Em atualização

GUERRA AO MINUTO | EUA preparam-se para anunciar pacote de seis mil milhões para a Ucrânia

Todas as informações mais recentes sobre o conflito na Ucrânia, que começou a 24 de fevereiro de 2022
2024-04-25

O que está a acontecer

  • Kremlin diz que ATACMS não vão alteraro resultado da guerra
     
  • Lukashenko diz que impasse na linha da frente é propícia para as conversações de paz
     
  • Zakharova diz que conversações sobre o fim do conflito na Ucrânia sem a Rússia são inúteis
     
  • Rússia ataca infraestruturas civis e ferroviárias em Cherkasy
     
  • Biden promulga ajuda de 61 mil milhões de dólares à Ucrânia
     
  • EUA transferiram em segredo mísseis ATACMS para a Ucrânia durante o mês de março - e já foram utilizados
2022-11-25
19:33

Pelo menos 15 civis mortos esta sexta-feira em Kherson

Os bombardeamentos russos na cidade de Kherson provocaram quinze mortos entre os civis nesta sexta-feira.

“Morreram 15 habitantes da cidade e 35 ficaram feridos, incluindo uma criança”, referiu Galyna Lugova, chefe da administração militar da cidade, nas redes sociais. Várias habitações foram atingidas.

Kherson decidiu também retirados do hospital da cidade, como resposta aos bombardeamentos.

Na quinta-feira, os bombardeamentos a Kherson fizeram pelo menos 10 mortos e 54 feridos. Kherson, cidade recém-libertada pelos ucranianos, foi atacada 49 vezes nesse dia.

Siga ao minuto:

2024-04-25
22:36

EUA preparam-se para anunciar pacote de seis mil milhões para a Ucrânia

Os Estados Unidos preparam-se para anunciar um contrato de armamento no valor de seis mil milhões de dólares (cerca de cinco mil milhões de euros) para a Ucrânia, avança o jornal Politico.

De acordo com a publicação, este pacote deverá ser anunciado amanhã, sexta-feira, podendo incluir sistemas de defesa antiaérea Patriot, além de artilharia, munições, drones, armas de contra-ataque e mísseis ar-ar.

2024-04-25
19:20

NATO critica falta de apoio dos Estados-membros à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.

Jens Stoltenberg, que falava em Berlim, afirmou que, para que a aliança se mantenha forte, é preciso reforçar as suas capacidades de dissuasão e defesa, aumentar o apoio à Ucrânia e cooperar com os aliados em todo o mundo para "defender a liberdade".

Desde a anexação da Crimeia pela Rússia, em 2014, a NATO tem respondido com o maior reforço da defesa numa geração, disse, mas advertiu que "é preciso ir mais longe" e que cada aliado deve "fazer o que é necessário" para poder cumprir plenamente os seus planos de defesa e atingir o objetivo mínimo de 2% do PIB.

Jens Stoltenberg reconheceu que aumentar as despesas com a Defesa não é fácil, uma vez que "quanto mais se gasta com a Defesa, menos se gasta com outras coisas: saúde, educação, infraestruturas".

No entanto, sublinhou que, se as despesas militares foram reduzidas com o fim da Guerra Fria, é necessário ter a capacidade de as aumentar agora que as tensões estão a aumentar.

O responsável também criticou o facto de os aliados da NATO não terem conseguido, nos últimos meses, prestar a assistência prometida à Ucrânia.

2024-04-25
19:14

Dinamarca vai enviar mais 600 milhões de euros para ajudar a Ucrânia em 2024

O governo dinamarquês chegou a um acordo para aumentar o fundo de apoio à Ucrânia em 2024 em mais 590 milhões de euros. A vasta maioria deste dinheiro está destinada à compra de todo o tipo de armamento para a Ucrânia.

“É muito importante mostrar aos ucranianos que os apoiamos na atual situação grave”, comentou o ministro da Defesa dinamarquês, Troels Lund Poulsen.

2024-04-25
17:55

Zelensky fala ao telefone com as principais figuras da política americana

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky falou com os principais líderes das duas câmaras do Congresso norte-americano. Numa série de publicações na rede social X, o líder ucraniano expressou a sua "sincera gratidão" a Mike Johnson por permitir a aprovação da ajuda militar para a Ucrânia.

"Falei com Mike Johnson para expressar a minha sincera gratidão pela sua liderança para assegurar o verdadeiro apoio bipartidário à Ucrânia", escreve Zelensky.

Noutras duas publicações, Volodymyr Zelensky relata conversas com os líderes das maiorias no Senado, Chuck Schumer e Mitch McConnell, pelo apoio "crítico" à Ucrânia.

2024-04-25
17:48

Casa Branca garante ajuda a chegar à Ucrânia numa questão de dias

A Casa Branca garantiu que a ajuda militar vai começar a chegar à Ucrânia numa questão de dias.

Em conferência de imprensa, o porta-voz da Casa Branca, John Kirby, referiu que a defesa antiaérea continua a ser uma prioridade no pacote a enviar.

2024-04-25
16:47

Ministro da Agricultura ucraniano demite-se depois de suspeitas de apropriação de terras

O Ministro da Agricultura ucraniano, Mykola Solskyi, demitiu-se depois de suspeitas de apropriação de terras do Estado, entre 2017 e 2021, no valor de 6,9 milhões de euros, avança o Pravda Ucraniano. 

O anúncio foi feito na rede social Facebook pelo presidente do parlamento ucraniano, Ruslan Stefanchuk.

2024-04-25
15:54

Bielorrússia diz ter intercetado ataque de drones lituano

A Bielorrússia diz ter travado um ataque em Minsk por drones lançados do território da Lituânia. Segundo as autoridades as aeronaves não tripuladas foram abatidas assim que entraram no território bielorrusso. 

De acordo com a agência estatal russa Ria Novosti, o líder dos serviços de segurança bielorrusso Ivan Tertel disse que foram tomadas "uma série de medidas de segurança rigorosas".

Nenhuma prova foi apresentada pelas forças de segurança bielorrussas e a Lituânia rejeitou ter participado em qualquer atividade hostil contra qualquer outro Estado. 

2024-04-25
15:13

Rússia baixa o nível das relações diplomáticas com os EUA se os bens congelados forem confiscados

A Rússia considera baixar o nível das relações diplomáticas com os EUA, se os governos ocidentais avançarem com propostas para confiscar os bens russos congelados. Quem o diz é vice-ministro dos Negócios Estrangeiros, citado pela RIA.

Sergei Ryabkov garantiu ainda que Moscovo vai retaliar económica e politicamente se os bens forem confiscados.

2024-04-25
11:15

Rússia acusa EUA de tentar criar "fosso" entre Moscovo e Pequim

A porta-voz do ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia diz que os EUA estão a tentar dividir Moscovo e Pequim. A declaração surge depois da visita de Antony Blinken, secretário de Estado norte-americano, à China.

"Quanto às tentativas dos Estados Unidos de criar um fosso nas relações entre a Rússia e a China, os Estados Unidos estão a falar abertamente estão a falar abertamente sobre isso", sublinhou Maria Zakharova.

2024-04-25
11:05

Europa deve aumentar as capacidades de defesa, avisa Macron

A Europa precisa de acordar para o insuficiente armamento face às ameaças globais, como a guerra na Ucrânia. Deve por isso mudar a escala da defesa, avisa Emmanuel Macron.

O presidente francês, citado pela Reuters, sublinha a necessidade de se criar uma academia militar europeia, reforçar as capacidades em cibersegurança e favorecer uma indústria militar de qualidade.

Macron afirmou também que a Europa deve aumentar a capacidade nuclear

2024-04-25
10:39

Kremlin diz que ATACMS não vão mudar o resultado da guerra

Os ATACMS enviados pelos EUA à Ucrânia não vão mudar o resultado da guerra, avisou o Kremlin esta quinta-feira. Os mísseis de longo alcance vão, na realidade, criar mais problemas a Kiev.

"Isto não vai alterar fundamentalmente o resultado da operação militar especial. Vamos atingir o nosso objetivo. Mas isto vai causar mais problemas à própria Ucrânia", disse Dmitry Peskov, admitindo que os ATACMS vão aumentam o alcance das tropas ucranianas. 

O porta-voz do Kremlin acusou ainda os EUA de estarem envolvidos no conflito. "Os EUA estão estão diretamente envolvidos neste conflito. Estão a seguir o caminho 
de aumentar o alcance operacional dos sistemas de armas que fornecem", sublinhou.

2024-04-25
10:19

Ataque russo à NATO terminaria numa derrota para Moscovo, diz ministro polaco

O chefe da diplomacia polaca disse esta quinta-feira que um eventual ataque russo à NATO terminaria numa derrota para Moscovo e defende que a Organização do Tratado do Atlântico Norte deve aumentar as suas defesas.

Radoslaw Sikorski discursava no parlamento polaco, na apresentação da nova visão do Governo, liderado pelo primeiro-ministro, Donald Tusk, explicando que as prioridades mudaram, noticiou a Associated Press.

O ministro dos Negócios Estrangeiros adiantou que a Polónia quer regressar ao grupo de países que define a agenda da União Europeia.

O discurso ocorre num momento crucial do ponto de vista histórico, dada a guerra na Ucrânia e face à possibilidade de a agressão russa a Kiev não parar neste país.

2024-04-25
09:57

Ataques russos a Kherson faz três feridos

Há três feridos na sequência de ataques russos a 10 comunidades da região de Kherson durante a noite, avança o chefe da administração regional.

“As forças russas bombardearam as zonas residenciais das povoações da região, danificando um edifício de vários andares e uma casa privada. Foram atingidas infraestruturas críticas, automóveis particulares e uma conduta de gás. Três pessoas ficaram feridas em consequência da agressão russa”, escreveu Oleksandr Prokudin, no Facebook.

2024-04-25
09:54

Tropas russas bombardearam Chernihiv

As tropas russas bombardearam duas comunidades na região de Chernihiv com morteiros e artilharia. A informação é avançada pelo departamento regional do norte do serviço de Guarda de Fronteiras da Ucrânia.

“Durante o dia, as tropas russas atacaram a fronteira da região de Chernihiv com morteiros e canhões de artilharia. Foram registadas 24 explosões", refere o relatório.

Não há registo de vítimas ou de estragos.

2024-04-25
09:31

Lukashenko diz que impasse na linha da frente é propícia para as conversações de paz

O presidente da Bielorrússia reconhece que existe um impasse na linha da frente da Ucrânia e que as condições são propícias para as conversações de paz, de acordo com a TASS.

Aleksandr Lukashenko diz que os acordos de Istambul podem tornar-se o ponto de partida para as negociações.

Se a Rússia utilizar o arsenal nuclear como forma de retaliação face às ações ocidentais, haverá um “apocalipse”, avisa ainda. Lukashenko admite que o Ocidente faz constantemente reconhecimentos aéreos sobre a Bielorrússia e que deteta até 50 voos de espiões por semana perto das fronteiras.

Desta forma, a probabilidade de incidentes na fronteira entre a Bielorrússia e a Ucrânia é bastante elevada, diz.

2024-04-25
09:27

Conversações sobre o fim do conflito na Ucrânia sem a Rússia são inúteis, diz Zakharova

A porta-voz do ministério dos Negócios Estrangeiros russo garante que as conversações sobre o fim do conflito na Ucrânia que não incluam a Rússia são inúteis. Maria Zakharova, citada pela Reuters, referia-se a uma conferência que a Suíça quer fazer sobre o tema em junho.

A fórmula de Volodymyr Zelensky para terminar a guerra, que passa pela retirada total das forças russas do território, não trazem a paz, mas prolongam o conflito, garante Zakharova.

2024-04-25
08:43

Zelensky reúne-se com ministro das Finanças britânico

O presidente ucraniano encontrou-se com o ministro das Finanças do Reino Unido esta quinta-feira em Kiev.

“Agradeço ao povo, ao governo, ao primeiro-ministro e ao parlamento do Reino Unido o seu apoio à Ucrânia desde o início da invasão em grande escala da Rússia. Valorizamos muito a parceria entre os nossos países”, garantiu Volodymyr Zelensky, através do X (antigo Twitter).

As sanções à Rússia foram um dos temas em cima da mesa. “É importante alargar as medidas restritivas contra a Rússia e tornar impossível contornar as sanções”, afirmou.

2024-04-25
08:37

Ataque ucraniano a Zaporizhzhia faz dois mortos

Um ataque ucraniano com drones matou duas pessoas em Zaporizhzhia, informa o governador russo da região.

As vítimas são um homem e uma mulher, que deixam quatro filhos. Os drones terão atingido um veículo civil.

2024-04-25
08:35

Rússia ataca quatro localidades da região de Sumy

As tropas russas atacaram quatro localidades da região de Sumy na quarta-feira.

De acordo com a administração regional, foram levados a cabo seis ataques nas quatro comunidades. Não é avançada informação sobre o número de vítimas ou estragos.

2024-04-25
08:28

Já são três os detidos na investigação que visa Timur Ivanov

Um terceiro homem foi detido no âmbito da investigação de suborno que visa o vice-ministro da Defesa russo, Timur Ivanov. A informação foi avançada pelo tribunal de Moscovo esta quinta-feira.

Em causa está o fundador de uma empresa de construção, que é suspeito de pagar subornado Ivanov. Foi esta quinta-feira presente a tribunal antes de ter sido levado para a prisão.