Em atualização

A GUERRA AO MINUTO União Europeia pede à Bielorrússia que recuse receber armas nucleares russas e ameaça com mais sanções

Todas as informações mais recentes sobre o conflito na Ucrânia, que começou a 24 de fevereiro de 2022
2023-03-26

O que está a acontecer

  • Kiev pede reunião urgente da ONU para travar "chantagem nuclear" russa

  • NATO critica a retórica nuclear "perigosa e irresponsável" da Rússia

  • Rússia e China não vão fazer uma aliança militar, garante Putin

  • EUA reagem com cautela ao acordo da Rússia com a Bielorrússia

  • Putin anuncia que Moscovo vai posicionar armas nucleares táticas na Bielorrússia

2023-01-02
13:48

Ministério de Defesa da Rússia diz que morreram 63 militares no ataque a Makiivka

O Ministério de Defesa da Rússia disse, esta segunda-feira, que morreram 63 militares no ataque à cidade ocupada de Makiivka, situada no Oblast de Donetsk, na Ucrânia. A informação está a ser avançada pela agência estatal russa TASS.

Recorde-se que as tropas ucranianas falavam num ataque maciço que tinha morto cerca de 400 militares e ferido outros 300. 

O ministério russo disse ainda que o ataque ocorreu num "alojamento temporário", quando informações anteriores apontavam para uma escola que estaria a servir de base militar para as tropas de Moscovo. 

Siga ao minuto:

2023-03-26
21:49

Depois das suspeitas, o anúncio: Rússia vai colocar armas na Bielorrússia e a operação começa em julho

A NATO acusa a Rússia de estar a ter uma “retórica perigosa e irresponsável”. Esta foi a resposta ao anúncio feito, este sábado, pelo Kremlin de que Moscovo vai posicionar mísseis nucleares táticos, na Bielorrússia.

2023-03-26
21:48

“O jogo de Putin”, as armas nucleares na fronteira da NATO e a relação Rússia/China: vai este fim de semana mudar o curso da guerra?

O coronel Mendes Dias e o embaixador Seixas da Costa estiveram, este domingo, em direto na CNN Portugal. Em análise, esteve o anúncio de Vladimir Putin que disse que a Rússia vai posicionar armas nucleares táticas na Bielorrússia.

2023-03-26
18:54

Putin e as armas nucleares: “Uma mensagem para consumo interno, precisa de mostrar que não está no bolso de Xi Jiping”

Vítor Ângelo, antigo vice-secretário-geral da ONU, esteve, este domingo, em direto na CNN Portugal. O especialista em Relações Internacionais considera que o anúncio de Putin tem como principal propósito mostrar que a Rússia é “a maior potência nuclear” e que “se a Rússia se sentir ameaçada pode usar armas nucleares táticas”, sendo que os principais destinatários da mensagem são os próprios cidadãos russos.

2023-03-26
18:07

Casa Branca diz que ainda não há qualquer indicação de que a Rússia tenha movimentado armas nucleares para a Bielorrússia

Questionado sobre o recente anúncio de Vladimir Putin, o Conselho de Segurança dos Estados Unidos manteve uma posição cautelosa: “Vamos apenas observar e ver até onde isto vai”, disse o porta-voz John Kirby, em entrevista ao canal norte-americano CBS.

“Ainda não vimos qualquer indicação que já tenha cumprindo a promessa ou movimentado quaisquer armas nucleares”, referiu John Kirby.

2023-03-26
17:59

Armas nucleares: o anúncio de Putin, a “desnecessária” reação da NATO e os "alarmismos excessivos" de Washington

Tiago André Lopes, especialista em Relações Internacionais, esteve, este domingo, em direto na CNN Portugal. O comentador considera que a decisão de Putin de posicionar armas nucleares na Bielorrússia tem como propósito central passar uma mensagem clara à NATO.

2023-03-26
17:53

NATO reage à retórica nuclear de Putin: “É perigosa e irresponsável”

No sábado, Vladimir Putin anunciou que a Rússia vai posicionar armas nucleares téticas na Bielorrússia. Já este domingo, o porta-voz da NATO, Oana Lungescu, classificou esta decisão como “perigosa e irresponsável”, em declarações à CNN Internacional.

“A NATO está atenta e a monitorizar de perto a situação. Não temos visto alterações significativas na postura nuclear da Rússia e isso leva-nos a ajustar a nossa”, disse  Lungescu.

Para o porta-voz, “a referência russa à partilha nuclear na NATO é completamente enganadora”, lembrando que Putin disse que apenas estaria a fazer o mesmo que os Estados Unidos fazem em vários países aliados na Europa.

2023-03-26
16:56

União Europeia pede à Bielorrússia que recuse receber armas nucleares russas e ameaça com mais sanções

Josep Borrell pediu, este domingo, à Bielorrússia que recusasse posicionar armas nucleares russas no seu território, acrescentando que o país poderá enfrentar novas sanções com essa operação.

"A Bielorrússia receber armas nucleares russas seria uma irresponsável escalada e uma ameaça à segurança europeia. A Bielorrússia ainda o pode impedir, é uma escolha deles. A União Europeia continua preparada para responder com futuras sanções", disse Borrell no Twitter.

2023-03-26
16:34

Rússia diz que drone que explodiu no centro de Kireyevsk era ucraniano

Um drone atingiu o centro da cidade russa de Kireyevsk, este domingo. A agência de notícias TASS, citada pela Reuters, está a avançar que se tratava de um Tupolev Tu-141 ucraniano.

A aeronave não tripulada estaria carregada com vários explosivos de acordo com as autoridades locais, referidas pela TASS. O ataque fez dois feridos.

Nos últimos meses, a Rússia tem acusado a Ucrânia de enviar danos para o território controlado pelo Kremlin e provocado danos em pessoas e infraestruturas. Kiev nega todas as acusações.

2023-03-26
15:41

Duas pessoas feridas em explosão em Kireyevsk, na Rússia

A explosão que feriu duas pessoas e abriu uma cratera no centro da cidade de Kireyevsk, na região russa de Tula, foi causada por um drone, informa a agência de notícias Tass, citada pela Reuters. 
 
Três edifícios residenciais também foram danificados após a explosão em Kireyevsk, que fica a cerca de 220 km (140 milhas) ao sul de Moscovo, disse uma agência de segurança regional.

2023-03-26
15:12

Bombardeamentos em Sumy, o acordo nuclear assinado pela Rússia e a visita da ONU a Zaporizhzhia. Eis as últimas notícias sobre a guerra

Da Ucrânia, chegam notícias da morte de vários civis em bombardeamentos russos, num fim de semana marcado pelo anúncio de Vladimir Putin, sobre a instalação de armas nucleares na Bielorrússia.  

2023-03-26
14:54

Kiev pede reunião urgente da ONU para travar "chantagem nuclear" russa

A Ucrânia pediu hoje uma reunião urgente do Conselho de Segurança das Nações Unidas e pediu o fim da "chantagem nuclear" da Rússia, depois de o Kremlin ter anunciado a colocação de armas nucleares na Bielorrússia.

"A Ucrânia espera ações efetivas para combater a chantagem nuclear do Kremlin por parte do Reino Unido, China, Estados Unidos e França", disse o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, num comunicado.

"Exigimos que uma reunião extraordinária do Conselho de Segurança das Nações Unidas seja imediatamente convocada para esse fim", acrescentou a diplomacia ucraniana no comunicado, pedindo ao G7 (o grupo das sete economias mais desenvolvidas) e à União Europeia para pressionarem a Bielorrússia, ameaçando-a com “sérias consequências” se aceitar a imposição russa.

2023-03-26
13:52

NATO critica a retórica nuclear "perigosa e irresponsável" da Rússia

Um dia depois de o presidente russo, Vladimir Putin, ter dito que a Rússia iria colocar  armas nucleares táticas na Bielorrússia, a NATO criticou A Rússia pela sua retórica nuclerar "perigosa e irresponsável".
 
"A NATO está vigilante e estamos a acompanhar de perto a situação. Não vemos nenhuma mudança no sistema nuclear da Rússia, postura que nos levaria a ajustar a nossa", disse o porta-voz da NATO, citado pela Reuters. "A referência da Rússia à partilha nuclear da NATO é totalmente errada. Os aliados da NATO agem com total respeito para com os seus compromissos internacionais. A Rússia quebrou sistematicamente os seus compromissos de controlo de armas, recentemente, ao suspender a panato rticipação no Novo Tratado START."

2023-03-26
11:52

Putin nega violação do Tratado de Não Proliferação Nuclear. "Também disse que não ia invadir a Ucrânia. Certo é que invadiu", diz José Palmeira

O especialista em relações internacionais, José Palmeira, observa que a escalada da guerra continua a aumentar, face à assinatura do acordo entre a Rússia e a Bielorrússia. Vladimir Putin nega que o armazenamento de armas nucleares no país amigo viole o Tratado de Não Proliferação Nuclear.

O comentador da CNN Portugal lembra que, antes de 24 de fevereiro - dia em que se deu a invasão - houve exercícios militares russos junto à fronteira da Bielorrússia com a Ucrânia. "Na altura, a resposta de Vladimir Putin foi que não ia invadir. O que é certo é que invadiu", diz. 

2023-03-26
11:47

Podolyak critica Putin: "Tudo o que pode fazer é assustar"

O assessor presidenial ucraniano Mykhaylo Podolyak acusou Vladimir Putin de "violar o tratado de não proliferação nuclear" e de recorrer ao medo como tática.

No sábado, Putin anunciou que a Rússia posicionaria armas nucleares táticas na vizinha e aliada Bielorrússia “sem violar nossos acordos internacionais de não proliferação nuclear”. Mas Podolyak disse no Twitter: "Ao fazer uma declaração sobre armas nucleares táticas na Bielorrússia, ele admite que tem medo de perder e tudo o que pode fazer é assustar com táticas". 

 

2023-03-26
09:34

Rússia e China não vão fazer uma aliança militar, garante Putin

Rússia e China não vão fazer uma aliança militar, assegurou o presidente russo Vladimir Putin numa entrevista transmitida pela televisão no domingo, afirmando que a cooperação militar dos dois países tem sido transparente.

"Sim, temos uma cooperação na esfera da interação técnico-militar. Não escondemos isso. Tudo é transparente, não há nada secreto", disse Putin.

De acordo com a Reuters, Putin também disse que as potências ocidentais estão a construir um novo "eixo", tendo alguma semelhança com a aliança entre Alemanha e Japão na Segunda Guerra Mundial.

2023-03-26
09:34

"É mesmo a tempestade perfeita". Agostinho Costa diz que acordo nuclear entre Putin e Lukashenko "é a Rússia a plasmar aquilo que os EUA já fazem"

O major-general Agostinho Costa considera que a entrevista de Vladimir Putin, na qual anuncia o acordo assinado com a Bielorrússia para a colocação de armas nucleares nesse país, "é resposta à indicação, por parte do Reino Unido, da cedência de munições de urânio empobrecido à Ucrânia". 

"O que temos aqui é a Rússia a plasmar aquilo que os EUA já fazem", observa o comentador da CNN Portugal. "Os norte-americanos têm na Europa 150 armas nucleares, que estão atribuídas a cinco países - Bélgica, Holanda, Itália, Alemanha e Turquia".

2023-03-26
08:55

EUA reagem com cautela ao acordo da Rússia com a Bielorrússia

Os EUA reagiram com cautela ao acordo da Rússia para instalar armas nucleares táticas na Bielo-Rússia. Um alto funcionário do governo dos EUA disse que não há sinais de que Moscovo planeia usar suas armas nucleares.

“Vimos relatos do anúncio da Rússia e continuaremos a acompanhar esta situação”, disse a assessoria de imprensa do departamento de defesa dos EUA em comunicado. “Não vemos nenhuma razão para ajustar a nossa posição nuclear estratégica, nem quaisquer indícios de que a Rússia esteja a preparar-se para usar uma arma nuclear. Continuamos comprometidos com a defesa coletiva da aliança da Nato.”

2023-03-26
08:49

"O Kremlin tomou a Bielorússia como refém nuclear"

"O Kremlin tomou a Bielorússia como refém nuclear", disse Oleksiy Danilov, chefe do Conselho a Segurança Nacional e Defesa da Ucrânia, em reação à notícia de que a Rússia planeia instalar armas nucleares táticas na Bielorrússia.

Para Danilova, este é mais "um passo para a desestabilização interna" da Bielorrúsia e um movimento que "aumenta o nível de percepção negativa e rejeição pública da Rússia e de Putin na sociedade bielorrussa".

2023-03-26
08:49

"Enquanto Putin tiver armas nucleares, o Ocidente nunca pode respirar de alívio". As reações ao acordo entre a Rússia e a Bielorrússia

A Federação Russa assinou um acordo com a Bielorrússia, para possicionar armas nucleares no país amigo, que faz fronteira. 

Em Zaporizhzhia, a enviada especial, Carla Rodrigues, diz que reações oficiais a esta informação são muito poucas. Já nas redes sociais, "é vista com preocupação". 

Dá ainda conta das previsões de um analista militar escritas, este domingo, na imprensa internacional: "Enquanto Vladimir Putin tiver armas nucleares, o Ocidente nunca pode respirar de alívio". 

2023-03-25
23:09

"Quem perde com a guerra são sempre os mais pobres"

O Presidente da República discursou, este sábado, na Cimeira Ibero-Americana, que considerou ser uma edição “histórica”, porque acontece depois de uma pandemia e em plena guerra. 

Marcelo Rebelo de Sousa evidencia ainda que esta guerra “não é europeia, é global", frisando que “quem perde com a guerra são sempre os mais pobres”.