Em atualização

GUERRA AO MINUTO | EUA transferiram em segredo mísseis ATACMS para a Ucrânia durante o mês de março - e já foram utilizados

Todas as informações mais recentes sobre o conflito na Ucrânia, que começou a 24 de fevereiro de 2022
2024-04-24

O que está a acontecer

  • Biden promulga ajuda de 61 mil milhões de dólares à Ucrânia
     
  • EUA transferiram em segredo mísseis ATACMS para a Ucrânia durante o mês de março - e já foram utilizados
     
  • Rússia quer "perturbar" a Cimeira Global da Paz, afirma Zelensky
     
  • Ucrânia e Rússia chegam a acordo para trocar 48 crianças deslocadas
     
  • Rússia admite expandir "zona-tampão" se a Ucrânia receber ATACMS
2022-11-23
13:14

Cortes de energia na Moldova por causa dos ataques russos à Ucrânia

A Moldova está com "cortes de energia maciços" na sequência dos ataques russos a infraestruturas elétricas ucranianas. 

"Na sequência de bombardeamentos da Rússia contra o sistema energético ucraniano em curso na última hora, temos cortes de eletricidade maciços no nosso país", escreveu nas redes sociais o vice-primeiro-ministro moldavo, Andrei Spinu, acrescentando que o país está a tentar repor a ligação de mais de 50% do país à rede de energia.

 

 

Siga ao minuto:

2024-04-24
23:05

"Nós não abandonamos os nossos aliados". EUA aprovam 57 mil milhões de euros de ajuda para a Ucrânia

O pacote requer o envio de munições, incluindo de defesa antiaérea e munições de artilharia, pedidas pelas forças ucranianas, bem como veículos blindados e outros armamentos.
 

2024-04-24
22:41

Canadá aprova isenção e Airbus pode usar titânio russo no fabrico de aviões

O Canadá autorizou esta terça-feira a Airbus a utilizar titânio russo no fabrico dos seus aviões no país, reporta a Reuters.

O Canadá foi o primeiro país do Ocidente a proibir a importação de titânio russo, medida incluída no último pacote de sanções contra a Rússia.

Em comunicado citado pela agência, a Airbus Canada refere que "tem conhecimento de que o governo canadiano impôs sanções" à importação de titânio e que "obteve a autorização necessária para assegurar as operações da Airbus em conformidade com as sanções aplicáveis".

2024-04-24
22:02

Polónia quer ajudar Ucrânia a "recuperar" homens em idade militar

O governo polaco manifestou esta quarta-feira disponibilidade para ajudar a Ucrânia a "recuperar" os homens em idade militar que vivem no estrangeiro.

A intenção foi revelada pelo ministro da Defesa do país, Wladyslaw Kosiniak-Kamysz, esta quarta-feira.

"Penso que muitos polacos ficam indignados quando vêem jovens ucranianos em hotéis e cafés e ouvem o quanto temos de fazer para ajudar a Ucrânia", disse o governante à Polsat News.

Kosiniak-Kamysz não detalhou, contudo, como vai ajudar a Ucrânia a fazer com que os seus cidadãos em idade militar regressem ao país.

2024-04-24
21:17

Estados Unidos aprovam venda de mísseis a Polónia e Países Baixos por dois mil milhões de dólares

O Departamento de Estado dos EUA aprovou a potencial venda de mísseis anti-radiação de alcance alargado à Polónia, por cerca de 1,3 mil milhões de dólares, e aos Países Baixos, por cerca de 700 milhões de dólares, informou o Pentágono esta quarta-feira.

O principal fornecedor destes mísseis para os dois países será a Northrop Grumman, disse a mesma fonte.

2024-04-24
20:49

Rússia veta resolução na ONU contra uso de armas de destruição maciça no espaço

A Rússia vetou hoje uma resolução apresentada pelos Estados Unidos e pelo Japão no Conselho de Segurança da ONU visando evitar o desenvolvimento e implantação de armas de destruição maciça, como armas nucleares, no espaço.

O texto recebeu 13 votos a favor, a abstenção da China e o voto contra da Rússia, que como membro permanente do Conselho de Segurança tem o poder de bloquear um projeto de resolução.

A resolução, que contou com o patrocínio de dezenas de países, incluindo Portugal, apelava a todos os países para que não desenvolvessem ou implantassem armas de destruição maciça, como armas nucleares, no espaço.

A votação deste projeto de resolução seguiu-se à confirmação pela Casa Branca no mês passado de que a Rússia obteve uma capacidade “preocupante” de armamento anti-satélite, embora tal arma ainda não esteja operacional.

2024-04-24
20:44

Estados Unidos confirmam que enviaram mísseis ATACMS para a Ucrânia

A Casa Branca, através do conselheiro de segurança nacional, Jake Sullivan, confirmou a informação, originalmente avançada pela Reuters, de que os Estados Unidos enviaram mísseis ATACMS para a Ucrânia durante o mês de março.

Em conferência de imprensa, Sullivan disse também que o país vai enviar mais mísseis para as forças de Kiev.

"Nos últimos seis meses a Ucrânia teve de racionar as suas munições, tendo devido a isso perdido território", afirmou Sullivan, que considera que as tropas ucranianas estão "sob grande pressão no campo de batalha" e podem perder ainda mais terreno.

2024-04-24
20:36

Comissão Europeia prepara sanções contra navios que transportam armas norte-coreanas para a Rússia

A Comissão Europeia está a preparar sanções contra navios que transportam armamento da Coreia do Norte para a Rússia, avança a Reuters esta quarta-feira

Esta medida faz parte do 14.º pacote de sanções da União Europeia contra a Rússia, que está perto de ser finalizado, diz a agência.

Para além destes navios, deverão também ser sancionados os petroleiros que desrespeitam o limite de preços imposto pelo G7 para o petróleo russo.

2024-04-24
19:56

Homens ucranianos entre os 18 e os 60 anos não poderão obter passaportes no estrangeiro

Os homens ucranianos com idades compreendidas entre os 18 e os 60 anos não vão poder obter passaportes no estrangeiro a partir desta quarta-feira, segundo um decreto do conselho de ministros do país.

Esta é mais uma medida do governo do presidente Volodymyr Zelensky para forçar os ucranianos no estrangeiro a regressar ao país para poderem ser recrutados para as forças armadas.

2024-04-24
19:35

Líder ortodoxo ucraniano acusado de revelar à Rússia posições de forças de Kiev

Os serviços de segurança ucranianos acusaram hoje o líder ortodoxo do principal mosteiro do Leste da Ucrânia de ter revelado à Rússia posições das forças de Kiev.

Os serviços de segurança afirmaram que o metropolita (arcebispo) do principal mosteiro de Sviatogirsk era suspeito de “informar” os russos sobre “as posições dos postos de controlo das forças armadas ucranianas” no distrito de Kramatorsk, na região de Donetsk.

O dirigente é acusado de ter mencionado publicamente os locais à sua congregação “durante uma liturgia”, segundo os serviços, sem especificar a data dos acontecimentos ou nomear explicitamente o metropolita Arseniy.

O líder ortodoxo arrisca até oito anos de prisão caso seja condenado por “transmitir informações sobre os movimentos ou a localização das forças armadas”.

Em causa está um mosteiro gerido pelo ramo da Igreja Ortodoxa Ucraniana, historicamente ligado a Moscovo, mas que em maio de 2022, proclamou a sua independência em resposta ao apoio do Patriarca russo Kirill à invasão russa.

Segundo os serviços ucranianos, o mosteiro vem propagando sentimentos separatistas há anos e transmitindo “mensagens favoráveis ao Kremlin”.

2024-04-24
19:13

Mísseis, veículos, munições e muito mais. Eis como os EUA vão ajudar a Ucrânia

Primeiro equipamento deve começar a ser enviado "nas próximas horas", segundo Joe Biden
Leia mais aqui
2024-04-24
18:33

EUA transferiram em segredo mísseis ATACMS para a Ucrânia durante o mês de março - e já foram utilizados

Os EUA transferiram em segredo mísseis ATACMS para a Ucrânia durante o mês de março, avança a agência Reuters, que cita uma fonte anónima do lado americano.

A mesma fonte revelou, sem detalhar quantos foram enviados, que estes ATACMS foram incluídos num pacote de 300 milhões de dólares que Joe Biden aprovou no dia 12 de março.

Estes mísseis foram utilizados pela primeira vez cerca de um mês depois, a 17 de abril, quando as forças ucranianas atacaram um aeródromo na Crimeia a 165 quilómetros da linha da frente.

De acordo com o oficial americano, a utilização, da parte da Rússia, dos mísseis balísticos de longo alcance fornecidos pela Coreia do Norte, bem como os contínuos ataques russos às infraestruturas energéticas ucranianas, pesaram na decisão de Washington D.C.

2024-04-24
17:45

Ucrânia atacou metalúrgica russa com drone, revela fonte ucraniana à Reuters

As forças ucranianas atacaram na noite de terça para quarta-feira uma fábrica metalúrgica em Lipetsk, a cerca de 400 quilómetros da fronteira com a Ucrânia, com recurso a um drone.

A informação foi revelada por uma fonte dos serviços de informação da Ucrânia à agência Reuters.

De acordo com a fonte, o ataque destruiu parcialmente uma "estação de oxigénio" da fábrica metalúrgica de Novolipetsk, referindo que este facto terá implicações a longo prazo no funcionamento da mesma.

2024-04-24
17:23

O que contém o novo pacote que os Estados Unidos vão enviar para a Ucrânia?

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos revelou, num comunicado publicado no seu site, os equipamentos que vão ser fornecidos à Ucrânia no próximo pacote de ajuda militar, no valor de mil milhões de dólares.

Entre o equipamento militar estão munições de artilharia de 155 milímetros, mísseis anti-aéreos Stinger, mísseis antitanque Javelin, veículos de combate Bradley e ainda munições para os sistemas HIMARS.

Os Estados Unidos vão também fornecer armamento ligeiro, minas, veículos de apoio logístico e equipamentos sobressalentes.

2024-04-24
17:09

Rússia quer "perturbar" a Cimeira Global da Paz, afirma Zelensky

O presidente ucraniano afirmou esta quarta-feira que a Rússia quer "perturbar" o normal funcionamento da Cimeira Global da Paz, que decorrerá na Suíça em junho deste ano.

As palavras de Volodymyr Zelensky foram proferidas durante uma reunião com representantes de países e organizações internacionais na Ucrânia.

"Temos informações precisas dos serviços secretos - dados específicos - de que a Rússia não só pretende perturbar a Cimeira da Paz, como também tem um plano específico para o fazer: como reduzir a participação dos países, como agir para garantir que a paz não dure ainda mais tempo. E temos de contrariar isto em conjunto - temos de trabalhar em unidade para uma paz justa", disse o presidente ucraniano num discurso publicado nas suas redes sociais.

2024-04-24
16:48

Ucrânia "não está a fazer preparativos especiais" para um eventual segundo mandato de Donald Trump

Em entrevista ao The Guardian, o ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia revelou que o país não está a fazer quaisquer "preparativos especiais" para o caso de Donald Trump ser eleito para um segundo mandato enquanto presidente dos Estados Unidos.

"Não sei o que vai acontecer amanhã, nem como as elites políticas dos EUA se vão comportar. O que aprendemos com o primeiro mandato de Donald Trump como presidente é que há sempre uma forma de sair de qualquer crise", disse Dmytro Kuleba ao jornal britânico.

"Já passámos por tantas coisas desde 2014 que, sem exagero, estamos prontos para tudo", acrescentou.

2024-04-24
16:19

Biden promulga ajuda de 61 mil milhões de dólares à Ucrânia

Joe Biden (AP Photo/Evan Vucci)

O presidente dos Estados Unidos promulgou esta quarta-feira o documento que estabelece o envio de 61 mil milhões de dólares para a Ucrânia em apoio militar, após longos meses de negociações no Congresso.

O anúncio foi feito pelo próprio Joe Biden durante um discurso na Casa Branca.

Biden adiantou que o equipamento começará a ser enviado "nas próximas horas", e afirmou que este pacote vai tornar o mundo "um lugar mais seguro".

O presidente americano criticou os mais acérrimos republicanos por terem atrasado a aprovação da medida enquanto a Rússia aumentava os seus ataques contra as cidades ucranianas.

"A reação dos ucranianos tem sido espantosa. São uma força de combate com a vontade e a capacidade de vencer. A América vai enviar-lhes a ajuda de que necessitam para os manter na luta", disse Biden durante o discurso.

"Se Putin triunfar na Ucrânia, o próximo passo das forças russas poderá muito bem ser um ataque direto a um aliado da NATO", acrescentou, citado pela Sky News.

2024-04-24
15:48

"Sem segurança, nada serve": Alemanha e Reino Unido querem mais investimento europeu na defesa

Os chefes de governo alemão, Olaf Scholz, e britânico, Rishi Sunak, defenderam esta quarta-feira a importância de aumentar as despesas militares na Europa face à insegurança global.

É necessário “reforçar o pilar europeu da NATO para ter uma capacidade de dissuasão suficiente” contra eventuais agressores, disse Scholz numa comparência conjunta em Berlim, citado pela agência espanhola EFE.

Scholz e Sunak reiteraram no final de uma reunião em Berlim a importância de apoiar a Ucrânia na guerra contra a Rússia “durante o tempo que for necessário”.

O chanceler disse que a Alemanha é o país europeu que forneceu o maior volume de armas à Ucrânia desde o início da guerra, no valor de cerca de 28 mil milhões de euros.

Segundo Scholz, o orçamento alemão deste ano para ajudar a Ucrânia ascende a sete mil milhões de euros.

“Sem segurança, nada serve”, afirmou Scholz.

Referiu que a invasão da Ucrânia pela Rússia há mais de dois anos pôs em causa a arquitetura de segurança da Europa e o consenso internacional de que as fronteiras não devem ser alteradas pela força.

Scholz apelou, por isso, a todos os países europeus para tomarem as “decisões necessárias”, tendo em conta a situação económica de cada país.

“Não temos escolha, temos de investir mais na defesa, quer queiramos quer não. O mundo tornou-se mais perigoso”, concordou Sunak.

2024-04-24
15:24

Moscovo e Kiev chegam a acordo para trocar 48 crianças deslocadas

As autoridades da Rússia e Ucrânia chegaram esta quarta-feira a acordo para troca de 48 crianças deslocadas pela guerra, anunciou a comissária russa para a Infância, Maria Lvova-Belova, após a primeira reunião bilateral sobre o assunto, no Catar.

“Vinte e nove crianças regressarão à Ucrânia e 19 à Rússia, em consequência” do acordo, declarou Lvova-Belova à imprensa.

Tal como o presidente russo, Vladimir Putin, pende sob a comissária um mandado de captura emitido pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) desde a primavera de 2023.

O TPI considerou, tal como a Ucrânia, que milhares de crianças não foram deslocadas pelos combates, mas sim deportadas conscientemente pela Rússia, afirmações que Moscovo rejeita.

No sábado, a Procuradoria-Geral da Ucrânia informou que desde o início da invasão morreram 545 crianças, enquanto 1.289 ficaram feridas em graus variados de gravidade.

2024-04-24
14:07

Blinken está na China e prepara-se para lançar um forte aviso sobre a Rússia

A administração Biden tem feito soar cada vez mais o alarme sobre o apoio da China à medida que a Rússia aumenta o ritmo dos seus esforços de fabrico de armas - apoio que os EUA dizem ter permitido a Moscovo continuar a sua guerra contra a Ucrânia
Leia mais aqui
2024-04-24
13:56

Tropas ucranianas repelem ataques russos em Orihiv e Krynky

As forças ucranianas dizem ter repelido cinco ataques russos em Orihiv. A informação é avançada pelas forças de defesa do sul.

"O inimigo não desiste da sua intenção de expulsar as nossas unidades das suas posições. No setor de Orikhiv, os ocupantes lançaram cinco ataques. Dois perto de Staromaiorske e três perto de Robotyne. Não foram bem-sucedidos", reportaram no Telegram.

Foram também repelidos três ataques em Krynky.