Em atualização

GUERRA AO MINUTO | Rússia acusa Ucrânia de voltar a atacar centro de treino em Zaporizhzhia

Todas as informações mais recentes sobre o conflito na Ucrânia, que começou a 24 de fevereiro de 2022
2024-04-18

O que está a acontecer

2022-05-23
10:17

"Casa dos Crimes de Guerra da Rússia" abre em Davos

A imagem de Volodymyr Zelensky num ecrã numa sala do Fórum Económico Mundial sobre os crimes de guerra russos (Foto: 
AP/Markus Schreiber)

Em Davos, naquela que costumava ser a casa da Rússia, e onde a delegação russa a participar no Fórum Económico Mundial costumava reunir-se ou aproveitar momentos de descontração entre conferências e painéis, foi hoje inaugurada a "Casa dos Crimes de Guerra da Rússia", uma exposição que conta com ecrãs a transmitirem intervenções do presidente ucraniano, um mapa que mostra onde morreram 4,177 civis durante a invasão russa da Ucrânia, com fotografias de ruas e casas bombardeadas, e um vídeo com mais de 4,600 imagens com provas de crimes de guerra. 

 

A exposição é financiada pelo oligarca e empresário ucraniano Victor Pinchuk, através da sua fundação e do seu PinchukArtCentre, en Kiev, refere o The Guardian. 

Siga ao minuto:

2024-04-18
14:59

Rússia restringe viagens de funcionários governamentais mesmo a países considerados "amigos"

A Rússia está a limitar a capacidade de funcionários governamentais de viajar para o estrangeiro, mesmo para países considerados "amigos", avança a Reuters.

De acordo com a agência, as instituições russas como o Serviço Federal de Segurança (FSB) têm receio de que as potências estrangeiras possam aceder, com recurso à força, a segredos de Estado.

Segundo uma fonte, os governantes foram informalmente proibidos de viajar para o estrangeiro em 2022, tendo a medida sido formalmente adotada no ano seguinte. Agora, a proibição estende-se a funcionários ministeriais com acesso a informações classificadas.

"Não se pode ir a lado nenhum, nem mesmo ao Uzbequistão ou à Bielorrússia para as férias de maio. Só se pode ir com autorização", disse outra fonte.

A Reuters afirma que, para os funcionários da Rosgvardia, do FSN e do Ministério do Interior, só há 14 destinos possíveis para viajar para o estrangeiro, maioritariamente antigos Estados soviéticos, mas também a Coreia do Norte, Cuba, o Irão e a Síria.

2024-04-18
14:32

Kuleba e Blinken reuniram-se em Capri

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Dmytro Kuleba, reuniu-se esta quinta-feira com o homólogo norte-americano, Antony Blinken, na ilha italiana de Capri, onde decorre a cimeira do G7.

"Analisámos em pormenor os nossos esforços globais conjuntos para obter mais sistemas de defesa aérea e mísseis Patriot para a Ucrânia o mais rapidamente possível. Agradeço os esforços do secretário Blinken para facilitar as decisões necessárias. Ambos salientámos a necessidade urgente de o Congresso dos EUA aprovar o pacote suplementar de ajuda à Ucrânia. Isso enviará uma mensagem de força e confiança, permitindo à Ucrânia salvar vidas e melhorar a situação no campo de batalha", escreveu Kuleba no X.

2024-04-18
14:18

Estado-Maior das Forças Armadas da Ucrânia divulga vídeo do ataque a base aérea russa na Crimeia

2024-04-18
14:11

Borrell pede aos países da União Europeia para fornecerem os seus sistemas de defesa aérea à Ucrânia

Em Capri, onde se deslocou para a cimeira do G7, o líder da diplomacia da União Europeia, Josep Borrell, pediu aos 27 para fornecerem os seus sistemas de defesa aérea à Ucrânia, de modo a que as forças de Kiev consigam proteger as suas infraestruturas críticas.

"Caso contrário, o sistema elétrico da Ucrânia será destruído. E nenhum país pode lutar sem ter eletricidade em casa, nas fábricas, na Internet, para tudo", disse Borrell à imprensa, citado pela Sky News.

2024-04-18
14:00

É "inaceitável" haver "dois pesos e duas medidas" para a ajuda a Israel e à Ucrânia, critica presidente da Lituânia

O presidente da Lituânia, Gitanas Nauseda, criticou esta quarta-feira a existência de "dois pesos e duas medidas" para o apoio a Israel e à Ucrânia.

"É inaceitável que apliquemos dois pesos e duas medidas, como muito bem referiu. A nossa ajuda a Israel não compete e não deve competir com a nossa atenção à Ucrânia", disse Nauseda aos jornalistas em Bruxelas, citado pelo canal público lituano LRT.

"Penso que se temos princípios e defendemos os valores democráticos, devemos apoiar ambos e não calcular 'damos tanto a um e tanto ao outro'", acrescentou.

2024-04-18
13:34

Rússia destrói centro de controlo do comando operacional da Ucrânia

O Ministério da Defesa da Rússia diz que destruiu o centro de controlo do Comando Operacional Norte das tropas ucranianas, avança a Tass.

2024-04-18
13:29

Ataques russos em Donetsk matam duas pessoas

As autoridades ucranianas de Donetsk, citadas pelo The Kyiv Independent, dizem que duas pessoas morreram e três ficaram feridas na sequência de ataques russos em Selydove, a cerca de 30 quilómetros a oeste de Avdiivka, e em Ocheretyne.

2024-04-18
11:29

Kremlin avisa que nova ajuda militar dos EUA à Ucrânia pode aumentar hostilidades

Embora assegure que uma nova ajuda militar dos EUA à Ucrânia não vá alterar em nada a frente de combate, o Kremlin avisa que pode aumentar hostilidades. Segundo a Reuters, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, garantiu ainda que a situação no terreno está desfavorável para as tropas de Kiev.

2024-04-18
11:25

Ucrânia reivindica ataque a aeródromo na Crimeia

Os serviços de informação ucranianos revelam que as Forças Armadas da Ucrânia reivindicam o ataque ao aeródromo russo na Crimeia que aconteceu ontem. Segundo a Reuters, foram lançados quatro mísseis e danificadas três infraestruturas.

2024-04-18
11:19

Alemanha não notificou a Rússia das detenções por sabotagem, diz a RIA

A Embaixada da Rússia na Alemanha não recebeu qualquer notificação das autoridades alemãs sobre a detenção de dois cidadãos germano-russos por suspeita de planearem ataques de sabotagem, informou a agência noticiosa estatal RIA.

2024-04-18
10:27

Rússia acusa Ucrânia de voltar a atacar centro de treino em Zaporizhzhia

A Rússia diz que as Forças Armadas Ucranianas atacaram novamente o centro de treino junto da central nuclear de Zaporizhzhia. De acordo com a TASS, a força de defesa russa neutralizou o drone que sobrevoava o telhado do edifício.

2024-04-18
09:42

Queda da Ucrânia pode levar à “III Guerra Mundial”, alerta Shmyhal

O primeiro-ministro ucraniano, Denys Shmyhal, alerta, em entrevista à BBC, que a queda do seu país na guerra contra a Rússia poderia levar à “III Guerra Mundial”, apelando por mais “fundos” para a Ucrânia, embora se tenha mostrado “cuidadosamente otimista” com um novo pacote de ajuda financeira dos Estados Unidos. “Precisamos deste dinheiro ontem, não amanhã, não hoje”, alerta o governante, deixando claro uma mensagem que tem vindo a ser transmitida por Kiev: se não houver apoios e proteção, “a Ucrânia cairá” e, como consequência, “o sistema global de segurança será destruído” e o mundo precisará encontrar “um novo sistema de segurança”, sob a pena de haver “muitos conflitos, muitos tipos de guerras e, no final das contas, isso poderá levar à Terceira Guerra Mundial”.

2024-04-18
08:48

Baerbock vê “sinais de esperança” na continuação do apoio norte-americano à Ucrânia

“Nestes tempos turbulentos, é um sinal de esperança que haja agora sinais dos republicanos nos EUA de que o apoio à Ucrânia pode ser mantido de forma intensiva”, disse a ministra alemã dos Negócios Estrangeiros, Annalena Baerbock, à margem de uma reunião com os seus homólogos do G7, em Itália. 

2024-04-18
08:27

Alemanha prende dois germano-russos por alegada conspiração de sabotagem militar

Dois cidadãos germano-russos foram detidos na Alemanha por alegadamente terem planeado ataques de sabotagem destinados a minar o apoio militar à Ucrânia, informou o Ministério Público Federal alemão, citado pela Reuters. As autoridades fizeram buscas nas casas e locais de trabalho dos dois suspeitos, acusados de trabalharem para um serviço secreto estrangeiro, informou o Ministério Público num comunicado.

2024-04-18
08:27

Ucrânia abateu os 13 drones russos durante a noite

A força aérea ucraniana afirmou ter abatido todos os 13 drones utilizados num ataque russo durante a noite em sete regiões. O ataque teve como alvo infraestruturas críticas na região ocidental de Ivano-Frankivsk, tendo os destroços provocado incêndios, afirmou o governador regional.

2024-04-18
06:20

Países da UE enviam sistemas de defesa antiaérea numa "questão de dias e semanas"

O presidente do Conselho Europeu revelou hoje que é “uma questão de dias e semanas” até os países da União Europeia (UE) enviarem os sistemas de defesa antiaérea que a Ucrânia tem incessantemente pedido.

“Isto não é uma questão de meses, é uma questão de dias e semanas”, disse Charles Michel, em declarações aos jornalistas no final do primeiro dia de reunião do Conselho Europeu, em Bruxelas.

O presidente do Conselho Europeu revelou que já há países a equacionar “utilizar mais dos 'stocks' de sistemas de defesa antiaérea que têm disponíveis”, acedendo a um pedido que o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, tem feito incessantemente nas últimas semanas.

“É muito importante cumprirmos com as nossas promessas e posso assegurar-vos que todos os intervenientes estão a fazer os possíveis para acelerar [a produção de munições]. Num período curto conseguimos aumentar as nossas capacidades de defesa ao nível da produção, mas precisamos de fazer mais”, completou Charles Michel.

2024-04-17
22:26

Rússia diz ter abatido 14 alvos aéreos em Belgorod e um drone em Voronezh

As forças defensivas da Rússia abateram 14 alvos aéreos no sul de Belgorod e um drone na região de Voronezh, anunciaram as autoridades, citadas pela agência Reuters.

O governador de Belgorod, Vyacheslav Gladkov, referiu que os alvos abatidos sobre aquela região, que faz fronteira com a Ucrânia, eram destinados à cidade com o mesmo nome.

Apesar de terem sido danificadas algumas casas, não houve vítimas deste incidente.

Já em Voronezh, e segundo o governador, Alexander Gusev, uma mulher ficou ferida e uma série de edifícios foram danificados por um drone que caiu na zona.

2024-04-17
21:35

Ajuda dos EUA está mais perto e pode ficar decidida no sábado

O presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos anunciou esta quarta-feira que vai manter o seu plano de apresentar uma série de projetos de lei sobre ajuda externa, incluindo o financiamento para a Ucrânia, depois de ter enfrentado uma pressão significativa de uma linha mais conservadora do Partido Republicano.

Mike Johnson disse, numa nota enviada aos representantes, que a votação terá lugar no sábado à noite.

"Depois de um debate e de um feedback significativo por parte dos representantes, a Comissão do Regimento da Câmara dos Representantes publicará em breve o texto de três projetos de lei que financiarão os interesses de segurança nacional dos Estados Unidos e os seus aliados em Israel, no Indo-Pacífico e na Ucrânia, incluindo uma estrutura de empréstimos para a ajuda e uma estratégia e responsabilidade reforçadas", pode ler-se na nota.

O pacote suplementar em três partes é muito semelhante ao projeto de lei do Senado em vários aspetos fundamentais, incluindo o facto de o pacote incluir um pouco mais de nove mil milhões de dólares em ajuda humanitária para Gaza e outras zonas de conflito em todo o mundo, o que tem sido uma linha vermelha para os Democratas.

Anteriormente os políticos norte-americanos admitiram que este novo projeto pode significar uma ajuda de mais 60 mil milhões de dólares (cerca de 56 mil milhões de euros) para ajudar a Ucrânia.

2024-04-17
21:28

Ucrânia lança ataque com mísseis norte-americanos a base aérea russa na Crimeia

Foram danificados caças, helicópteros e um depósito de munições
Leia mais aqui
2024-04-17
20:36

Forças ucranianas atacaram base aérea russa na Crimeia ocupada, afirma Zelensky

Na sua mensagem noturna desta quarta-feira, o presidente ucraniano mostrou satisfação pela realização de um ataque contra uma base aérea russa na Crimeia ocupada, informação ainda não confirmada por fontes independentes.

"Hoje, as Forças Armadas da Ucrânia efetuaram um ataque certeiro contra o ocupante em Dzhankoy, contra a base aérea. Obrigado, soldados! Obrigado pela vossa precisão. Obrigado ao comandante [Oleksandr] Syrskyi por organizar esta operação. O ocupante tem de perder, e cada uma das suas perdas é a força da Ucrânia", escreveu Volodymyr Zelensky na descrição do vídeo, publicado no Telegram.