GUERRA AO MINUTO | Rússia diz que há combates a decorrer no centro de Pokrovsk
GUIA RÁPIDO DE LEITURA
-
NATO desvaloriza retirada parcial de tropas dos EUA da Roménia
-
"A invasão total da Rússia tornam o caso do alargamento muito claro" mas o sonho da Ucrânia na UE não deve ser para antes de 2030
-
Rússia deve "começar imediatamente os preparativos para testes nucleares em grande escala", defende ministro russo
-
EUA realizaram teste com míssil balístico intercontinental de capacidade nuclear
-
Putin pede propostas de testes nucleares em resposta ao lançamento dos EUA
Rússia perde mais um general na Ucrânia
O general russo Roman Kutuzov terá morrido durante um confronto com as tropas ucranianas em Lughansk, anunciaram as Forças Armadas ucranianas no Facebook.
"O comandante do 1.º corpo de exército russo da República Popular de Donetsk, o general Roman Kutuzov, foi oficialmente desnazificado e demilitarizado".
De acordo com a BBC, que cita a Rossiya 1, o major-general liderava um ataque a uma base ucraniana em Popasna.
"O general liderava os soldados no ataque, como se ali não houvessem coronéis suficientes. Por outro lado, Roman era o mesmo comandante que todos os outros, embora num cargo mais alto."
O ministério da Defesa russo ainda não confirmou a morte, apesar dos rumores. Também a morte do general Roman Berdnikov, comandante do 29º Exército, que terá acontecido este fim de semana, não foi confirmada.
As forças ucranianas afirmam ter abatido 12 generais russos. No entanto, três já provaram estar vivos.
Siga ao minuto:
"Esta idiotice que nós criámos de uma diplomacia que apenas fala com quem concordamos é antidiplomática em si mesma"
Tiago André Lopes defende que “a diplomacia serve para falarmos com os rivais e não com os aliados”, apontando como mau exemplo aquilo que a NATO tem vindo a fazer em relação à Rússia.
NATO está a contribuir para "extremar posições" com a Rússia: "Mark Rutte não nos dá uma ideia de esperança, mas sim de apocalipse"
Miguel Baumgartner considera que o secretário-geral da NATO está a contribuir para “extremar posições” em relação à Rússia ao afirmar que, mesmo depois da guerra na Ucrânia, Moscovo vai continuar a ser vista como uma ameaça para a Europa.
A Rússia está a equipar bombas não guiadas com motores a jato
"A Europa está finalmente a acordar, mas acordou bastante tarde para fazer face às ameaças híbridas que vêm do lado russo"
Cátia Moreira de Carvalho considera que a Europa “acordou bastante tarde” para responder às ameaças híbridas da Rússia e afirma que os europeus “têm muito a aprender com os ucranianos” do ponto de vista da defesa.
EUA e Rússia estão "num jogo de quem está disposto a ir mais longe" nos testes nucleares
O físico Diogo Valada analisa o teste com míssil balístico intercontinental de capacidade nuclear realizado pelos EUA, que desencadeou uma resposta da Rússia.
EUA fizeram "uma demonstração de força com uma arma formidável". É uma "escalada do conflito, que muitos já chamam de Segunda Guerra Fria"
Luís Guimarãis, especialista em Fusão Nuclear, analisa as propriedades do Minuteman III, o míssil de capacidade nuclear que os EUA acabaram de testar.
Trump e Putin "parecem dois pré-adolescentes carregados de hormonas" e com capacidades para "destruir o planeta várias vezes"
O comentador Azeredo Lopes antecipa a reação do Kremlin ao Minuteman III, o míssil balístico intercontinental de capacidade nuclear testado pelos EUA.
Trump quis passar "uma mensagem política de projeção de poder na capacitação militar"
A comentadora Sónia Sénica analisa o teste com míssil balístico intercontinental de capacidade nuclear realizado pelos EUA, que desencadeou uma resposta da Rússia.
Ucrânia pediu à Suécia que inicie formação de pilotos de Gripen
A Ucrânia pediu à Suécia que comece "o mais rapidamente possível" a treinar pilotos ucranianos em caças suecos Gripen, afirmou esta quinta-feira o ministro da Defesa do país.
Denys Shmyhal afirmou em Estocolmo, ao lado do seu homólogo sueco, que a Ucrânia está pronta para enviar pessoal para a Suécia de imediato.
Novo sistema para identificar e neutralizar drones russos instalado no flanco leste da NATO
A Polónia e a Roménia estão a instalar um novo sistema de armas defensivas contra drones russos, após uma série de incursões no espaço aéreo da NATO nos últimos meses, indicaram hoje fontes oficiais da Aliança Atlântica.
Fontes oficiais da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO) adiantaram à agência noticiosa norte-americano Associated Press (AP) em Bruxelas que as incursões expuseram vulnerabilidades da Aliança e aumentaram a tensão na Europa.
O novo sistema em questão é norte-americano e chama-se “Merops”.
O sistema, suficientemente pequeno para caber na bagageira de uma carrinha de dimensões médias, consegue identificar drones e aproximar-se deles, utilizando ferramentas de Inteligência Artificial para navegar mesmo quando as comunicações por satélite e eletrónicas estão bloqueadas.
Além da Polónia e da Roménia, o sistema “Merops” será também utilizado pela Dinamarca, indicaram responsáveis militares da NATO à AP, no âmbito de uma estratégia para reforçar a defesa do flanco leste da Aliança.
UE avisa Rússia para cessar todas as ameaças nucleares
A União Europeia avisou a Rússia para parar com as ameaças nucleares e pediu a todas as partes envolvidas que evitem quaisquer ações que possam desencadear uma corrida às armas.
“A União Europeia pede à Rússia que restrinja as ameaças nucleares e a todos os atores que evitem ações que desencadeiem uma nova corrida às armas”, afirmou o porta-voz, citado pela agência Reuters.
De recordar que nem Rússia nem Estados Unidos fazem testes com armas nucleares há mais de 30 anos, mas ambos os presidentes têm falado dessa possibilidade com insistência.
África do Sul diz que 17 cidadãos foram ludibriados para lutar na Ucrânia
O governo da África do Sul anunciou uma investigação para saber como é que 17 cidadãos daquele país se juntaram a forças mercenárias para combater na guerra da Ucrânia.
O caso foi conhecido depois de os homens em causa terem ligado para casa a pedir ajuda para regressar.
De acordo com a presidência sul-africana, os homens foram ludibriados com o pretexto de contratos lucrativos.
Trata-se de homens entre os 20 e os 39 anos que estão atualmente presos na região do Donbass.
“O presidente Cyril Ramaphosa ordenou uma investigação às circunstâncias que levaram ao recrutamento destes jovens”, pode ler-se no comunicado.
Angelina Jolie visitou região que a Rússia anexou
Angelina Jolie foi vista na Ucrânia esta semana durante uma visita à cidade de Kherson, um dos locais mais afetados pela guerra.
A atriz e antiga embaixadora da ONU estava numa missão humanitária, tendo visitado vários hospitais, incluindo uma maternidade e um hospital pediátrico.
Angelina Jolie teve tempo para contactar com profissionais de saúde, famílias de doentes e voluntários.
De recordar que Kherson é uma das quatro regiões que a Rússia anexou de forma unilateral.
Ucrânia mostra ataque que diz ter destruído centenas das principais armas da Rússia
A Ucrânia anunciou um ataque a uma base que albergava vários drones Shahed, uma das principais armas da Rússia, e que Kiev diz terem sido destruídos.
O local armazenava, equipava e lançava centenas destes drones de fabrico iraniano na zona que antigamente era o aeroporto de Donetsk.
De acordo com o jornal Pravda, o ataque foi levado a cabo pelas forças de operações especiais, bem como equipas de artilharia e mísseis.
Nas redes sociais está a ser partilhado por contas pró-Ucrânia o vídeo abaixo.
Commander of unmanned systems Robert 'Magyar' Brovdi reports a Shahed storage, assembly, and launch base was destroyed in occupied Donetsk. The strike followed months of intelligence work by SSO, artillery, and recon units of the 414th Brigade, culminating in a precision… https://t.co/KK7QzrMBmy pic.twitter.com/E0E707rmig
— NOELREPORTS 🇪🇺 🇺🇦 (@NOELreports) November 6, 2025
Ucrânia diz que expulsou russos da Câmara Municipal de Pokrovsk
A Ucrânia garante ter recuperado a Câmara Municipal de Pokrovsk, apresentando um vídeo que diz ser a prova disso mesmo.
A Euromaidan fala numa operação levada a cabo por tropas de assalto do regime “Skelia”, que conseguiu expulsar as forças russas do principal edifício da cidade.
A bandeira ucraniana foi novamente hasteada, escreve aquele meio de comunicação.
O vídeo pode ser visto na publicação anterior.
Este é o vídeo do dia na guerra: Ucrânia mostra bandeira a ser hasteada no centro de Pokrovsk
Um regimento do exército ucraniano divulgou imagens de drone captadas esta quarta-feira em que soldados são vistos a hastear a bandeira da Ucrânia na Câmara Municipal de Pokrovsk.
A Reuters conseguiu confirmar a localização, embora não garanta a data das filmagens.
O comunicado que divulgou o vídeo não esclareceu a altura em que a operação aconteceu, mas referiu que fez parte das operações para conquistar terreno ocupado no este da Ucrânia.
A Euromaidan dá conta de uma operação que permitiu expulsar as forças russas do edifício principal daquela localidade da região de Donetsk.
De recordar que Pokrovsk é o ponto de maior tensão no momento, com ambas as partes a terem afirmações contraditórias.
Ucrânia recebe veículos enviados pela Letónia
O ministro da Defesa da Ucrânia agradeceu à Letónia pelo “apoio incondicional”, no seguimento de uma viagem ao país durante esta semana.
Denys Shmyhal fez saber, através de uma publicação na rede social X, que coordenou com o ministro letão dos Negócios Estrangeiros, Baiba Braze, posições para as prioridades das sanções.
Os dois assinaram um memorando de cooperação entre Letónia e Ucrânia, com Kiev a receber um conjunto de carros de combate.
“A doação de veículos fabricados na Letónia é um apoio importante para os defensores ucranianos e uma oportunidade para testar a durabilidade e as capacidades dos veículos da Letónia em condições de combate”, acrescentou o ministro da Defesa da Letónia, Andris Spruds.
Há dois tipos de testes nucleares mas um deles "é uma linha vermelha" para Putin
Continua a aumentar a tensão entre os Estados Unidos e a Rússia, com os dois países a ponderarem o regresso aos testes nucleares com detonação. Vítor Gabriel Oliveira, secretário-geral da SEDES Europa, analisou o que está em causa e quais poderão ser o próximos passos.
Rússia diz que há combates a decorrer no centro de Pokrovsk
O Ministério da Defesa da Rússia afirmou esta quinta-feira que já há combates a decorrer no centro de Pokrovsk.
Citado pela Interfax, o ministério revela também que há batalhas a decorrer em Myrnohrad e Kupiansk. O governo russo diz ainda que atingiu infraestruturas energéticas e de transporte da Ucrânia durante a noite.