Em atualização

GUERRA AO MINUTO | Reino Unido anuncia o maior pacote de apoio à Ucrânia de sempre

Todas as informações mais recentes sobre o conflito na Ucrânia, que começou a 24 de fevereiro de 2022
2024-04-23

O que está a acontecer

  • Ucrânia suspende serviços consulares para homens em idade militar a viver no estrangeiro

  • Rishi Sunak anuncia o maior pacote de apoio à Ucrânia desde o início do conflito

  • Ataque de drones russos fere nove pessoas em Odesa

  • Ucrânia quer mais quatro sistemas Patriot dos aliados

  • Estados Unidos vão fornecer apoio "significativo" à Ucrânia, afirma a Casa Branca

  • Borrell avisa que a Ucrânia precisa de "mais munições e mais mísseis"

2023-03-06
21:01

Zelensky perguntou ao exército o que fazer em Bakhmut. Militares pedem resistência

O presidente da Ucrânia questionou os comandantes do exército sobre a atual situação em Bakhmut, com o objetivo de saber como proceder a partir de agora, numa cidade que está há várias semanas cercadas pelas forças russas.

Segundo Volodymyr Zelensky, os comandantes aconselharam-no a manter a resistência na linha da frente daquela localidade da região de Donetsk.

“Ambos os generais responderam pela não retirada, e antes pelo fortalecimento [da defesa], acrescentou no discurso noturno, garantindo que a decisão teve apoio unânime.

Siga ao minuto:

2024-04-23
14:35

Nicarágua e Rússia assinam acordo para enfrentar sanções que consideram ilegais

Os Governos da Nicarágua e da Rússia assinaram esta terça-feira um acordo para enfrentar as sanções impostas aos dois países pela comunidade internacional, no contexto de uma aproximação crescente das duas nações nos últimos meses.

A vice-presidente da Nicarágua, Rosario Murillo, confirmou a assinatura do acordo e classificou as sanções da comunidade internacional aos dois países como “agressões”.

Murillo, mulher do Presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, explicou que o documento assinado contém a fórmula para combater estas sanções e as suas “consequências negativas” para Moscovo e Manágua.

O ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Serguei Lavrov, e o conselheiro e representante do Presidente da Nicarágua para os assuntos com a Rússia, Laureano Ortega (filho de Rosario Murillo e Daniel Ortega), estiveram reunidos em Moscovo e aprovaram uma declaração conjunta sobre os "meios e modalidades para combater, mitigar e compensar a consequências negativas destas medidas coercivas e unilaterais", segundo as autoridades nicaraguenses.

O texto assinado sublinha que a aplicação, por qualquer Estado, de “medidas coercivas é ilícito, contrário à Carta das Nações Unidas e ao Direito Internacional” e implica “responsabilização a nível internacional”.

Assim, as autoridades dos dois países sublinharam que “não se deve reconhecer ou aplicar este tipo de medidas, incluindo as de caráter extraterritorial (…)”, segundo o portal de notícias nicaraguense 19 Digital.

2024-04-23
14:31

Rússia limita celebrações da vitória sobre nazis por razões de segurança

A Rússia vai limitar, pelo segundo ano consecutivo, as celebrações da vitória soviética sobre a Alemanha nazi, um elemento central da narrativa patriótica do Kremlin, por razões de segurança.

Em particular, foram canceladas as procissões do "Regimento Imortal", durante as quais milhares de russos marcham por todo o país segurando retratos dos seus familiares que participaram na Segunda Guerra Mundial, disse hoje uma responsável.

Devido às ameaças existentes para a segurança pública, relacionadas com o conflito na Ucrânia e o recente ataque perto de Moscovo, “a organização do ‘Regimento Imortal da Rússia’ decidiu não realizar a procissão (...) pessoalmente", disse a codiretora da entidade, Elena Tsounaeva, citada pela agência Interfax.

Em contrapartida, propõe a afixação de retratos de veteranos nos transportes públicos, aviões e navios, ou a criação de "Galerias da Memória" em espaços públicos com retratos deste género.

Em maio de 2023, foram também cancelados os desfiles do "Regimento Imortal".

O ministro da Educação, Sergei Kravtsov, citado pela Interfax, disse que estão, no entanto, previstas comemorações nas escolas, que são convidadas a acolher os veteranos da Segunda Guerra Mundial e os participantes no conflito na Ucrânia, apresentado por Moscovo como uma luta contra os neonazis.

2024-04-23
14:19

Cinco feridos em ataque russo na região de Donetsk

As tropas russas atacaram Kostiantynivka, na região de Donetsk. Cinco pessoas ficaram feridas, avança o governador Vadym Filashkin.

2024-04-23
13:08

Ucrânia acredita que Rússia vai avançar sobre Kharkiv e Sumy no verão

O comandante da Guarda Nacional ucraniana garante que a Rússia está a preparar “surpresas desagradáveis” e a tentar atacar locais inesperados. O representante não exclui tentativas russas de avançar sobre Kharkiv e Sumy no verão.

As tropas russas poderão até ter êxito na ofensiva, como admite, mas não vão conseguir vitórias estratégicas.

2024-04-23
12:17

Registadas explosões em Dnipro

Foram ouvidas várias explosões em Dnipro esta terça-feira. A informação é avançada pelo canal de notícias Suspilne Dnipro.

A Força Aérea ucraniana já tinha alertado para a ameaça de a Rússia utilizar mísseis balísticos contra as regiões onde o alerta de ataque aéreo foi ativado, incluindo o Oblast de Dnipro.

2024-04-23
12:00

Ajuda americana vai ser "um game changer" na guerra mas vai "provocar mais mortes"

O Senado norte-americano deve aprovar esta terça-feira o pacote de ajuda à Ucrânia. Para o major-general Agostinho Costa, o apoio vai "prolongar e aumentar a intensidade do conflito", provocando "mais mortes na parte ucraniana".

2024-04-23
11:54

Serviços secretos britânicos reconhecem progressos militares lentos mas crescentes da Rússia

Os serviços secretos britânicos reconhecem "progressos lentos mas crescentes" das forças russas na invasão da Ucrânia, mas desvalorizam a tomada da cidade de Novomikhailovka, na província de Donetsk (leste).

Apesar de referirem a pouca "importância estratégica" de Novomikhailovka, os serviços britânicos reconhecem "progressos lentos mas crescentes" das tropas russas na invasão, desencadeada em fevereiro de 2022.

A cidade de Novomikhailovka, a sul de Marinka, encontra-se numa conexão rodoviária que liga outras cidades da região. 

As tropas de Moscovo entraram na cidade no passado dia 9 de fevereiro e conquistaram o centro urbano a 24 de março, tendo sido destacados 30 mil militares russos.

"Foram precisos 73 dias desde a entrada na cidade até à evacuação, uma distância de menos de cinco quilómetros", disse o Ministério da Defesa britânico através das redes sociais.

2024-04-23
11:19

Rússia vai intensificar ataques a armazéns de armas ocidentais

A Rússia vai intensificar os ataques contra centros logísticos e armazéns de armas ocidentais. O aviso é deixado pelo ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, esta terça-feira.

2024-04-23
11:03

Ministro da Agricultura ucraniano acusado de apropriação de terras

O ministro ucraniano da Agricultura, Mykola Solsky, foi acusado de se apropriar de terrenos do Estado entre 2017 e 2021, no valor de quase 6,9 milhões de euros, anunciou a Agência Nacional Anticorrupção da Ucrânia em comunicado.

Desde o início da invasão russa, em fevereiro de 2022, surgiram vários casos de corrupção na Ucrânia, nomeadamente nos meios militares. 

Mykola Solsky trabalhou num escritório de advogados até 2019, de acordo com a biografia oficial do político, tendo sido eleito para o Parlamento nesse ano e nomeado ministro em março de 2022.

"O atual ministro da Agricultura é acusado de se apoderar de terras públicas" no valor de quase 6,9 milhões de euros e "tentar apropriar-se de outras terras" no valor de quase 4,5 milhões de euros, disse a Agência Nacional Anticorrupção no mesmo documento.

De acordo com as autoridades, Solsky cooperou com funcionários do departamento estatal de Registo e Mapeamento de Terras.

2024-04-23
11:01

Zelensky agradeceu ao Reino Unido a "tão forte demonstração de apoio"

O presidente ucraniano agradeceu ao primeiro-ministro britânico o maior pacote de apoio à Ucrânia até à data, no valor de 500 milhões de libras (580 milhões de euros).

“Estou grato ao Reino Unido e pessoalmente ao primeiro-ministro Sunak por uma tão forte demonstração de apoio e pela vontade de continuar a desenvolver a nossa cooperação em matéria de defesa, especialmente com ênfase nas capacidades marítimas e de longo alcance”, escreveu Zelensky no X (antigo Twitter).

Sunak e Zelensky, que falaram por telefone esta terça-feira, debateram também “a necessidade de um modelo eficaz para confiscar os bens russos congelados”.

2024-04-23
10:52

Grécia vai enviar pelo menos um sistema Patriot à Ucrânia

A Grécia vai dar pelo menos um sistema de defesa aérea Patriot à Ucrânia. A informação é avançada pelo Pronews, meio de comunicação grego, que cita fontes governamentais.

A fonte admitiu ainda que o número pode subir para dois.

2024-04-23
10:49

Suécia poderia enviar sistemas Patriot adicionais à Ucrânia. Alemanha vai mesmo fazê-lo

A Suécia pode vir a fornecer sistema de defesa aérea Patriot adicionais à Ucrânia. 

"Não excluo essa possibilidade”, garantiu o ministro da Defesa sueco, questionado sobre a possibilidade de o país contribuir para a defesa ucraniana, avança a Associated Press.

“Mas neste momento estamos concentrados nas contribuições financeiras", acrescenta, admitindo que enviaria outros sistemas que poderiam “aliviar um pouco a pressão” sobre a necessidade dos Patriots.

Já a Alemanha vai enviar uma bateria de mísseis Patriot à Ucrânia. O envio é uma resposta ao mais recente pedido ucraniano.

2024-04-23
10:31

Ucrânia suspende serviços consulares para homens em idade militar a viver no estrangeiro

A Ucrânia suspendeu os serviços consulares para os cidadãos do sexo masculino e em idade militar a viver no estrangeiro, exceto para os que precisam de regressar ao país. A informação é avançada pela linha de apoio do ministério dos Negócios Estrangeiros à Reuters esta terça-feira.

O ministro garantiu que a Ucrânia vai dar explicações em breve. "A permanência no estrangeiro não isenta o cidadão dos seus deveres para com a pátria. Foi por isso que dei instruções no sentido de serem tomadas medidas para restabelecer uma atitude justa em relação aos homens em idade de mobilização na Ucrânia e no estrangeiro. Isto será justo", explicou Kuleba no X (antigo Twitter).

2024-04-23
10:23

Dois mortos e um ferido após ataque russo a Donetsk

As tropas russas atacaram a região de Donetsk durante a noite. Segundo o chefe da administração militar da região, o ataque matou dois residentes e feriu um outro.

"Em 22 de abril, os russos mataram dois residentes da região de Donetsk: em Novooleksandrivka e Krasnohorivka. Mais uma pessoa ficou ferida na região durante o dia", disse Vadym Filashkin.

2024-04-23
10:18

"O pacote de ajuda americano é decisivo para a Ucrânia, sobretudo para o moral das tropas"

O Senado americano irá aprovar este segunda-feira um novo pacote de ajuda à Ucrânia. Segundo Helena Ferro Gouveia, este atraso no apoio de armamento prejudicou a Ucrânia, que viu-se obrigada a poupar munições. Com a Rússia a avançar no terreno, o pacote de ajuda americano é decisivo para a Ucrânia, enfatiza a comentadora da CNN Portugal. 

2024-04-23
09:21

Queda de drone abatido fere homem na região de Mykolaiv

Um homem ficou ferido devido à queda de um drone Shahed abatido em Ochakiv, na região de Mykolaiv, na madrugada desta terça-feira.

"Soube-se agora de um homem ferido em resultado do drone Shahed abatido em Ochakiv. Está a receber todos os cuidados médicos necessários", informou o chefe da administração militar da região, Vitalli Kim.

Os sistemas de defesa aérea destruíram 15 dos drones que sobrevoavam as regiões de Odesa e Mykolaiv, no sul da Ucrânia, a região central de Cherkasy e a região da capital.

2024-04-23
09:10

"Defender a Ucrânia é vital para a nossa segurança e para toda a Europa": Sunak reforça apoio militar enquanto visita Polónia e Alemanha

O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, inicia esta terça-feira uma visita à Polónia e à Alemanha, durante a qual deverá anunciar um pacote adicional de apoio militar à Ucrânia no valor de 500 milhões de libras (580 milhões de euros).

O financiamento será utilizado para fornecer "rapidamente" munições, defesa antiaérea, ‘drones’ e apoio de engenharia, adiantou o Governo em comunicado. 

Em paralelo, o Ministério da Defesa britânico vai enviar equipamento "para ajudar a fazer recuar a invasão russa em terra, no mar e no ar", incluindo 60 barcos de ataque e de mergulho e armas navais, mais de 1.600 mísseis de ataque e de defesa aérea, além de mísseis Storm Shadow de longo alcance adicionais.

Vão ser ainda enviados mais de 400 equipamentos, entre os quais 160 veículos protegidos Husky, 162 veículos blindados e 78 veículos todo-o-terreno e também cerca de quatro milhões de cartuchos de munições para armas ligeiras.

"Defender a Ucrânia contra as ambições brutais da Rússia é vital para a nossa segurança e para toda a Europa. Se [o Presidente, Vladimir] Putin for autorizado a ter êxito nesta guerra de agressão, não se vai ficar pela fronteira polaca", avisou Sunak.

O financiamento adicional de 500 milhões de libras anunciado esta terça-feira eleva para três mil milhões de libras (3.500 milhões de euros) a ajuda militar do Reino Unido à Ucrânia este ano. 

Com Lusa

2024-04-23
08:46

Já morreram 120 civis em Belgorod desde o início do conflito

Morreram 120 civis na sequência de ataques ucranianos desde o início do conflito. Outras 651 pessoas ficaram feridas.

O balanço é feito pelo governador Vyacheslav Gladkov, que afirma entre os mortos se encontram 11 crianças e 51 entre os feridos - algumas delas com amputações.

2024-04-23
08:37

Duas pessoas morreram após bombardeamentos russos em Kherson

As tropas russas atacaram 17 localidades da região de Kherson durante a madrugada desta terça-feira. De acordo com o chefe da administração regional, duas pessoas morreram na sequência dos bombardeamentos.

“Os militares russos bombardearam as zonas residenciais das povoações da região, danificando oito edifícios de vários andares e 26 casas particulares. Foram atingidos uma escola, um jardim de infância, uma instituição cultural, uma infraestrutura crítica e uma conduta de gás. Em resultado da agressão russa, duas pessoas morreram e seis ficaram feridas”, escreveu Oleksandr Prokudin, no Facebook.

2024-04-23
08:11

Senado discute esta terça-feira a aprovação de novos apoios à Ucrânia

O Senado norte-americano deverá aprovar esta terça-feira o pacote de ajuda à Ucrânia. A votação ocorre após uma primeira aprovação do pacote na Câmara dos Representantes, que aconteceu no sábado.

Em causa estão apoios no valor de 57 mil milhões de euros que incluem sobretudo apoio militar a Kiev.