Em atualização

GUERRA AO MINUTO | Kremlin coloca ex-primeiro-ministro russo na lista de "extremistas e terroristas"

Todas as informações mais recentes sobre o conflito na Ucrânia, que começou a 24 de fevereiro de 2022
2025-11-17
2023-06-26
15:54

Prigozhin: "Ninguém do Grupo Wagner aceitou assinar qualquer contrato"

O líder do Grupo Wagner,  Yevgeny Prigozhin, voltou a falar, depois do motim que liderou no último sábado e de estar quase dois dias sem dar sinais de vida. 

 Num áudio publicado no Telegram, Prigozhin garante que "ninguém do Grupo Wagner aceitou assinar qualquer contrato" e que só recuaram para "evitam um banho de sangue dos soldados russos".

O líder do Grupo Wagner diz ainda que a rebelião do fim de semana "pôs a nu sérios problemas de segurança do país". 

“Não marchámos para depor a liderança russa. (…) Não demonstrámos hostilidade, mas fomos atingidos por mísseis e helicópteros. Foi este o gatilho. (…) O objetivo da marcha era evitar a destruição do grupo Wagner. Estava condenado a desaparecer a 1 de julho”, disse. 

 

 

Siga ao minuto:

2025-11-17
20:53

"Bastante bons, mas inferiores aos F-35": estes são os aviões Rafale, que serão entregues à Ucrânia

O major-general Jorge Saramago descreve os aviões Rafale, que deverão ser entregues à Ucrânia em breve. 

2025-11-17
20:53

Europa tem uma nova condição: "Apoios enviados à Ucrânia deixam de ser geridos pelos ucranianos e passam para as mãos de equipas europeias"

Tiago André Lopes, comentador da CNN Portugal, analisa a atual situação dos apoios fornecidos à Ucrânia que, nos últimos dias, têm conhecido novos contornos. 

2025-11-17
18:50

Dos "trituradores de carne" às motas: a Rússia repensou a sua forma de combater

Continuam os combates em Pokrovsk e agora há novidades na forma como a Rússia faz a sua guerra
Leia mais aqui
2025-11-17
17:44

FMI e Ucrânia iniciam negociações para novo programa de empréstimos

Uma equipa do Fundo Monetário Internacional (FMI) iniciou discussões com as autoridades ucranianas em Kiev, depois de o país ter solicitado assistência à organização em setembro de 2025 para ajudar a amortecer as suas finanças apertadas, segundo o The Kyiv Independent.

2025-11-17
16:37

Finlândia considera "vital" utilizar ativos russos congelados para reconstruir a Ucrânia

O presidente da Finlândia, Alexander Stubb, considera “vital” utilizar os ativos russos congelados para ajudar a financiar a reconstrução da Ucrânia.

Stubb fez estas declarações aos jornalistas há instantes, em Bruxelas.

2025-11-17
16:32

Aviões, mísseis antiáereos e drones: como um acordo com França pode tornar a Ucrânia "uma das maiores defesas aéreas do mundo"

O tenente-general Rafael Martins analisou o encontro entre Zelensky e Macron, que assinaram um acordo histórico para 100 aviões de combate de fabrico franceses - os Rafale

2025-11-17
16:30

Um submarino e um torpedo: NATO mostra o seu poder em imagens de treino

Imagens divulgadas este sábado mostram uma fragata da NATO a afundar depois de um disparo de um submarino da NATO com um torpedo durante um exercício militar.

De acordo com um comunicado publicado nas redes sociais da NATO, o vídeo faz parte do exercício conhecido como Aegir 25, num ataque realizado para “verificar e demonstrar o poder de ataque que a arma e o submarino representam”.

2025-11-17
14:50

Roménia obrigada a evacuar aldeia após ataque russo em Odessa

Um navio que transportava gás natural liquefeito foi danificado durante um ataque russo na região de Odessa, no sul da Ucrânia, afirmou o ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano, Andrii Sybiha.

Numa publicação no X, o governante adiantou que que o ataque obrigou a Roménia a evacuar uma aldeia fronteiriça, mas não forneceu mais detalhes.

2025-11-17
14:34

Comissão Europeia quer facilitar movimentações de tropas e equipamento entre países

A Comissão Europeia tenciona propor um sistema de emergência para o transporte militar transfronteiriço e uma iniciativa para harmonizar os meios de transporte dos Estados-membros, a fim de facilitar a movimentação de tropas e equipamento em todo o continente, de acordo com um documento preliminar consultado pela Reuters.

2025-11-17
13:38

Polónia reabriu passagens fronteiriças com a Bielorrússia a pessoas e bens

A Polónia reabriu duas passagens fronteiriças com a Bielorrússia, que estavam encerradas devido ao elevado fluxo de migrantes e às tensões políticas com o regime bielorrusso.

O porta-voz da polícia fronteiriça da Polónia, Andrzej Juzwiak, confirmou à Agência France Presse (AFP) que foram reabertas as fronteiras de Kuznica Bialostocka e Bobrowniki tendo Varsóvia mobilizado unidades militares para a zona.

O Ministério do Interior (correspondente ao Ministério da Administração Interna) polaco disse que o Executivo de Varsóvia "está a corresponder" às expectativas dos residentes e das empresas da região, incluindo as companhias de transportes, que sofreram as consequências económicas do encerramento das fronteiras.

2025-11-17
13:35

Ucrânia precisa de mais 70 mil milhões para financiar esforço de guerra

A Ucrânia precisará, no próximo ano, de mais de 70 mil milhões de euros para financiar o seu esforço de guerra contra Moscovo — um montante que caberá sobretudo aos 27 Estados-membros suportar, segundo um documento da Comissão Europeia que apresenta três possíveis opções de financiamento. “A dimensão do défice de financiamento da Ucrânia é significativa”, alerta a presidente da Comissão, Ursula von der Leyen, numa carta que acompanha o documento, consultado esta segunda-feira pela Agência France-Presse.

A União Europeia comprometeu-se, numa cimeira de líderes realizada em outubro, a financiar o esforço de guerra ucraniano no período 2026-2027. De acordo com estimativas do Fundo Monetário Internacional, citadas no documento, as necessidades de financiamento da Ucrânia nesse período ascenderão a cerca de 135,7 mil milhões de euros, dos quais 51,6 mil milhões dizem respeito apenas ao apoio militar previsto para 2026.

Sem apoio europeu, a Ucrânia ficará sem liquidez já no final do primeiro trimestre do próximo ano, advertiu a Comissão Europeia. O documento que detalha as três opções de financiamento será discutido pelos 27 líderes da UE numa cimeira crucial marcada para 18 e 19 de dezembro, em Bruxelas.

2025-11-17
13:26

Governo polaco vê como muito provável interferência externa na explosão nos caminhos de ferro

O ministro dos Serviços Especiais, Tomasz Siemoniak, disse que a probabilidade de os atos de sabotagem na Polónia terem sido conduzidos sob ordem de serviços secretos de um outro país é muito elevada.

Em causa, está um ato de sabotagem nos caminhos de ferro de Varsóvia-Lublim, onde ocorreu uma explosão que destruiu a via férrea.

2025-11-17
13:11

"Ato de sabotagem sem precedentes". Explosão atinge linha de comboio na Polónia que envia armamento para a Ucrânia

Primeiro-ministro polaco alega que o ataque faz parte de uma campanha de desestabilização mais alargada, que envolve incêndios e ciberataques
Leia mais aqui
2025-11-17
13:11

"Será uma das maiores defesas aéreas do mundo". Zelensky garante mais 100 caças Rafale para a Ucrânia

Acordo assinado com França é mais um esforço de longo prazo da Ucrânia para aumentar a sua frota de aviões de combate para 250, incluindo F-16 norte-americanos e Gripen suecos
Leia mais aqui
2025-11-17
13:05

Zelensky pede aos aliados mais pressão sobre a Rússia

Após assinar o acordo com Emmanuel Macron, Volodymyr Zelensky garantiu que a aquisição de 100 caças Rafale e oito sistemas de defesa anti-aérea SAMP/T vão reforçar intensamente a capacidade de defesa ucraniana. 

O presidente ucraniano terminou a sua intervenção inicial evocando a necessidade de exercer novas pressões sobre a Rússia para alcançar o fim da guerra, para além da ajuda prestada à Ucrânia.

2025-11-17
12:27

Kremlin coloca ex-primeiro-ministro russo na lista de "extremistas e terroristas"

Mikhail Kasyanov

O Kremlin decidiu colocar o antigo primeiro-ministro russo Mikhail Kasyanov na lista de "extremistas e terroristas", avança a agência TASS. 

Kasyanov foi primeiro-ministro durante os primeiros quatro anos do mandato do Presidente Vladimir Putin e foi demitido em fevereiro de 2004, semanas antes de Putin ser eleito para um segundo mandato.

Depois da sua demissão, passou para a oposição ao Kremlin. Em 2022, deixou o país e criticou a invasão russa da Ucrânia. Kasyanov já tinha sido classificado como “agente estrangeiro” pela Rússia em novembro de 2023.

Também o nome de Sergei Guriev, economista russo exilado, foi adicionado à mesma lista.

Guriev é antigo economista-chefe do Banco Europeu para a Reconstrução e o Desenvolvimento e é atualmente diretor da London Business School.

Depois de sair do Governo, tornou-se um dos maiores críticos internos de Putin e, em 2008, viu a sua candidatura à presidência ser impedida de avançar.

2025-11-17
12:11

Primeiro-ministro do Iraque quer ajudar a resolver perturbações na Lukoil

O primeiro-ministro iraquiano, Mohammed Shia al-Sudani reuniu-se com o antigo CEO da Lukoil, Vagit Alekperov, para discutir formas de resolver as perturbações nas operações da petrolífera russa na sequência das sanções dos Estados Unidos.

Segundo o comunicado, al-Sudani disse a Alekperov que o Iraque continuava empenhado na estabilidade dos mercados petrolíferos globais, numa altura em que as operações da Lukoil em West Qurna continuam a produzir cerca de 480.000 barris por dia.

2025-11-17
11:35

Mike Pompeo, antigo secretário de Estado dos EUA, vai trabalhar para uma das principais empresas de drones da Ucrânia

Mike Pompeo em Angola

Um dos principais fabricantes ucranianos de drones e mísseis anunciou esta segunda-feira que nomeou o antigo secretário de Estado norte-americano Mike Pompeo para o seu recém-criado conselho consultivo, numa medida destinada a reforçar a supervisão ao mesmo tempo que a empresa está a ser alvo de uma investigação pelas autoridades anticorrupção.

A Fire Point, cujo drone FP-1 tem sido crucial nos ataques de longo alcance da Ucrânia contra a Rússia, afirmou estar a “alinhar o nosso quadro de governação com os principais padrões internacionais” ao nomear Pompeo, que exerceu funções entre 2018 e 2021 na primeira administração do Presidente norte-americano Donald Trump.

A empresa, que também desenvolveu o míssil de cruzeiro Flamingo — que a Ucrânia espera ampliar à medida que desenvolve a sua indústria de armamento — está a ser alvo de uma investigação por parte de organismos anticorrupção ucranianos por alegada inflação de preços, segundo o jornal local The Kyiv Independent.

“Os conhecimentos estratégicos do secretário Pompeo e a sua profunda compreensão dos assuntos globais serão inestimáveis enquanto continuamos a desenvolver e a reforçar as nossas práticas de governação”, afirmou a empresa em comunicado, sem mencionar a investigação.

A Fire Point planeia construir uma fábrica de combustível para foguetes na Dinamarca nos próximos meses, de acordo com o ministro da Defesa dinamarquês.

Combater a corrupção e melhorar a governação são fatores cruciais para Kiev, numa altura em que procura garantir mais apoio financeiro e militar do Ocidente para enfrentar as forças russas, agora no quarto ano de guerra, e para a candidatura da Ucrânia à adesão à União Europeia.

2025-11-17
10:57

Kremlin espera nova cimeira entre Trump e Putin

O Kremlin afirmou esta segunda-feira que esperava que outra cimeira entre Vladimir Putin, e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pudesse realizar-se assim que estivessem concluídos os preparativos necessários.

Putin e Trump encontraram-se pela última vez em agosto, numa cimeira no Alasca, onde não conseguiram chegar a uma resolução sobre a guerra na Ucrânia.
No mês passado, anunciaram planos para uma cimeira em Budapeste, mas Trump cancelou-a pouco depois.

Numa conferência de imprensa com jornalistas, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou também esta segunda-feira que Moscovo via de forma muito negativa um projeto de lei que, segundo Trump, os republicanos norte-americanos estavam a preparar e que imporia sanções a qualquer país que fizesse negócios com a Rússia.

2025-11-17
10:50

Kremlin diz que há negociações com a Ucrânia para troca de prisioneiros de guerra

O Kremlin adiantou que decorrem negociações sobre uma possível troca de prisioneiros de guerra com a Ucrânia, mas recusou fornecer mais detalhes.Os dois lados já realizaram várias trocas de prisioneiros desde que a Rússia invadiu a Ucrânia, em fevereiro de 2022.