Em atualização

GUERRA AO MINUTO | “A loucura do Kremlin continua”: Zelensky espera intensificação dos ataques russos

Todas as informações mais recentes sobre o conflito na Ucrânia, que começou a 24 de fevereiro de 2022
2024-04-16

O que está a acontecer

2022-11-23
16:18

Metsola confirma que ataque informático ao site do Parlamento Europeu partiu de grupo pró-Kremlin

“O Parlamento Europeu está sob um sofisticado ciberataque. Um grupo pró-Kremlin reivindicou a responsabilidade”, escreveu.

E acrescentou: “Os nossos especialistas informativos estão a responder e a proteger os nossos sistemas. Isto depois de termos proclamado a Rússia como um estado patrocinador de terrorismo”.

"A minha resposta: SlavaUkraini (glória à Ucrânia)”, reagiu.

Siga ao minuto:

2024-04-16
18:06

Letónia vai entregar "num futuro próximo" primeiro lote de drones à Ucrânia

A primeira-ministra da Letónia, Evika Silina, anunciou na rede social X que o país vai entregar o primeiro lote de drones à Ucrânia "num futuro próximo".

Esta e outras entregas serão realizadas no âmbito da denominada "coligação de drones", iniciativa promovida este ano pela Letónia e pelo Reino Unido e que conta já com a participação de mais de 20 países.

Não são conhecidos detalhes sobre este primeiro pacote, tais como o número e tipo de drones que serão enviados.

2024-04-16
17:36

Espiões russos entraram na Roménia disfarçados de refugiados ucranianos, concluem autoridades do país

O Conselho Supremo de Defesa da Roménia publicou esta terça-feira um relatório que conclui que, durante as primeiras vagas de refugiados ucranianos que entraram no país, no início da guerra, vários espiões russos infiltraram-se entre os deslocados e conseguiram entrar na Roménia.

O portal Digi24, que teve acesso ao documento, afirma que estes agentes russos tentaram obter informações relacionadas com a defesa e segurança da Roménia, bem como dados sobre a ajuda que a Roménia estaria a fornecer à Ucrânia e informações sobre exercícios militares das tropas romenas e estrangeiras estacionadas no país.

2024-04-16
16:57

Ataque russo à região de Sumy faz um ferido

O Ministério Público da região de Sumy informou que um ataque russo à localidade de Yampil fez um ferido esta terça-feira.

"O ataque inimigo danificou os bens de duas empresas privadas, incluindo instalações industriais e um veículo, e feriu um empresário de 29 anos", pode ler-se na publicação da instituição no Telegram.

2024-04-16
16:44

Secretária do Tesouro dos EUA diz ser importante "desbloquear" valor dos bens confiscados a Rússia para apoiar a Ucrânia

Janet Yellen (Lusa)

Os Estados Unidos e os seus aliados do Grupo dos Sete (G7) continuam a explorar uma série de possibilidades para desbloquear o valor de quase 300 mil milhões de dólares em ativos russos congelados para ajudar a Ucrânia, referiu esta terça-feira a secretária de Estado do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, citada pela Reuters.

Em conferência de imprensa, Yellen disse que os Estados Unidos e o G7 estão absolutamente empenhados no apoio à Ucrânia e instou o Congresso a aprovar 
apoio militar e orçamental a Kiev.

Yellen também disse temer que a Rússia possa ser encorajada pelo debate interno nos Estados Unidos sobre a ajuda à Ucrânia e comece a acreditar que pode ultrapassar o apoio global a Kiev.
 

2024-04-16
16:09

FMI prevê que a economia ucraniana cresça 3,2% este ano

O Fundo Monetário Internacional (FMI) prevê que a economia ucraniana cresça 3,2% este ano. Esta previsão consta do relatório World Economic Outlook, apresentado esta terça-feira durante as reuniões de primavera do organismo e do Banco Mundial.

De acordo com o mesmo documento, citado pela agência ucraniana Ukrinform, o FMI prevê que a economia ucraniana cresça 6,5% em 2025.

2024-04-16
15:50

Há quase 37 mil ucranianos desaparecidos devido à guerra, diz provedor dos direitos humanos do país

A Ucrânia identificou quase 37 mil ucranianos desaparecidos devido à guerra, avançou o provedor dos direitos humanos do país, Dmytro Lubinets, no Telegram.

"Quase 37 mil pessoas estão dadas como desaparecidas: crianças, civis e militares. Estes números podem ser muito superiores", escreveu Lubinets. "A Ucrânia está a trabalhar para encontrar e trazer os seus cidadãos para casa", acrescentou.

2024-04-16
15:47

Novo ataque a Zaporizhzhia aumenta risco de "acidente nuclear grave"

A Rússia acusa Kiev de estar por detrás do ataque que atingiu o principal reator da maior central nuclear da Europa, que terá ferido três pessoas. O governo ucraniano nega envolvimento.

2024-04-16
15:34

Rússia está a atacar Kherson a partir da margem esquerda do Dniepre

As tropas russas estão a atacar Kherson a partir da margem esquerda do rio Dniepre, afirmou o líder da administração regional militar da cidade, Roman Mrochko, no Telegram.

"Ouvem-se explosões no bairro de Dniprovskyi, em Kherson. As tropas russas estão a atacar as zonas ribeirinhas a partir da margem esquerda temporariamente ocupada", escreveu Mrochko a meio desta tarde.

2024-04-16
15:14

Presidente polaco levanta possibilidade de se encontrar com Trump durante visita a Nova Iorque

O presidente da Polónia, Andrzej Duda, levantou esta terça-feira a possibilidade de se encontrar com Donald Trump durante a sua visita a Nova Iorque.

"Se houver essa possibilidade, porque isso também depende do calendário, também me encontrarei com Donald Trump", adiantou o líder polaco, um dos líderes europeus preferidos dos ex-presidente americano durante o seu mandato, de 2017 a 2021.

O primeiro-ministro polaco, Donald Tusk, também falou de um possível encontro entre Duda e Trump.

"Se ele se encontrar (com Trump), esperamos que levante com firmeza a questão de estar claramente do lado do Ocidente e da Europa no conflito entre a Ucrânia e a Rússia", disse Tusk, citado pela Reuters.

O jornal The Guardian escreve que muitos líderes europeus receiam que uma nova presidência de Trump signifique uma diminuição do apoio dos EUA a Kiev.

2024-04-16
14:50

Gigante russa da produção de alumínio teve que novas sanções impactem 36% das suas vendas

A Rusal, uma das maiores empresas mundiais da produção de alumínio, responsável por cerca de um décimo do alumínio comercializado anualmente, teme que as novas sanções impostas pelo Ocidente à Rússia impactem as suas vendas em cerca de 36%.

A informação foi avançada à Bloomberg por uma fonte próxima da empresa.

Estados Unidos e Reino Unido proibiram recentemente a venda em bolsa de alumínio, cobre e níquel produzidos na Rússia, apesar de não bloquear a venda direta a comerciantes e particulares.

A Bloomberg escreve que a empresa teme vir a ter de reduzir a produção e obter piores contratos. A fonte consultada dá o exemplo da empresa de exploração mineira Glencore, com quem a Rusal tem contratos de longa data para a aquisição dos seus produtos. A empresa russa teme que a Glencore utilize as sanções como pretexto para pagar menos pelos produtos por si produzidos.

2024-04-16
14:14

Polónia vai cooperar com a European Sky Shield Initiative

A Polónia vai cooperar com o esquema de defesa aérea da European Sky Shield Initiative, uma iniciativa europeia criada pela Alemanha em 2022. O primeiro-ministro polaco, Donald Tusk, diz que faz sentido que o país faça parte de vários sistemas de defesa aérea, segundo a Reuters.

2024-04-16
13:53

Zelensky assina projeto de lei de mobilização do exército

O presidente ucraniano assinou um projeto de lei que revê as regras de mobilização do exército. Segundo a Reuters, a lei entrará em vigor dentro de um mês após a sua publicação oficial e obriga os homens a atualizarem os seus dados de recrutamento junto das autoridades, assim como aumenta os pagamentos aos voluntários e acrescenta novas sanções para os que tentarem escapar ao recrutamento. 

2024-04-16
12:41

Scholz pediu a Xi para pressionar a Rússia a acabar com a guerra

O chanceler alemão Olaf Scholz revelou que pediu ao presidente chinês Xi Jinping para exercer influência sobre a Rússia de modo a que a guerra na Ucrânia acabe, avança a Reuters.

2024-04-16
11:59

Lituânia assina protocolo com empresa alemã para abertura de fábrica de munições

A Lituânia assinou um protocolo de intenções com a empresa alemã Rheinmetall para a construção de uma fábrica de munições no Estado Báltico, avança a Reuters.

2024-04-16
10:46

Kremlin diz que abordagem chinesa é “equilibrada e construtiva”

O Kremlin revelou, esta terça-feira, que acolhe com agrado a abordagem chinesa, que considera “equilibrada e construtiva”, relativamente ao conflito na Ucrânia.

2024-04-16
08:44

Ataque russo a Kharkiv mata três pessoas

Um ataque russo a uma instituição educativa na vila Lukiantsi, em Kharkiv, matou três pessoas e feriu outras oito, disse Oleh Syniehubov, governador da região, citado pelo The Kyiv Independent.

2024-04-16
08:17

Zelensky diz que Rússia vai intensificar ataques

O Presidente da Ucrânia disse na segunda-feira no seu discurso à nação ter informações dos seus serviços de inteligência de que a Rússia tentará intensificar os seus ataques e ações ofensivas na frente nas próximas semanas e meses.

“É óbvio que a loucura do Kremlin continua a ser desencadeada e o ocupante tentará intensificar os seus ataques e ações ofensivas”, disse o chefe de Estado ucraniano, citando informações recebidas pelos chefes dos seus serviços militares e de inteligência estrangeiros sobre os planos russo para esta primavera e verão.

A Rússia aproveita a sua superioridade em número de soldados e quantidade de munições e sistemas de artilharia para continuar a avançar na frente oriental.

Tanto Zelensky como o chefe do Exército, Oleksandr Sirski, reconheceram que a situação piorou para a Ucrânia nesses teatros de operações nos últimos dias.

Volodymyr Zelensky disse também que vai reunir-se com os seus parceiros nas próximas semanas para receber mais defesa aérea e outros tipos de armas dos países que estão a ajudar a Ucrânia.

O Presidente ucraniano sublinhou mais uma vez a necessidade dos aliados ocidentais da Ucrânia ajudarem a proteger o seu território dos ataques russos, como fizeram na madrugada de domingo com Israel.

O Estado Hebreu foi atacado pelo Irão com mais de 300 mísseis e ‘drones que foram intercetados na sua totalidade pelas defesas aéreas israelitas com a ajuda dos Exércitos, entre outros, dos Estados Unidos, França e Reino Unido, que derrubaram uma parte dos projéteis a partir das suas bases localizadas perto de Israel.

2024-04-16
08:08

Ucrânia destruiu todos os drones lançados pela Rússia durante a noite

A Força Aérea ucraniana diz que conseguiu abater os nove drones lançados pelas tropas russas durante a noite, noticia o The Kyiv Independent.

2024-04-16
06:26

Congresso dos EUA vai votar planos separados de ajuda à Ucrânia e a Israel

A Câmara dos Representantes norte-americana vai votar esta semana planos separados de ajuda militar à Ucrânia e à Israel, depois de meses de bloqueio, disse o líder da câmara baixa do Congresso dos Estados Unidos.

“Esta semana, iremos considerar projetos de lei separados”, incluindo aqueles para “financiar o aliado israelita” e “apoiar a Ucrânia na guerra contra a agressão russa”, declarou na segunda-feira o republicano Mike Johnson.

“Há acontecimentos repentinos em todo o mundo que todos estamos a seguir de perto”, disse Johnson, numa conferência de imprensa, numa aparente referência aos mais de 300 ‘drones’ e mísseis lançados contra Israel entre a noite de sábado e o domingo.

Na rede social X (antigo Twitter), o republicano explicou que os planos vão ainda apoiar os aliados dos Estados Unidos na região do Indo-Pacífico e aprovar medidas adicionais para fortalecer a segurança nacional do país.

Johnson deixou aberta a possibilidade de os projetos eventualmente serem combinados num único pacote, mas disse preferir que sejam estudados e aprovados individualmente.

O anúncio surgiu poucas horas depois do Presidente norte-americano, Joe Biden, ter reiterado o apelo urgente para que o Congresso adote um orçamento de dezenas de milhares de milhões de dólares em ajuda militar à Ucrânia, bloqueado pela oposição republicana.

Um pacote de 60 mil milhões de dólares (cerca de 56 mil milhões de euros) para Kiev, solicitado pelo Presidente democrata, está bloqueado há meses no Congresso, tal como outro de apoio a Israel.

A Casa Branca tinha rejeitado a intenção de Mike Johnson de apresentar um projeto de lei orçamental apenas para Israel.

“Não vamos aceitar um único texto [apenas sobre Israel]. Isso não vai ajudar nem Israel nem a Ucrânia. Apenas ia atrasar a ajuda que é necessária”, destacou na segunda-feira a porta-voz da Casa Branca Karine Jean-Pierre.

Principal apoiante militar da Ucrânia, Washington não envia um grande pacote de ajuda a Kiev desde dezembro de 2022.

Sem estes fundos, “a Ucrânia vai perder a guerra”, alertou recentemente o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.