Em atualização

GUERRA AO MINUTO | Exército ucraniano destruiu bombardeiro estratégico russo Tu-22

Todas as informações mais recentes sobre o conflito na Ucrânia, que começou a 24 de fevereiro de 2022
2024-04-19

O que está a acontecer

2022-12-04
08:44

EUA: guerra vai continuar em "ritmo lento" nos próximos meses

A diretora dos serviços secretos dos EUA diz que, apesar dos ataques à rede elétrica da Ucrânia e outras infraestruturas críticas para o inverno, o conflito não parece ter um fim à vista. "Estamos a assistir a uma redução do ritmo do conflito... e esperamos que seja assim nos próximos meses", disse Avril Haines ao Fórum de Defesa Nacional Reagan anual na Califórnia.

Tanto os militares ucranianos quanto os russos tentarão reequipar-se e reabastecer para se preparar para uma contra-ofensiva após o inverno, disse, sublinhando no entanto que há muitas dúvidas "sobre se os russos estarão ou não preparados para fazer isso".

“Vemos escassez de munição, baixa moral, problemas de abastecimento e de logística, toda uma série de preocupações que eles estão a enrentar”, disse.

Questionada sobre os efeitos dos ataques russos à rede elétrica da Ucrânia e outras infraestruturas civis, Haines disse que o objetivo de Moscovo era em parte minar a vontade dos ucranianos de resistir e acrescentou: “Acho que não estamos a ver nenhuma evidência de que isso vá acontecer".

A invasão aconteceu há nove meses e a maior parte dos combates acontece atualmente em torno da região de Bakhmut e Donetsk, no leste da Ucrânia.

Siga ao minuto:

2024-04-19
07:44

Exército ucraniano destruiu bombardeiro estratégico russo Tu-22

O exército ucraniano afirmou ter destruído um caça-bombardeiro estratégico russo Tu-22, na sequência do ataque russo com mísseis e drones a cidades ucranianas na sexta-feira.
 
"Pela primeira vez, unidades de mísseis antiaéreos da Força Aérea, em cooperação com a Inteligência de Defesa da Ucrânia, destruíram um bombardeiro estratégico de longo alcance Tu-22M3, transportador de mísseis de cruzeiro Kh-22 usados por terroristas russos para atacar cidades ucranianas pacíficas", afirmou o comandante da Força Aérea, Mykola Oleshchuk, em comunicado através do Telegram.
 

2024-04-19
07:44

Pelo menos oito mortos em ataque russo com mísseis a Dnipropetrovsk

Pelo menos oito pessoas morreram ´´em Dnipropetrovsk, no sul da Ucrânia, quando a Rússia atacou a região com vários mísseis, anunciou fonte militar ucraniana.

"Oito pessoas foram mortas, incluindo duas crianças pequenas", escreveu o chefe da administração militar ucraniana na zona, Serguii Lisak, na plataforma de mensagens Telegram, calculando pelo menos 25 feridos.

Um balanço anterior das autoridades dava conta de pelo menos um morto e nove feridos.

Parte dos mísseis russos aterraram na capital regional de Dnipro, onde atingiram um edifício de cinco andares, provocando vítimas mortais.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, condenou o ataque e referiu danos na estação de comboios de Dnipro, cidade com cerca de um milhão de habitantes perto da linha da frente.

"Temos de derrotar o terror russo", escreveu Zelensky no Telegram, pedindo novamente aos aliados que enviem mais sistemas de defesa aérea para poderem abater "todos os mísseis e todos os [drones] Shahed" usados por Moscovo.

2024-04-19
07:00

Chasiv Yar, a nova "fortaleza da ucraniana" que vai ser o epicentro da guerra

Toda a frente de batalha na direção de Bakhmut depende desta pequena cidade. A sua queda pode transformar-se num prenuncio de tragédia para a Ucrânia. Para a Rússia, a incapacidade em conquistar esta pequena cidade pode, no entanto, obrigar Moscovo a desistir do Donbass
Leia mais aqui
2024-04-19
06:57

Zelensky pede defesas aéreas adicionais na sequência do ataque na região de Dnipropetrovsk

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky apelou ao reforço das defesas aéreas na sequência do ataque mortal da Rússia na região de Dnipropetrovsk, na sexta-feira.
 
"A Rússia tem de ser responsabilizada pelo seu terrorismo e todos os mísseis, todos os Shahed têm de ser abatidos. O mundo pode garantir isso e os nossos parceiros têm as capacidades necessárias", afirmou Zelensky. 

2024-04-19
06:28

Um morto e nove feridos em ataques da Rússia no sul ucraniano

Pelo menos uma pessoa morreu e nove ficaram feridas na sequência de ataques da Rússia, na noite de quinta-feira, na região de Dnipropetrovsk, no sul da Ucrânia, anunciaram as autoridades.

Uma mulher morreu em Sinelnykivskyi, sudeste da cidade de Dnipro, escreveu o governador regional Serguii Lysak na plataforma de mensagens Telegram, sem dar pormenores.

"Um edifício de cinco andares está em chamas em Dnipro. Está parcialmente destruído. Poderá haver pessoas sob os escombros", declarou Lysak, referindo ainda danos em Kryvyi Rig, sudoeste de Dnipro.

Nove pessoas ficaram feridas no ataque no centro da cidade, disse, por sua vez, o presidente da Câmara de Dnipro, Borys Filatov.

Na Rússia, o governador da região de Belgorod, Vyacheslav Gladkov, anunciou que foram abatidos 25 projéteis quando se dirigiam para a cidade próxima da fronteira ucraniana.

Não se registaram feridos, escreveu Gladkov no Telegram, referindo, porém, vários edifícios danificados.

2024-04-18
20:36

Agência de Energia Atómica informada de novo ataque à central nuclear de Zaporizhzhia

Central nuclear de Zaporizhzhia (Ministério da Defesa da Rússia/AP)

A Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) confirmou hoje ter sido informada de um novo ataque com ‘drones’ na central nuclear ucraniana de Zaporizhzhia, que, embora não tenha provocado danos, expôs mais uma vez o risco de um desastre.

Em comunicado, a AIEA adverte que, se a tentativa de ataque ao centro de formação da central nuclear se confirmar, seria um incidente “extremamente preocupante”.

Este terá sido o terceiro ataque contra o centro de formação relatado recentemente, depois de dois incidentes semelhantes ocorridos na semana passada, assinalou Rafael Grossi, diretor-geral da AIEA citado no comunicado.

Grossi afirma que a central nuclear “informou a equipa da AIEA destacada no local que o ‘drone’ tinha sido neutralizado, sem dar mais detalhes”, e que ao mesmo tempo, na manhã de hoje, os especialistas da agência ouviram uma explosão.

O acesso ao centro foi negado por alegadas razões de segurança aos técnicos da AIEA que queriam avaliar o incidente, embora esteja situado fora do perímetro da central nuclear, explicou Grossi.

“O incidente ocorre menos de duas semanas depois de uma série de ataques de ‘drones’ terem aumentado significativamente as preocupações sobre a já precária situação de segurança nuclear na maior central nuclear da Europa, localizada na linha da frente do conflito”, sublinha o responsável da AIEA.

2024-04-18
20:16

Primeiro-ministro ucraniano encontrou-se com o líder dos republicanos no Senado

De visita a Washington D.C., o primeiro-ministro ucraniano, Denys Shmyhal, reuniu-se com o líder dos republicanos no Senado, Mitch McConnell.

"O apoio bipartidário do Congresso é extremamente importante para a Ucrânia. Falámos sobre a necessidade de armas e de financiamento do nosso país. Esperamos que o projeto de lei sobre o pacote de ajuda à Ucrânia seja votado o mais rapidamente possível. Agradecemos ao Senado por apoiar consistentemente iniciativas para o nosso país", escreveu Shmyhal no X.

2024-04-18
19:43

Conselho Europeu quer mais tarifas nas importações de alguns produtos agrícolas russos e bielorrussos

Os líderes da União Europeia querem a imposição de tarifas adicionais sobre a importação de alguns produtos agrícolas russos e bielorrussos.

O pedido consta do comunicado emitido pelo Conselho Europeu no final da cimeira desta semana.

"O Conselho Europeu (...) incentiva o Conselho e a Comissão a prosseguirem os trabalhos, em especial sobre (...) a imposição de novas tarifas aduaneiros sobre certas importações para a União Europeia de produtos agrícolas russos e bielorrussos, tendo simultaneamente em conta o impacto no mercado único e assegurando que o trânsito dessas mercadorias para os países em desenvolvimento não seja afetado", pode ler-se na nota.

2024-04-18
19:19

Zelensky reuniu-se com o vice chanceler e ministro da Economia da Alemanha em Kiev

O presidente ucraniano reuniu-se esta quinta-feira com o vice chanceler e ministro da Economia da Alemanha, Robert Habeck, em Kiev.

"Falámos sobre a intensificação do terror russo com mísseis contra a Ucrânia. É importante continuar a reforçar a defesa aérea do nosso país com sistemas modernos de fabrico ocidental", escreveu Volodymyr Zelensky no Telegram sobre a reunião que ambos tiveram no palácio presidencial.

"Estou grato à Alemanha e a toda a sociedade alemã pela sua ajuda muito significativa à Ucrânia durante toda a guerra. É difícil sobrevalorizar a decisão da Alemanha de nos apoiar com o novo sistema Patriot. A defesa do céu é a nossa prioridade atual", completou o líder ucraniano.

2024-04-18
18:57

Rússia denuncia apreensão de casa de empresário russo pelas autoridades francesas

A Rússia condenou hoje a apreensão da casa de campo no sudoeste de França propriedade do empresário russo Artur Ocheretny, afirmando que a decisão ameaça os "fundamentos" do sistema jurídico francês.

"Qualquer violação da propriedade privada é, a priori, ilegal", declarou aos jornalistas o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, acrescentando que "desta forma, as autoridades francesas estão a minar os fundamentos do seu sistema jurídico".

A vivenda, localizada na cidade costeira de Anglet, foi apreendida em dezembro de 2023 no âmbito de uma investigação sobre suspeitas de branqueamento de capitais agravado, informou na quarta-feira o Ministério Público de Paris.

De acordo com a revista francesa Challenges, a casa de estilo Art Deco pertence ao empresário russo Artur Ocheretny, casado atualmente com Lyudmila Ocheretnaya, ex-mulher do Presidente russo, Vladimir Putin, com que foi casada entre 1983 e 2013, na altura com o nome de Lyudmila Putina.

A propriedade, conhecida como "Souzanna", foi comprada em dezembro de 2013 por 5,4 milhões de euros, segundo o Ministério.

2024-04-18
18:37

Governo suíço vai alocar mais de cinco mil milhões de euros para a reconstrução da Ucrânia nos próximos 12 anos

O governo suíço anunciou esta quinta-feira em comunicado que vai alocar, até 2036, cinco mil milhões de francos suíços, cerca de 5,15 mil milhões de euros, para a reconstrução da Ucrânia.

"Nos próximos doze anos, o Conselho Federal tenciona reforçar o seu apoio à reconstrução da Ucrânia e promover a cooperação com o setor privado. Para o efeito, prevê gastar 5 mil milhões de francos suíços até 2036", pode ler-se na nota.

De acordo com a mesma fonte, até 2028 serão gastos 1,5 mil milhões de euros, sendo os restantes 2,5 mil milhões gastos nos oito anos seguintes.

2024-04-18
18:11

Montenegro diz que Portugal não tem capacidade para enviar Patriot para a Ucrânia

O primeiro-ministro reconheceu hoje que Portugal não está entre os países que podem disponibilizar sistemas de defesa antiaérea à Ucrânia, mas considerou que o apelo de Zelensky “caiu fundo” nos Estados-membros da União Europeia (UE).

“Esse apelo caiu fundo em todos os Estados da UE e aqueles que têm maior capacidade anunciaram a sua predisposição de, num futuro próximo, poder reforçar essa mesma capacidade, ajudando a Ucrânia”, disse Luís Montenegro, em conferência de imprensa, em Bruxelas.

No final da sua primeira reunião do Conselho Europeu, o primeiro-ministro admitiu que “há países que já o anunciaram, à cabeça dos quais está a Alemanha”, que antecipou que iria enviar mais um sistema de defesa antiaérea MIM-104 Patriot.

“Nós, por exemplo, em Portugal, infelizmente, não dispomos de meios para poder colaborar nesse domínio”, admitiu Luís Montenegro.

2024-04-18
18:01

Ucrânia e Israel "estão ligados entre si": a influência do ataque iraniano causou do outro lado do Atlântico uma "mudança radical"

O major-general Isidro de Morais Pereira explica como é que os dois principais confrontos que estão em curso estão relacionados. 
 

2024-04-18
17:51

Scholz quer que os aliados da NATO forneçam mais seis sistemas Patriot à Ucrânia

O chanceler alemão Olaf Scholz manifestou esta quinta-feira a intenção de que os aliados da NATO forneçam mais seis sistemas de defesa aérea Patriot à Ucrânia.

"Esperamos que sejam encontrados mais seis [sistemas Patriot] no contexto da NATO e aproveitei a oportunidade para defender este objetivo em muitas discussões", disse Scholz aos jornalistas, citado pela Reuters, no segundo dia da reunião do Conselho Europeu em Bruxelas.

2024-04-18
17:40

Ataque russo a Krasnohorivka faz um morto

Um ataque russo à cidade de Krasnohorivka, na região de Donetsk, fez esta quinta-feira um morto.

A informação foi transmitida ao jornal online ucraniano Suspilne pelo Ministério Público de Donetsk.

"Esta tarde, as forças armadas da Federação Russa dispararam novamente contra a cidade de Krasnohorivka. Como resultado do ataque inimigo, um homem de 56 anos morreu na sua casa", afirmou ao portal Anastasia Medvedeva, porta-voz da instituição.

2024-04-18
17:15

Homem detido na Polónia suspeito de querer fornecer informações à Rússia com vista ao assassinato de Zelensky

O homem foi detido esta quinta-feira sob suspeitas de querer fornecer informações à Rússia para ajudar o Kremlin a assassinar o presidente ucraniano.

"De acordo com a investigação, a intenção do arguido era recolher e transmitir informações ao país agressor sobre a segurança do aeroporto de Rzeszów-Jasionka, entre outras coisas, para ajudar os serviços especiais russos a planear uma possível tentativa de assassinato do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, durante a sua estada na Polónia", informou o Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU) em comunicado.

O indivíduo será agora julgado na Polónia.

2024-04-18
16:30

Ataque russo a aldeia da região de Kharkiv faz um ferido

Um ataque russo à aldeia de Sorokivka, na região de Kharkiv, fez esta quinta-feira um ferido, informou a Procuradoria-Geral daquela região.

"De acordo com a investigação, a 18 de abril, por volta das 12:20, as forças armadas russas lançaram um ataque com mísseis contra a aldeia de Sorokivka, distrito de Kharkiv. Um homem civil de 45 anos ficou ferido", pode ler-se na publicação na rede social Telegram.

2024-04-18
16:02

Ucrânia precisa de apoio orçamental de quase 40 mil milhões de euros em 2024, diz diretora-geral do FMI

Kristalina Georgieva, diretora-geral do FMI, afirmou que a Ucrânia vai precisar de um apoio orçamental de 42 mil milhões de dólares, cerca de 39,4 mil milhões de euros, para o ano de 2024.

"Até agora, estimamos as necessidades em 42 mil milhões de dólares para este ano", disse Georgieva, à margem da reunião de primavera do FMI e do Banco Mundial.

A diretora-geral do FMI afirmou que essa meta é alcançável devido ao forte apoio que continua a existir a Kiev.

“Fiquei muito satisfeita ao ouvir as declarações de ontem de que o apoio à Ucrânia permanece estável e firme”, referiu.

2024-04-18
15:41

NATO está a trabalhar no envio de mais sistemas de defesa aérea para a Ucrânia, diz Stoltenberg

A NATO está a trabalhar para enviar mais sistemas de defesa aérea para a Ucrânia, disse o secretário-geral Jens Stoltenberg esta quinta-feira, numa reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros do G7 na ilha italiana de Capri.

"Compilámos dados sobre os diferentes sistemas de defesa aérea que temos na NATO e concentrámo-nos nos sistemas Patriot. Estamos a trabalhar com os aliados para garantir que reposicionam alguns dos seus sistemas na Ucrânia", disse aos jornalistas, citado pela Reuters.
 
"Estou encorajado pelo empenho e determinação dos aliados da NATO em defender a Ucrânia", acrescentou Stoltenberg, dizendo que estava a ver sinais encorajadores de que o Congresso dos EUA poderá em breve um pacote de ajuda à Ucrânia no valor de 60,84 mil milhões de dólares (cerca de 56 mil milhões de euros).

2024-04-18
15:35

Analista chinês diz que derrota da Rússia na Ucrânia é "inevitável"

Num artigo de opinião publicado há uma semana no The Economist, o analista Feng Yujun, professor da Universidade de Pequim, afirmou que a derrota das forças russas na Ucrânia é, com base em quatro fatores, "inevitável".

"Quatro factores principais influenciarão o curso da guerra. O primeiro é o nível de resistência e de unidade nacional demonstrado pelos ucranianos, que até agora tem sido extraordinário. O segundo é o apoio internacional à Ucrânia, que, embora recentemente tenha ficado aquém das expectativas do país, continua a ser amplo", começou por dizer Yujun

"O terceiro fator é a natureza da guerra moderna, uma competição que se baseia numa combinação de poder industrial e de sistemas de comando, controlo, comunicações e informações (…) O último fator é a informação. Quando se trata de tomar decisões, Vladimir Putin está preso num casulo de informação, graças ao facto de estar no poder há tanto tempo. O presidente russo e a sua equipa de segurança nacional não têm acesso a informações precisas. O sistema que utilizam carece de um mecanismo eficaz de correção de erros. Os seus homólogos ucranianos são mais flexíveis e eficazes", acrescentou.

Yujun diz que estes quatro fatores "tornam inevitável a derrota final da Rússia", que "a seu tempo será forçada a retirar de todos os territórios ucranianos ocupados, incluindo a Crimeia".