Em atualização

GUERRA AO MINUTO | Rússia não fará “quaisquer pausas nas hostilidades” durante negociações

Todas as informações mais recentes sobre o conflito na Ucrânia, que começou a 24 de fevereiro de 2022
2024-04-19

O que está a acontecer

2022-06-07
13:28

É assim que funcionam os M-777. Soldados ucranianos já usam novo armamento enviado pelos EUA na linha da frente

A Rússia continua a bombardear outras regiões do Donbass e deverá avançar com ataques em Izium, para tentar controlar a região. Isto numa altura em que o exército ucraniano já está a utilizar novo armamento enviado pelos Estados Unidos.

Siga ao minuto:

2024-04-19
16:32

Ucrânia precisa de mais sistemas de defesa aérea, artilharia e mísseis de longo alcance, diz Zelensky à NATO

Num discurso por vídeo transmitido no Conselho Ucrânia-NATO, o presidente ucraniano elencou as cinco necessidades principais da Ucrânia neste momento:

  • Fornecimento de, pelo menos, sete sistemas de defesa aérea Patriot;
  • Fornecimento de um milhão de projéteis de artilharia;
  • Fornecimento de mísseis de longo alcance;
  • Fornecimento de "um número suficiente" de caças para poder "vencer efetivamente a força aérea russa";
  • Maior velocidade na tomada das decisões de apoio à Ucrânia;

"Putin tem de ser trazido à terra, e os nossos céus têm de voltar a ser seguros. E isto é realista. E depende inteiramente da vossa escolha. É uma escolha se a vida tem realmente o mesmo valor em todo o lado. É uma escolha se tratamos todos os parceiros de forma igual. É uma escolha se somos verdadeiramente aliados", disse Zelensky no Telegram.

2024-04-19
16:16

Hackers pró-ucranianos alegam ter acedido a dados confidenciais de fabricante de drones russo

O grupo de hackers pró-ucraniano Cyber Resistence Team alegaram ter acedido, durante esta semana, a 100 gigabytes de dados confidenciais da fabricante de drones russa Albatross.

A informação foi adiantada pelo Threat Intelligence Center da empresa portuguesa de cibersegurança VisionWare.

A mesma fonte afirma que, também esta semana, o grupo de hackers pró-russo NoName atacou em massa países aliados da Ucrânia, nomeadamente Espanha, Eslovénia e Polónia.

2024-04-19
15:58

Países da NATO vão fornecer mais sistemas de defesa aérea à Ucrânia, anuncia Stoltenberg

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, anunciou esta sexta-feira, em conferência de imprensa, que os ministros da Aliança comprometeram-se a fornecer mais sistemas de defesa aérea à Ucrânia.

Stoltenberg afirmou que alguns países fizeram "compromissos concretos" que deverão ser anunciados em breve.

Quanto aos aliados que não têm sistemas de defesa aérea, como Portugal, o secretário-geral referiu que estes se comprometeram com apoio financeiro a Kiev.

"Para além dos Patriots, existem outras armas que os aliados podem fornecer, incluindo (o sistema francês) SAMP/T, e muitos outros, que não têm sistemas disponíveis, comprometeram-se a fornecer apoio financeiro para os adquirir para a Ucrânia", disse Stoltenberg, citado pela Reuters.

2024-04-19
15:47

Países do G7 prometem impor mais sanções contra entidades que ajudem o esforço de guerra da Rússia

No comunicado publicado no final da reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros do G7, os governos das maiores potências mundiais comprometeram-se com a imposição de mais sanções a quem ajudar a Rússia no seu esforço de guerra contra a Ucrânia.

"Iremos impor sanções adicionais a empresas e indivíduos de países terceiros que ajudem a Rússia a adquirir ferramentas e outros equipamentos que auxiliem a produção de armas russas ou o desenvolvimento industrial militar", pode ler-se na nota.

2024-04-19
15:35

Blinken afirma que a China é o maior fornecedor da indústria de defesa da Rússia

O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, afirmou esta sexta-feira que a China é o maior fornecedor da indústria de defesa da Rússia.

"No que diz respeito à indústria de defesa russa, a China é atualmente o principal fornecedor. Vemos a China partilhar ferramentas, semicondutores e outros bens de dupla utilização que ajudaram a Rússia a reconstruir a sua indústria de defesa", disse Blinken, à margem da cimeira do G7, que está a decorrer na ilha italiana de Capri.

"A China não pode ter as duas coisas; quer ter relações positivas e amigáveis com os países europeus, mas ao mesmo tempo está a alimentar a maior ameaça à segurança europeia desde o fim da Guerra Fria", acrescentou.

2024-04-19
15:22

"Podíamos tê-lo evitado, mas falhámos": ministro dos Negócios Estrangeiros da Estónia lamentou ataque russo a Dnipro

No X, o ministro dos Negócios Estrangeiros da Estónia, Margus Tsakhna, lamentou o ataque russo a Dnipro, que fez pelo menos oito mortos, e pediu aos aliados da Ucrânia para enviarem mais sistemas de defesa aérea para o país invadido.

"Para duas crianças ucranianas de Dnipro, esta noite foi a última. A Rússia matou-as. Podíamos tê-lo evitado, mas falhámos. A Ucrânia precisa de defesa aérea para salvar as vidas do seu povo e de armas para acabar com o terror russo. Precisam delas agora", escreveu Tsakhna.

2024-04-19
15:01

Ataque russo a Sumy faz um morto e três feridos

O gabinete do Procurador-Geral da região de Sumy informou no Telegram que um ataque russo à cidade de Bilopil fez um morto e três feridos.

"Em resultado do ataque do inimigo, um civil de 51 anos ficou gravemente ferido e morreu no hospital. Um outro homem e duas mulheres ficaram igualmente feridos", escreveu o gabinete.

2024-04-19
14:50

Polónia deteve cidadão bielorrusso suspeito de ter mandado atacar membro da equipa de Alexei Navalny

Na rede social X, o primeiro-ministro polaco, Donald Tusk, anunciou que a Polónia deteve um cidadão bielorrusso suspeito de ter encomendado o ataque contra Leonid Volkov, membro da equipa de Alexei Navalny que está exilado na Lituânia.

"Foi detido um bielorrusso que trabalhava para os russos e que ordenou a dois polacos o assassínio de um colaborador de Navalny", escreveu Tusk.

2024-04-19
14:41

Ataque russo a Mykolaiv faz um morto e dois feridos

Vitaliy Kim, governador da região de Mykolaiv, informou que um ataque das tropas russas à aldeia de Kutsurub fez esta sexta-feira um morto e dois feridos.

"Uma mulher idosa morreu na sequência do bombardeamento e o seu marido ficou ferido. Um rapaz de 14 anos também foi ferido e está a ser levado para o hospital", escreveu Kim no Telegram.

2024-04-19
14:09

Rússia volta a atacar infraestruturas portuárias de Odessa

No Telegram, o governador de Odessa, Oleh Kiper, afirmou que as forças russas atacaram as infraestruturas portuárias da cidade homónima com mísseis esta sexta-feira.

"Há danos nas infraestruturas portuárias. Até ao momento, temos conhecimento de uma vítima. Foi hospitalizado um homem", escreveu Kiper.

2024-04-19
13:25

Alemanha “não pode aceitar” relações mais estreitas entre China e Rússia

A ministra alemã dos Negócios Estrangeiros, Annalena Baerbock, avisou que a Alemanha não pode aceitar que a China mantenha relações estreitas com a Rússia. “Se a China procura abertamente uma parceria cada vez mais estreita com a Rússia, que está a travar uma guerra ilegal contra a Ucrânia, ... Não podemos aceitar isso”, disse Baerbock após uma reunião com os seus homólogos do G7 em Capri, Itália. “Apelamos à China para que faça uso da sua influência sobre Putin”, acrescentou, citada pela Reuters. 

2024-04-19
12:46

Blinken teme que ajuda à Ucrânia “chegue demasiado tarde” se for adiada

Em Capri, a propósito da reunião do G7, Antony Blinken, secretário de Estado dos Estados Unidos, teme que a ajuda à Ucrânia “chegue demasiado tarde” se for adiada. "É tarde demais? Não. Se acontecer agora, não é tarde demais. Se isso não acontecer, ou demorar muito mais tempo, existe um risco real de que sim, seja tarde demais”, disse.

2024-04-19
11:54

G7 está a ver se pode recorrer aos ativos russos congelados

O G7 está a analisar a possibilidade de utilizar os ativos russos no Ocidente e não apenas os juros dos fundos, revelou o ministro italiano dos Negócios Estrangeiros, Antonio Tajani. O Ocidente congelou cerca de 300 mil milhões de dólares (cerca de 281 mil milhões de euros) de ativos soberanos russos. 

2024-04-19
11:35

Ataque a Dnipro mata oito pessoas

O ataque russo a Dnipro matou oito pessoas e deixou 25 feridas. Entre as vítimas mortais estão dois menores, uma rapariga de 14 anos e um rapaz de oito, como relata Dmytro Kuleba, ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, numa publicação feita na rede social X.

2024-04-19
11:28

Rússia não fará “quaisquer pausas nas hostilidades” durante negociações

O ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergei Lavrov, afirmou que a Rússia está “pronta para negociações”, mas rejeita parar os ataques em território rusos. “Não faremos quaisquer pausas nas hostilidades durante as negociações. O processo deve continuar”, acrescentou em declarações à imprensa russa.

2024-04-19
11:11

Ucrânia recebe mais de 500 milhões de euros do Banco Europeu de Investimento

A Ucrânia vai receber 560 milhões de euros do Banco Europeu de Investimento para infraestruturas de energia e transportes, anunciou o governo ucraniano, citado pela Reuters.

2024-04-19
10:43

Zelensky visita linha da frente na região de Donetsk

O presidente da Ucrânia visitou, esta sexta-feira, um pelotão médico de paraquedistas na frente de batalha na região de Donetsk, no leste do país.

“Hoje, a região de Donetsk. Visitei os nossos defensores que estão em tratamento”, escreveu Volodymyr Zelenky no canal de Telegram, cita a Reuters.

2024-04-19
09:22

“Os nossos parceiros possuem as capacidades necessárias. Isso foi demonstrado nos céus do Médio Oriente e deverá funcionar também na Europa” - Zelensky volta a pedir apoio aos aliados

Numa publicação feita na rede social X - na qual lamenta mais um ataque russo em Dnipro - o presidente ucraniano volta a instar os aliados a reforçar a capacidade aérea da força aérea da Ucrânia.

“A Rússia deve ser responsabilizada pelo seu terror e todos os mísseis e drones “Shahed” devem ser interceptados. O mundo pode garantir isso e os nossos parceiros possuem as capacidades necessárias. Isto foi demonstrado nos céus do Médio Oriente e deverá funcionar também na Europa”, escreve Volodymyr Zelensky.

2024-04-19
09:19

Orpo diz que UE deve ajudar a Finlândia a impedir a chegada de migrantes da Rússia

A União Europeia deve tomar medidas para ajudar a Finlândia a evitar o afluxo de imigrantes através da Rússia, afirmou o primeiro-ministro finlandês, Petteri Orpo, citado pela Reuters.

2024-04-19
09:14

Duas pessoas foram detidas na Polónia por suspeita de terem atacado um assessor de Navalny

Duas pessoas foram detidas na Polónia por suspeita de terem atacado Leonid Volkov, um dos principais assessores exilados do falecido líder da oposição russa Alexei Navalny, noticia a Reuters, que cita a agência noticiosa estatal polaca PAP, citando o presidente lituano Gitanas Nauseda.