Em atualização

GUERRA AO MINUTO | Putin considera "total absurdo" a ideia de que a Rússia quer atacar a Europa

Todas as informações mais recentes sobre o conflito na Ucrânia, que começou a 24 de fevereiro de 2022
2024-03-28

O que está a acontecer

2022-10-31
10:46

"Bombardeamento maciço" de infraestruturas leva a falhas de energia. Gabinete de Zelensky fala em "terroristas russos"

O chefe de gabinete do presidente da Ucrânia utilizou a expressão "bombardeamento maciço" para falar dos ataques russos desta manhã. 

Através do Telegram, Kyrylo Tymoshenko explicou que foram bombardeadas várias infraestruturas energéticas e isso levou a cortes de emergências.

"Mais um vez, os terroristas russos lançaram um ataque maciço às instalações do sistema de energia em várias regiões da Ucrânia. Alguns dos mísseis foram derrubados pelos sistemas de defesa antiaérea, outros acabaram por atingir os alvos pretendidos."

Nas últimas semanas, muitas cidades ucranianas têm enfrentado apagões e escassez de água devido aos ataques russos a instalações de energia ucranianas e infraestruturas essenciais em todo o país. 

De referir que os ataques desta manhã acontecem dois dias depois de a Rússia ter acusado a Ucrânia de um ataque com recurso a drones contra a frota russa do Mar Negro. Kiev negou o ataque. 

Siga ao minuto:

2024-03-28
17:16

EUA acusam líderes russos de espalhar "propaganda absurda" no ataque em Moscovo

A Casa Branca comparou os líderes russos a “comerciantes de estrume” que tentam espalhar “propaganda absurda” sobre o ataque a Moscovo, que os Estados Unidos atribuem exclusivamente ao Estado Islâmico.

John Kirby, porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos EUA, recordou que o seu tio agricultor "costumava dizer que os melhores negociantes de estrume transportam frequentemente as suas amostras na boca".

“As autoridades russas parecem ser muito bons comerciantes de estrume", concluiu o porta-voz da Casa Branca.

Hoje, a Rússia afirmou ter provas de que os autores do ataque que provocou 143 mortos numa sala de espetáculos de Moscovo tinham ligações a “nacionalistas ucranianos”, acusações descritas por Washington como “propaganda absurda”.

O ataque, que aconteceu na noite de sexta-feira passada numa grande sala de concertos, foi reivindicado pela organização jihadista Estado Islâmico, mas as autoridades russas dizem que a Ucrânia e o Ocidente foram os instigadores.

Kiev e os seus aliados negam qualquer envolvimento neste assassinato e acreditam que o Kremlin, no meio de um conflito armado contra a Ucrânia, procura culpar esta última por razões políticas.

Agência Lusa

2024-03-28
17:12

Avião militar russo despenha-se ao largo da Crimeia, piloto sobrevive

Um avião militar russo despenhou-se ao largo da Crimeia, a península ucraniana anexada pela Rússia em 2014, mas o piloto conseguiu ejetar-se e sobreviveu, indicou o governador local.

“Um avião militar caiu no mar (…). O piloto ejetou-se. Foi recuperado por equipas de salvamento de Sebastopol a uma distância de 200 metros da costa. A sua vida não está em perigo”, indicou Mikhail Razvojaiev em mensagem no Telegram.

A ofensiva militar russa no território ucraniano, desencadeada em 24 de fevereiro de 2022, mergulhou a Europa naquela que é considerada a crise de segurança mais grave desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Os aliados ocidentais da Ucrânia têm fornecido armas a Kiev e aprovado sucessivos pacotes de sanções contra interesses russos para tentar diminuir a capacidade de Moscovo de financiar o esforço de guerra.

Agência Lusa

2024-03-28
17:10

Alemanha entrega munições, drones e veículos blindados à Ucrânia

Berlim entregou ajuda militar à Ucrânia, disse o governo alemão, esta quinta-feira, citado pelo The Kyiv Independent.

Berlim forneceu à Ucrânia cinco veículos blindados de reparo e recuperação Warthog, nove veículos blindados de comando Warthog, um veículo blindado de engenharia Dachs, munição para tanques Leopard, 18 mil projéteis de artilharia, 24 mil cartuchos de 40 mm, munição e 2056 armas antitanque RGW 90 Matador, avança o The Kyiv Independent.

A Alemanha também enviou à Ucrânia 14 drones de reconhecimento Vector e 30 RQ-35 Heidrun, sensores e bloqueadores anti-drones, seis tanques de remoção de minas Wisent, um veículo blindado de recuperação Bergepanzer, seis navios-tanque Zetros, um sistema de vigilância Satcom, 70 lançadores de granadas GMG, nove arados de minas, ponchos, redes de camuflagem e dois geradores de energia de emergência. 

O ministro da Defesa alemão, Boris Pistorius, anunciou um novo pacote de ajuda à Ucrânia no valor de 500 milhões de euros no início de Março, incluindo 10 mil projécteis de artilharia dos stocks militares, 100 veículos blindados para infantaria e 100 veículos logísticos.

2024-03-28
16:59

Zelensky avisa que guerra "pode chegar à Europa e aos Estados Unidos"

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, fez um aviso à Europa e aos Estados Unidos de que a guerra também podem chegar aos seus territórios, avança o The Guardian.

“Para ele [Putin], somos um satélite da Federação Russa. Neste momento, somos nós, depois o Cazaquistão, depois os Estados Bálticos, depois a Polónia, depois a Alemanha. Pelo menos metade da Alemanha”, disse, numa entrevista à CBS, publicada esta quinta-feira, reiterando o aviso que já tinha feito antes da invasão russa ter sequer começado.

“Mesmo amanhã, os mísseis podem voar para qualquer Estado”, disse o líder ucraniano. “Esta agressão, e o exército de Putin, podem chegar à Europa, e então os cidadãos dos Estados Unidos, os soldados dos Estados Unidos, terão de proteger a Europa porque são membros da NATO.”

Na mesma entrevista, Zelensky disse ainda que a invasão russa era uma guerra “contra a democracia, contra os valores e contra o mundo inteiro”.

2024-03-28
15:30

Avião militar russo cai no mar perto de Sebastopol

Um avião militar russo caiu no mar perto de Sebastopol, uma das cidades ucranianas ocupadas pela Rússia, diz o governador local.

2024-03-28
15:15

EUA avisaram “por escrito” Moscovo sobre o ataque, revela a Casa Branca

A Casa Branca revelou, esta quinta-feira, que os Estados Unidos enviaram um aviso “por escrito” aos serviços de segurança russos no qual identificavam com exactidão a ameaça terrorista representada pelos concertos em Moscovo. Segundo a Reuters, a Casa Branca diz que é evidente que o ISIS é o único responsável pelo atentado, mas acusa a Rússia de ter ignorado os alertas, assegurando que os norte-americanos fizeram mais do que um.

2024-03-28
15:01

Rússia diz ter provas de que suspeitos do atentado em Moscovo têm ligações a "nacionalistas ucranianos"

O Comité de Investigação russo disse ter provas de que os atacantes que mataram mais de 140 pessoas num ataque a uma sala de concertos em Moscovo, na semana passada, estavam ligados a "nacionalistas ucranianos".
 
Em comunicado citado pela Reuters, o comité adianta que os atacantes receberam da Ucrânia quantias significativas de dinheiro e criptomoedas. A Ucrânia negou qualquer envolvimento no atentado.

2024-03-28
15:00

Ucrânia e Polónia fecham acordo sobre controlo de fronteiras

A Ucrânia e a Polónia estão prontas para concluir um acordo sobre o controlo conjunto das fronteiras, avança o The Kyiv Independent, que adianta que os dois países concordaram em procurar “soluções mutuamente satisfatórias” para questões relacionadas com o comércio agrícola.

2024-03-28
14:47

Ataque russo deixa 12 pessoas feridas em Mykolaiv

As autoridades da região de Mykolaiv, perto do Mar Negro, afirmaram que 12 pessoas ficaram feridas e seis edifícios residenciais ficaram danificados após um ataque russo com com um míssil balístico.

2024-03-28
14:41

Rússia bloqueia renovação de monitores de sanções à Coreia do Norte

A Rússia vetou, esta quinta-feira, a renovação anual de um painel de peritos que monitoriza a aplicação das sanções de longa data das Nações Unidas contra a Coreia do Norte por causa das suas armas nucleares e mísseis balísticos. Segundo a Reuters, a medida surge no meio de acusações lideradas pelos EUA de que a Coreia do Norte transferiu armas para a Rússia e que Moscovo as terá usado contra a Ucrânia.

2024-03-28
12:13

Zelensky nomeia Oleh Ivashchenko como novo chefe dos serviços secretos externos da Ucrânia

Volodymyr Zelensky nomeou Oleh Ivashchenko para o cargo de chefe dos serviços secretos estrangeiros da Ucrânia, avança a imprensa internacional.

"Nomeei o general de combate Oleh Ivashchenko como novo diretor do Serviço de Informações Externas da Ucrânia. Trata-se de um profissional que compreende perfeitamente as atividades dos serviços de informações e os objectivos atuais do nosso Estado. Em tempos de guerra, há assuntos absolutamente não públicos que o Serviço deve assegurar de forma rápida e eficiente. A Ucrânia deve prevalecer onde quer que o sistema de Putin tente ganhar vantagem", escreveu na rede social X.

2024-03-28
11:45

"É absurdo": Putin rejeita guerra com a NATO mas garante que a Rússia vai "destruir" F-16 cedidos à Ucrânia

Vladimir Putin garante que não tem planos para atacar países da NATO, qualificando essa ideia como um "absurdo".

Num encontro com pilotos da força aérea numa região a norte de Moscovo, o presidente russo adverte, no entanto, que, se o Ocidente fornecer caças F-16 à Ucrânia, as forças russas não vão hesitar em destruí-los.

2024-03-28
11:39

Putin falou com presidente sul-africano sobre a situação na Ucrânia

O presidente russo, Vladimir Putin, informou por telefone o seu homólogo sul-africano, Cyril Ramaphosa, sobre o ponto de situação do conflito na Ucrânia, indicou o Kremlin, citado pela Reuters.

Em comunicado, o Kremlin destaca ainda que os dois líderes debateram a cooperação entre a Rússia e a África do Sul ao nível da energia e do comércio.

2024-03-28
10:51

Rússia restringe acesso a 11 canais do Telegram por difundirem "conteúdos terroristas"

Nos últimos dois dias, as autoridades russas restringiram o acesso a 11 canais do Telegram por difundirem "conteúdos terroristas", avança a agência de notícias estatal russa RIA Novosti.

2024-03-28
10:48

Suspeito do atentado em Moscovo recorre da prisão preventiva

Aminchon Islomov, um dos oito detidos por suspeitas de envolvimento no ataque à sala de concertos de Moscovo na semana passada, recorreu da sua sentença de prisão preventiva, avança a agência de notícias estatal russa RIA Novosti.

O homem, natural do Tajiquistão, é suspeito de ter ajudado os quatro cidadãos principais suspeitos do ataque, que provocou pelo menos 143 mortes.

Islomov é um dos oito suspeitos que foram detidos pelas autoridades russas na sequência do atentado.

2024-03-28
10:00

Kuleba já está em Nova Deli para reforçar relações bilaterais entre a Ucrânia e Índia

O ministro ucraniano dos Negócios Estrangeiros, Dmytro Kuleba, chegou a Nova Deli para uma visita de dois dias que tem como objetivo reforçar as relações bilaterais e a cooperação com a Índia, que considera a Rússia sua aliada.

Segundo a Associated Press (AP), Dmytro Kuleba tem prevista esta sexta-feira uma reunião com o seu homólogo indiano, Subrahmanyam Jaishankar, bem como com o vice-conselheiro de segurança nacional.

Esta quinta-feira, Kuleba vai prestar homenagem ao líder da independência da Índia, Mahatma Gandhi, no memorial Rajghat.

2024-03-28
08:26

Rússia acusa Ucrânia de envolvimento no ataque a Moscovo, Lukashenko desmente: “Não poderiam entrar pela Bielorrússia”

Um dos principais aliados de Vladimir Putin veio desmenti-lo sobre o alegado envolvimento da Ucrânia no atentado terrorista em Moscovo. O presidente da Bielorrússia garante que os terroristas tencionavam fugir pela fronteira bielorrussa.

2024-03-28
08:21

Rússia e Myanmar planeiam mais de 50 exercícios militares conjuntos

As forças armadas da Rússia e Myanmar estão a planear mais de 50 exercícios conjuntas de cooperação militar este ano, informou a agência noticiosa estatal russa RIA Novosti, que cita o Ministério da Defesa russo.

Os exercícios incluem a formação das forças armadas, segundo a mesma fonte.

2024-03-28
08:06

Putin considera "total absurdo" absurdo a ideia de que a Rússia quer atacar a Europa

O presidente russo, Vladimir Putin, qualificou como um "total absurdo" as declarações do Ocidente de que a Rússia, depois da Ucrânia, se prepara para atacar a Europa, numa reunião com pilotos militares na região de Tver, norte do país.

“O que dizem sobre irmos atacar a Europa depois da Ucrânia é um disparate total, é intimidação da sua população”, disse Vladimir Putin citado hoje por agências russas.

Putin afirmou que “os satélites dos EUA temem uma Rússia grande e forte”, mas garantiu que não têm razão para esse receio.

“Não temos nenhuma intenção agressiva em relação a esses países”, sublinhou.

Putin disse ser um “total absurdo” falar sobre a possibilidade de “um ataque a outros países, como à Polónia e aos países bálticos”.

2024-03-27
22:57

Caças F-16 não vão mudar nada no campo de batalha mas podem transportar armas nucleares e teremos isso conta, diz Putin

De acordo com agências estatais russas, Vladimir Putin comentou a hipóteses de o Ocidente fornecer caças F-16 à Ucrânia. 

O presidente russo considera que nada mudaria no campo de batalha com a presença destas aeronaves nos céus ucranianos. 

Ainda assim, Putin lembra que os caças F-16 têm a capacidade de transportar armamento nuclear e, se forem fornecidos à Ucrânia, a Rússia terá isso em conta.