Em atualização

GUERRA AO MINUTO | Finlândia e Canadá juntam-se a países que autorizam uso das suas armas para atacar alvos em solo russo

Todas as informações mais recentes sobre o conflito na Ucrânia, que começou a 24 de fevereiro de 2022
2024-05-29
2024-04-12
23:13

Zelensky visita soldados ucranianos em tratamento em Chernivtsi

O presidente ucraniano visitou soldados ucranianos que estão a ser tratados em Chernivtsi esta sexta-feira.

“É sempre uma honra encontrar os nossos defensores, falar com eles e entregar-lhes prémios. Agradeço-lhes pelo seu serviço e pela proteção do nosso país”, escreveu Volodymyr Zelensky. O presidente ucraniano condecorou os soldados com a ordem “Pela Coragem” e com as medalhas “Defensor da Pátria” e “Pelo Serviço Militar à Ucrânia”.

“Estou igualmente orgulhoso dos nossos médicos. Estou-lhes grato por recuperarem os nossos soldados que defendem o nosso país. Aprecio o seu esforço”, acrescentou Zelensky, que também condecorou os profissionais de saúde com a ordem Danylo Halytsky e as medalhas "Pelo serviço militar à Ucrânia" e "Por uma vida salva".

Siga ao minuto:

2024-05-29
22:03

Marcelo: Visita de Zelensky mostrou continuidade entre governos no apoio de Portugal

O Presidente da República considerou hoje que a visita de Volodymyr Zelensky a Portugal mostrou uma continuidade entre o anterior executivo do PS e o atual Governo PSD/CDS-PP na política de apoio à Ucrânia.

Marcelo Rebelo de Sousa falava aos jornalistas depois de participar na sessão de inauguração da 94.ª edição da Feira do Livro de Lisboa, enquanto visitava uma parte do recinto.

Interrogado sobre a visita que o Presidente da Ucrânia realizou a Portugal na terça-feira à tarde, o chefe de Estado respondeu: "Eu acho que foi uma visita importante, porque permitiu estreitar laços que já existiam, pela ida do primeiro-ministro António Costa, pela ida do presidente da Assembleia da República Santos Silva, pela minha ida depois [à Ucrânia], agora com um novo Governo".

Marcelo Rebelo de Sousa salientou que o acordo bilateral de cooperação de segurança assinado com o Governo PSD/CDS-PP chefiado por Luís Montenegro durante esta visita foi "preparado desde o tempo do Governo anterior, começado a preparar no Governo anterior".

"Portanto, o que significa uma continuidade entre governos na política em relação à Ucrânia", afirmou.
 

2024-05-29
22:01

Zelensky diz que Rússia está a pressionar países para perturbar conferência de paz

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky acusa a Rússia de pressionar os países para tentar afetar a conferência de paz marcada para meados de junho. 

No seu discurso noturno, Zelensky disse que “cerca de 100 países e organizações internacionais” estão agora associadas aos “esforços globais” para terminar o conflito.

“A Rússia já não será capaz de perturbar a conferência, apesar das suas fortes tentativas”, disse Zelensky.

2024-05-29
19:51

Canadá também admite que Kiev use armas que lhe cedeu para atacar solo russo

O Canadá admite que a Ucrânia use as armas que lhe cedeu para atacar território russo, disse hoje a chefe da diplomacia canadiana, questionada sobre um tema que tem dividido os aliados da NATO.

“Não existem condições de utilização final para o envio de armas do Canadá para a Ucrânia”, afirmou Mélanie Joly, numa conferência de imprensa com o seu homólogo sueco, Tobias Billström, em Estocolmo.

A ministra dos Negócios Estrangeiros do Canadá afirmou ainda que tenciona defender a utilização sem restrições das armas recebidas pela Ucrânia na reunião informal dos chefes da diplomacia da Aliança Atlântica a decorrer em Praga, República Checa, na quinta e sexta-feira.

“Acreditamos que temos de ser agressivos nesta questão”, afirmou Joly.

“A Rússia não tem linhas vermelhas e é por isso que temos de garantir que, no que diz respeito à defesa da Ucrânia, estamos a ajudá-la e que estamos do seu lado", afirmou a ministra canadiana.

2024-05-29
19:46

"A Ucrânia tem-se defendido com uma mão atrás das costas. Temos de lhe dar mais armas e mais condições para se defender"

Francisco Pereira Coutinho, comentador da CNN Portugal, explica como a Ucrânia, à luz do direito internacional, pode defender-se da Rússia atacando alvos em território russo.

2024-05-29
19:45

Primeiro França e Alemanha, depois os EUA: guerra na Ucrânia vai mudar após autorização para atacar território russo

O major-general Isidro de Morais Pereira afirma que a autorização dada por França e Alemanha, que agora permitem que a Ucrânia ataque o território russo com as armas por si fornecidas, vai mudar o conflito no Leste da Europa.

2024-05-29
19:15

Ucrânia pode não ser o único alvo de Putin: países do Báltico também temem ataques da Rússia

Em Vilnius, capital da Lituânia, o correspondente da CNN Portugal Sérgio Furtado analisa como as populações e líderes dos países do Báltico estão a lidar com a ameaça russa, numa altura em que as tensões naquele mar estão em níveis nunca vistos no século XXI.

2024-05-29
19:13

Finlândia autoriza uso das suas armas para atacar alvos em solo russo

A ministra dos Negócios Estrangeiros finlandesa afirmou hoje que a Ucrânia pode usar as armas doadas pela Finlândia para atacar alvos em território russo, porque a ONU reconhece o direito de um país atacado a defender-se do agressor.

"A Finlândia não impôs quaisquer restrições concretas à sua ajuda material à Ucrânia, mas presume que o material será utilizado em conformidade com o Direito Internacional", declarou Elina Valtonen ao diário digital finlandês Uusi Suomi.

"A Rússia está a travar uma guerra de agressão ilegal na Ucrânia, e a Ucrânia tem o direito à autodefesa, segundo o artigo 51.º da Carta das Nações Unidas. Isso inclui também ataques a alvos militares no território do agressor que sejam necessários para a autodefesa", acrescentou Valtonen.

2024-05-29
18:41

Putin insta governo para trabalhar "como combatem os soldados na Ucrânia"

O presidente Vladimir Putin apelou ao governo, esta quarta-feira, no decurso de uma reunião ministerial sobre os programas nacionais de desenvolvimento da Rússia, para que trabalhe da mesma forma que os soldados russos combatem na frente de guerra na Ucrânia.

"Nós, todos juntos, todos os que estamos aqui sentados, e todas as nossas equipas, devemos trabalhar exatamente como trabalham os nossos rapazes na linha da frente", afirmou o chefe de Estado russo, que considerou os militares russos que combatem na Ucrânia a "verdadeira elite" da Rússia.

Putin exortou o Governo a "trabalhar todo o tempo, intensamente, entendendo ao momento histórico que a Rússia atravessa" e num momento "de definição de objetivos, de tarefas e o modo de trabalhar na atualidade".

"Deve existir uma total consonância entre as diferentes entidades e níveis do Estado", acrescentou.

2024-05-29
16:30

EUA querem enviar mais 50 milhões de dólares à Moldova para resistir à interferência russa

O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, adiantou que a administração Biden está a trabalhar com o Congresso dos EUA para fornecer mais 50 milhões de dólares à Moldova de modo a resistir à interferência russa.

Em conferência de imprensa conjunta com a presidente moldava em Chisinau, Blinken disse que os EUA têm visto uma extraordinária resistência do país, apesar da "intimidação" da Rússia, que tem feito de tudo para difundir desinformação no país.

Por sua vez, a presidente moldova Maia Sandu assinalou esta visita de Blinken como "um sinal forte do apoio" dos EUA à Moldova.

2024-05-29
15:12

Dois civis mortos após ataques russos em Nikopol

Dois civis foram mortos na sequência de ataques russos na cidade de Nikopol, no sul da Ucrânia, avançou o governador regional Serhiy Lysak

O governador acusa as forças russas de terem como alvo uma ambulância, provocando assim a morte do motorista, de 54 anos e de um outro civil, de 52 anos, que morreu no hospital de ficar ferido num bombardeamento de artilharia.

2024-05-29
15:06

Ex-comandante russo que criticou Putin pelo fracasso na Ucrânia perde recurso contra pena de prisão de quatro anos

Igor Girkin, ex-comandante do exército russo que acusou o presidente Vladimir Putin e o exército de fracasso na guerra na Ucrânia, perdeu o seu recurso no tribunal contra uma pena de prisão de quatro anos, informou a agência de notícias estatal RIA.

Girkin, que usou o nome de guerra Igor Strelkov durante os combates no leste da Ucrânia em 2014, foi condenado por um tribunal de Moscovo em janeiro por incitar ao extremismo, uma acusação que negou desde o início.

2024-05-29
14:19

Zelensky diz estar "grato à Espanha, Bélgica e Portugal" por apoios renovados à Ucrânia

O presidente ucraniano disse estar "grato à Espanha, Bélgica e Portugal" pelos apoios demonstrados nos últimos dias.

Numa publicação na sua conta oficial da rede social X, Volodymyr Zelensky destaca os resultados do périplo por estes países europeus: "Mais três vozes claras de apoio à Cimeira da Paz, mais três Acordos de Segurança para a Ucrânia e mais três afirmações de princípio do nosso objetivo: a plena integração da Ucrânia na comunidade europeia".

"Estou grato à Espanha, à Bélgica e a Portugal pelas suas novas decisões de apoio à Ucrânia, à nossa defesa, à nossa diplomacia e aos esforços económicos conjuntos, incluindo na indústria da defesa. Juntos somos sempre mais fortes!", acrescentou.

2024-05-29
13:17

Secretário de Estado norte-americano de visita à Moldávia

O Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken desembarcou, esta quarta-feira, na capital da Moldávia, Chisinau. Esta será a primeira paragem de várias que Blinken irá realizar aos aliados da NATO e países vizinhos, escreve a Reuters. Esta viagem visa solidificar o apoio ocidental á Ucrânia.

A viagem do principal diplomata dos EUA ocorre no momento em que a Ucrânia tenta  defender-se da intensificação dos ataques russos no leste e do Presidente, Vladimir Putin, alertar que permitir que Kiev use armas ocidentais para atacar dentro da Rússia poderé desencadear um conflito global.
 
Em Chisinau, Blinken encontrará o presidente pró-europeu Maia Sandu e outros altos funcionários. A ex-república soviética de 2,5 milhões de habitantes, tem uma longa  fronteira com a Ucrânia, e enfrenta "operações de influência" russas.
  
Sob Sandu, a Moldávia condenou veementemente a invasão da Ucrânia e decidiu aderir à União Europeia.

No final da semana, Blinken irá viajar para Praga para participar numa reunião informal de ministros dos Negócios Estrangeiros da NATO.

2024-05-29
12:01

Sebastião Bugalho "à espera" que Marta Temido lhe peça "desculpa". Começou tudo com frase sobre Zelensky e "festa"

Sebastião Bugalho considera que ter Zelensky em Portugal "é um dia der festa". Marta Temido considera essa frase reveladora de "grande imaturidade". E pronto, há celeuma

2024-05-29
11:42

Autoridades belgas fizeram buscas no Parlamento Europeu por suspeitas de interferência russa

"Membros do Parlamento Europeu foram abordados e pagos para promover a propaganda russa através do site de notícias Voz da Europa”, avança o ministério Público belga
Leia mais aqui
2024-05-29
11:17

Força aérea russa diz que Moscovo está protegida contra drones ucranianos

A capital da Rússia, Moscovo, está protegida contra os drones ucranianos, avança a TASS  que cita um oficial da Força Aérea, escreve a Reuters.

A afirmação terá sido feita esta quarta-feira. A mesta fonte da Força aérea explicou que os drones ucranianos podiam cobrir uma uma distância de até 2.500 quilómetros.

2024-05-29
10:57

Zelensky em Portugal "é um dia de festa", disse Sebastião Bugalho. Reações: "que grande imaturidade, Sebastião Bugalho", "que ligeireza, Sebastião Bugalho"

Candidato da Aliança Democrática afirmou terça-feira que a visita do presidente Zelensky a Portugal tinha sido "um dia de festa". Aconteceu durante um debate na RTP entre todos os candidatos. A frase caiu mal entre os rivais

2024-05-29
10:56

As “banalidades”, a “falta de substância” e as “falácias” do acordo entre Portugal e a Ucrânia

Portugal e a Ucrânia celebraram esta terça-feira um acordo bilateral em que Portugal se compromete a dar apoio financeiro, militar e humanitário à Ucrânia, num horizonte de dez anos. O comentador da CNN Portugal coronel Mendes Dias analisa este documento

2024-05-29
10:36

Rússia diz que destruiu dois drones navais ucranianos com destino à Crimeia

A Rússia diz que destruiu dois drones navais ucranianos com destino à Crimeia no Mar Negro. A informação, escreve a Reuters, foi avançada pelo ministério da Defesa. A destruição dos drones terá sido levada a cabo pela frota de aviões russos do Mar Negro.