão sobre a Rússia para conseguir um cessar-fogo incondicional”, ao mesmo tempo que saudou o mais recente pacote de sanções da UE.

“Os ataques russos devem parar imediatamente”, acrescentou, sublinhando que a França “está e continuará ao lado da Ucrânia”.

2025-07-18
10:11

Zelensky felicita aprovação "essencial e oportuna" de novo pacote de sanções

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky congratula-se com a decisão da UE de aprovar mais um pacote de sanções à Rússia. "Esta decisão é essencial e oportuna, especialmente agora, como resposta ao facto de a Rússia ter intensificado a brutalidade dos ataques às nossas cidades e aldeia", disse, num comunicado citado pelo The Guardian:

"O 18.º pacote de sanções continua a visar a frota de petroleiros russa - não só os navios em si, mas também os comandantes da frota-sombra e as empresas que permitem esses atos de assassínio financiados pelo petróleo. Continuaremos a exercer esta pressão.

A União Europeia está também a impor um limite de preços mais rigoroso ao petróleo russo - cerca de 46 dólares por barril. Em coordenação com outros parceiros mundiais, continuaremos a trabalhar para garantir que o limite de preços reduza efetivamente as receitas da Rússia. Isto é possível. Já sabemos como exercer efetivamente essa pressão.

Gostaria também de salientar a decisão da UE de proibir todas as transações relacionadas com os gasodutos do sistema Nord Stream, cuja construção fazia parte da preparação de Putin para a guerra em grande escala. Todas as infraestruturas da guerra da Rússia devem ser bloqueadas".

2025-07-18
10:05

Rússia prepara-se para proibir o Whatsapp

O Whatsapp deve preparar-se para deixar o mercado russo, diz um legislador russo, citado pela Reuters, afirmando que é muito provável que o Whatsapp seja adicionado a uma lista de empresas de tecnologias de informação de “países hostis” que enfrentarão restrições.

A nova aplicação russa de mensagens, “Max”, poderá aumentar a sua quota de mercado no caso de saída do Whatsapp.

2025-07-18
10:00

Zelensky diz que o processo de negociação com a Rússia tem de ser impulsionado

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou que as conversações de paz com a Rússia precisam de "mais dinâmica" e pediu ao novo secretário do Conselho de Segurança Nacional e Defesa, Rustem Umerov, para "intensificar" o processo.
 
"A implementação dos acordos da segunda reunião de Istambul está em curso", escreveu no X, referindo-se às recentes conversações na Turquia no início deste ano. "Este processo precisa de mais ímpeto", disse. Zelensky acrescentou que estava também a designar Umerov, que até à remodelação governamental de quinta-feira era ministro da defesa, para  trabalhar nos acordos de armamento com os aliados de Kiev.

2025-07-18
09:39

UE aprova formalmente prolongamento por mais 2 anos de amazenamento de gás

O Conselho da União Europeia deu hoje a luz verde final ao prolongamento por mais dois anos, até fim de 2027, da meta obrigatória de 90% de armazenamento de gás na União Europeia (UE).

O objetivo da proposta da Comissão Europeia e já aprovada pelo Parlamento Europeu é de os Estados-Membros manterem reservas de gás suficientes antes da época de inverno.

O objetivo desta medida é atenuar a vulnerabilidade da UE às flutuações de preços devidas às tensões geopolíticas, em especial devido à guerra da Rússia contra a Ucrânia, estabelecendo ao mesmo tempo um equilíbrio entre a segurança energética e o regresso aos princípios baseados no mercado.

Os Estados-membros têm de atingir os 90% de enchimento das instalações de armazenamento, em qualquer momento entre 01 de outubro e 01 de dezembro de cada ano, havendo flexibilidade em caso de condições de mercado difíceis.

Neste sentido, os 27 devem ter a possibilidade de se desviar até 10 pontos percentuais da meta de enchimento em caso de condições difíceis de mercado, tais como indícios de especulação que impeçam o enchimento das instalações de armazenamento com uma boa relação custo-eficácia.

2025-07-18
09:00

"Mantemo-nos firmes": UE aprova "um dos maiores" pacotes de sanções contra a Rússia

O pacote de sanções anunciado por Kaja Kallas limita o acesso de bancos russos a financiamento e pretende "banir" os gasodutos
Leia mais aqui
2025-07-18
08:39

Ucrânia congratula-se com "o mais abrangente" pacote de sanções europeias à Rússia

“Congratulamo-nos com o 18º pacote de sanções da UE contra a Rússia - o mais abrangente até à data”, reagiu o ministro da Defesa da Ucrânia, Denys Shmyhal.

“Cada medida reduz a capacidade do agressor para fazer a guerra”.

2025-07-18
08:36

Aprovado o 18.º pacote de sanções da UE à Rússia

"Mantemo-nos firmes", disse a chefe da diplomacia europeia, Kaja Kallas, ao anunciar que "a UE acaba de aprovar um dos seus mais fortes pacotes de sanções contra a Rússia até à data".

A União Europeia vai sancionar mais 105 navios da frota sombra e os seus facilitadores e limitar o acesso dos bancos russos ao financiamento. Os gasodutos Nord Stream serão banidos e haverá um limite mais baixo para o preço do petróleo.

"Estamos a exercer mais pressão sobre a indústria militar russa, sobre os bancos chineses que permitem a evasão às sanções e a bloquear as exportações de tecnologia utilizada em drones", explicou. "Continuaremos a aumentar os custos, para que parar a agressão passa a ser a única via para Moscovo."

A Eslováquia anunciou que estava disposta a apoiar o pacote, depois de o ter bloqueado seis vezes devido a preocupações com a eliminação progressiva do gás russo.

O primeiro-ministro eslovaco, Robert Fico, cujo governo se tem alinhado repetidamente com as posições de Moscovo, afirmou, na quinta-feira, que “as opções de negociação estão esgotadas por agora e continuar a nossa posição de bloqueio colocaria agora em perigo os nossos interesses”.

Fico observou que a Comissão Europeia deu à Eslováquia, um dos países da UE que continua a ser fortemente dependente do gás russo, garantias por escrito relativamente ao plano de eliminação progressiva do gás russo para obter o apoio do país.

2025-07-18
08:29

Umerov nomeado secretário do Conselho de Segurança e Defesa Nacional

Zelensky nomeia o antigo ministro da defesa, Rustem Umerov, secretário do Conselho de Segurança e Defesa Nacional.

O conselho tem um papel de coordenação em questões de segurança e defesa nacional sob a égide do presidente e inclui os principais chefes políticos, de segurança e de defesa do país.

Umerov era ministro da Defesa da Ucrânia desde setembro de 2023. Agora vai substituir Oleksandr Lytvynenko, que está alegadamente a ser considerado para uma nova missão como embaixador na Sérvia.

2025-07-18
08:24

"Zelensky está a tentar mostrar que não sairá rapidamente de cena"

Em análise aos últimos desenvolvimentos da guerra na Ucrânia, a comentadora Sónia Sénica observa que Volodymyr Zelensky parece "vincar que tem um projeto a longo prazo"

2025-07-18
08:24

Que armas ocidentais pode a Ucrânia receber nos próximos dias?

 No espaço de análise do CNN Prime Time, esta quinta-feira, o coronel José Carmo nomeia alguns equipamentos militares fornecidos pelo Ocidente que podem chegar ao território ucraniano nos próximos dias

2025-07-17
21:58

Tomahawk: os mísseis "enormes" dos EUA que podiam ajudar a Ucrânia "a chegar perfeitamente a Moscovo"

Friedrich Merz, chanceler alemão, pediu recentemente aos EUA que cedam mísseis Tomahawk a Kiev. O major-general Agostinho Costa  explica que mísseis são estes 

2025-07-17
21:57

"Trump tem feito da imprevisibilidade uma tática, mas vai ter de fazer uma escolha dentro de 50 dias"

A análise de Alberto Cunha, especialista em Assuntos Europeus

2025-07-17
21:43

Agências humanitárias pedem 239 milhões de euros para proteger civis durante inverno

Várias agências humanitárias lançaram esta quinta-feira um apelo de 277 milhões de dólares (239 milhões de euros) para apoiar os ucranianos mais vulneráveis durante o próximo inverno.

O apelo foi partilhado pela ONU, que indicou que entre as pessoas mais expostas a riscos, na linha de frente da guerra, estão deslocados, pessoas com deficiência e crianças.

O Plano de Resposta ao Inverno visa atender mais de 1,7 milhões de pessoas em seis meses - de outubro a março -, num momento em que milhões de habitantes da Ucrânia não têm aquecimento garantido e vivem com limitação de recursos para arcar com os custos de serviços públicos. 

O coordenador humanitário da ONU para a Ucrânia, Mathias Schmale, lembrou hoje que, com a queda das temperaturas, o inverno torna-se ainda mais rigoroso e milhões de pessoas não terão como se aquecer. 

A ação das entidades humanitárias inclui apoiar o isolamento e a reparação de casas danificadas, assim como o fornecimento de aquecedores, combustível, cobertores e agasalhos. 

A comunidade humanitária espera ainda aplicar os valores do apelo na prepararão de abrigos para o frio extremo, entrega de dinheiro para aquecimento e serviços públicos e coordenarão serviços em áreas de alto risco. 

As áreas mais afetadas pelo frio concentram-se no norte e leste da Ucrânia, ao longo da linha de frente. 

"Ali, os ucranianos vivem sob duras condições do inverno, agravadas pela maior vulnerabilidade e pela infraestrutura muito danificada, resultantes do conflito em andamento e da continuação dos ataques aéreos" da Rússia, frisou hoje a ONU.

2025-07-17
21:04

Eslováquia vai autorizar a aprovação do novo pacote de sanções da UE

A Eslováquia vai deixar de bloquear a aprovação do 18º pacote de sanções da União Europeia contra a Rússia na sexta-feira, segundo o primeiro-ministro do país, Robert Fico, citado pela Reuters.
 
Fico referiu que a Eslováquia tinha conseguido o máximo que podia nesta altura nas suas tentativas de assegurar garantias contra os danos que receia de um plano separado da Comissão Europeia para acabar com todas as importações de gás da Rússia a partir de 2028.
 
A Eslováquia tem estado a bloquear o último pacote de sanções, que requer a aprovação unânime dos Estados-Membros da UE, devido a preocupações com a eliminação progressiva da energia russa.

2025-07-17
16:39

Rússia protesta a presença de forças japonesas em exercício militar liderado pelos EUA e avisa que vêm aí "contramedidas apropriadas"

A Rússia apresentou um protesto à embaixada japonesa em Moscovo sobre a participação de forças japonesas no exercício militar de larga escala Resolute Force Pacific, liderado pelos EUA, informou o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia.

"A Rússia considera tal atividade irresponsável, que carrega todas as características de preparação para um conflito armado - inaceitável. Isto representa uma ameaça potencial à segurança da Federação Russa e inevitavelmente levará a contramedidas apropriadas", avisou o Ministério.

2025-07-17
15:59

Depois do ultimato de Trump, Kremlin diz que Moscovo não aceita ameaças

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia disse Moscovo "não aceitou ameaças" depois de Donald Trump dizer que daria à Rússia 50 dias para chegar a um cessar-fogo na Ucrânia. Caso contrário, enfrentaria sanções.

Trump anunciou uma postura mais dura contra a Rússia em relação à guerra na Ucrânia, estabelecendo o ultimato de cessar-fogo e prometendo uma nova onda de mísseis e outras armas para Kiev.

Maria Zakharova, porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia, disse que a decisão de Trump de fornecer novos mísseis à Ucrânia era um sinal para "continuar o massacre" e uma rejeição às iniciativas de paz.

2025-07-17
15:58

"A Ucrânia está a passar de um Estado de mão estendida para um Estado que também tem alguma coisa para dar"

Diana Soller analisa os planos de Volodymyr Zekensky para produzir na Ucrânia 50% do armamento usado para se defender da Rússia.

2025-07-17
15:35

Ucrânia planeia restaurar 3,7 gigawatts de capacidade de geração de energia até ao final de 2025

2,2 gigawatts de capacidade de geração de energia até agora em 2025, após ter sido danificada por ataques aéreos russos, afirmou German Galushchenko, ministro da Energia da Ucrânia, acrescentando que o plano é restaurar um total de 3,7 GW até o final do ano.

Galushchenko, que está a assumir a chefia do Ministério da Justiça após quatro anos como ministro da Energia, acrescentou que, desde 2022 - o início da guerra -, foram registados 470 ataques cibernéticos complexos contra o setor de energia do país.

2025-07-17
14:38

Parlamento ucraniano aprova Denys Shmyhal como ministro da Defesa

O parlamento ucraniano aprovou a nomeação do primeiro-ministro cessante, Denys Shmyhal, para novo ministro da Defesa na quinta-feira, adianta o deputado Yaroslav Zheleznyak à Reuters.

 

IOL Footer MIN