GUERRA AO MINUTO | Rússia terá capturado um dos últimos redutos ucranianos em Kursk
O que está a acontecer
-
Força Aérea ucraniana ataca base de lançamento de drones russos na região de Kursk matando cerca de 20 funcionários
-
Zelensky volta a desafiar Putin para cessar-fogo de 30 dias. EUA já disseram que aceitariam de bom grado uma trégua duradoura
-
Rússia diz que a Ucrânia já perdeu mais de 75 mil soldados na região de Kursk
-
Russos atacam com drones um veículo de missão humanitária
-
Caças britânicos intercetaram aviões russos sobre o Mar Báltico
-
Zelensky diz que a Rússia intensificou os ataques esta manhã
-
Rússia acusa a Ucrânica de ter violado o cessar-fogo mais de mil vezes
New York Times informa que repórter americano não estava ao serviço do jornal
Response from a New York Times spokesperson in regard to the death of Brent Renaud in Ukraine. pic.twitter.com/K11eW685yr
— NYTimes Communications (@NYTimesPR) March 13, 2022
Em comunicado, o New York Times informa que o jornalista americano levava uma antiga acreditação do jornal, mas que não estava a trabalhar para eles neste momento.
Siga ao minuto:
Russos capturam Sukha Balka, em Donetsk
O ministério da Defesa da Rússia, citado pela agência de notícias estatal RIA Novosti, anunciou que as forças russas assumiram o controlo de Sukha Balka, na cidade de Donetsk.
"Se a Ucrânia estiver disposta, devem ser tomadas medidas para eliminar os obstáculos aos contactos", diz Kremlin
O porta-voz do Kremlin, afirmou, esta terça-feira, que "se a Ucrânia estiver disposta, devem ser tomadas medidas para eliminar os obstáculos aos contactos".
No entanto, ainda não existem planos concretos para conversações com a Ucrânia, de acordo com Dmitry Peskov,.
"Precisamos de compreender a posição da Ucrânia relativamente à suspensão dos ataques a infraestruturas civis antes de darmos a nossa resposta. Precisamos de distinguir claramente quando é que essas infraestruturas podem ser alvos de ataques e quando não", declarou o porta-voz do Kremlin.
Trump espera que Rússia e Ucrânia "cheguem a um acordo esta semana"
O presidente norte-americano, Donald Trump, escreveu, na Truth Social, que espera que a Rússia e a Ucrânia "cheguem a um acordo esta semana" e que “comecem a fazer grandes negócios” com os EUA.
Moscovo terá capturado um dos últimos redutos ucranianos em Kursk
A agência de notícias estatal TASS noticiou, esta terça-feira, que as forças russas capturaram uma das últimas posições ucranianas em Kursk: o mosteiro de São Nicolau Belogorsky na aldeia de Gornal.
Rússia destrói 10 drones ucranianos durante a noite
As unidades de defesa aérea da Rússia destruíram 10 drones ucranianos durante a noite. Cinco foram abatidos sobre a península da Crimeia, de acordo com a agência de notícias estatal, RIA Novosti.
Rússia terá lançado mais de 50 drones contra a Ucrânia durante a noite
A Força Aérea ucraniana afirmou, esta terça-feira, que a Rússia lançou 54 drones durante a noite.
A Força Aérea terá abatido 38 drones, enquanto os outros 16 não atingiram os seus alvos.
Zelensky afirma que a Ucrânia está pronta para conversações sobre o acordo para pôr termo a ataques contra alvos civis
Volodymyr Zelensky afirmou esta segunda-feira que a Ucrânia mantém a sua proposta de pôr termo aos ataques contra alvos civis e que está disposta a qualquer forma de discussão para o conseguir.
“A Ucrânia mantém a sua proposta de não atacar, no mínimo, alvos civis. Esperamos uma resposta clara de Moscovo”, afirmou Zelensky no seu discurso noturno em vídeo. “Estamos prontos para qualquer conversa sobre a forma de o conseguir”.
O presidente ucraniano defendeu ainda que as conversações desta semana com as autoridades americanas e europeias em Londres “têm uma tarefa principal: pressionar para um cessar-fogo incondicional. Este deve ser o ponto de partida”.
Zelensky afirma que a Ucrânia vai enviar uma delegação para as conversações em Londres sobre a resolução da guerra
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, confirmou esta segunda-feira que Kiev vai enviar uma delegação a Londres, na quarta-feira, para conversações com os países ocidentais sobre uma solução para a guerra de mais de três anos com a Rússia.
“Estamos prontos para avançar de forma tão construtiva quanto possível, tal como fizemos anteriormente, para alcançar um cessar-fogo incondicional, seguido do estabelecimento de uma paz real e duradoura”, escreveu Zelensky na plataforma social X.
I spoke with UK Prime Minister @Keir_Starmer — a good and detailed conversation.
— Volodymyr Zelenskyy / Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) April 21, 2025
Already this Wednesday, our representatives will be working in London. Ukraine, the United Kingdom, France, and the United States — we are ready to move forward as constructively as possible, just… pic.twitter.com/cLHexIi5UY
Putin discute a guerra na Ucrânia com o presidente da África do Sul
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, discutiu o conflito na Ucrânia numa chamada telefónica com o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, segundo o Kremlin esta segunda-feira.
Putin sublinhou a posição da Rússia sobre a necessidade de abordar as “causas profundas” do conflito e garantir os interesses de segurança da Rússia, afirmou o Kremlin, citado pela Reuters.
Kremlin diz que Putin propôs conversações com a Ucrânia sobre a moratória dos alvos civis
O presidente russo, Vladimir Putin, terá proposto conversações com a Ucrânia enquanto falava sobre os ataques a infraestruturas civis, segundo o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, a um repórter da televisão estatal russa esta segunda-feira.
Força Aérea ucraniana ataca base de lançamento de drones russos na região de Kursk matando cerca de 20 funcionários
O Estado-Maior das Forças Armadas da Ucrânia comunicou esta segunda-feira um ataque bem sucedido da aviação ucraniana ao local de onde foram lançados drones russos na região de Kursk, na Rússia.
A instalação era utilizada para treinar, equipar e lançar drones de reconhecimento, de ataque e FPV, segundo o exército ucraniano.
De acordo com o Estado-Maior, o ataque matou cerca de 20 operadores de drones.
Putin afirma que os combates recomeçaram na Ucrânia após o cessar-fogo da Páscoa
Os combates na Ucrânia recomeçaram após o cessar-fogo da Páscoa, segundo o presidente da Rússia, Vladimir Putin, a um repórter da televisão estatal russa esta segunda-feira.
Putin, afirmou também que a Rússia tem uma posição “positiva” em relação a quaisquer iniciativas de paz.
Chineses estão a contrabandear equipamento militar russo para o estrangeiro, onde o copiam e o vendem mais barato
O número de cidadãos chineses a tentar contrabandear equipamento militar e bens de duplo-uso, que têm utilidade civil e militar, para fora da Rússia está a aumentar, avança o jornal estatal Izvestia, que cita fontes anónimas.
De acordo com a investigação russa, há um número crescente de empresários chineses que adquirem vários equipamentos militares, desde coletes à prova de bala, equipamento táctico e outro tipo de materiais e depois enviam-nos para o estrangeiro através de serviços de correios internacionais.
A publicação admite que estes equipamentos depois são estudados e replicados utilizando materiais mais baratos, para serem revendidos no estrangeiro.
Evacuações anunciadas nas aldeias fronteiriças de Kursk devido à intensificação dos ataques de Kiev
As autoridades da região russa de Kursk anunciaram no sábado a evacuação depor causa da intensificação dos ataques inimigos.
“Nos últimos dois dias, as forças armadas ucranianas atacaram várias vezes a ponte sobre o rio Obesta, na aldeia de Kozino, no distrito de Rilsk, situada a dois quilómetros da fronteira ucraniana”, escreveu o governador interino de Kursk, Alexandr Khinshtein, na sua conta do Telegram.
Acrescentou que a ponte sofreu “vários danos” e que, embora os habitantes de Kozino tenham abandonado a cidade, ainda há pessoas em duas aldeias vizinhas.
As autoridades evacuaram os civis, mas "não têm o direito de o fazer pela força".
Tropas ucranianas capturaram nove militares russos em Kursk
As Forças Armadas da Ucrânia dizem que os seus soldados ajudaram a capturar nove militares russos na região de Kursk, na Rússia, onde as tropas de Kiev fizeram uma incursão surpresa no ano passado. “Nove militares do exército russo foram capturados por paraquedistas e unidades aliadas em Kursk. Os prisioneiros receberam assistência médica e psicológica em tempo hábil”, escreveram as forças de assalto aerotransportadas nas redes sociais, acrescentando que os soldados russos “se renderam aos soldados ucranianos”.
Rússia diz que registou 4,9 mil violações do cessar-fogo por parte da Ucrânia
O Ministério da Defesa da Rússia diz que registou 4,9 mil violações do cessar-fogo por parte das Forças Armadas da Ucrânia (AFU), garantindo que Kiev continuou a realizar ataques com recurso a veículos aéreos não tripulados e a disparar artilharia contra posições do exército russo, apesar do cessar-fogo da Páscoa. De recordar que este cessar-fogo foi implementado unilateralmente pela Rússia, que não respondeu ao pedido de Zelensky para que seja prolongado por 30 dias.
Alertas de ataque aéreo em Kiev
Horas depois do fim da trégua pascal imposta por Vladimir Putin às suas tropas, soaram os alertas de ataque aéreo na capital ucraniana, Kiev, e em metade da região oriental da Ucrânia, onde os ataques levados a cabo pelas tropas de Moscovo causaram danos nas regiões de Kharkiv, Dnipropetrovsk e Cherkasy, avança a Sky News.
Pelo menos 3 pessoas morreram após ataques russos na região de Kherson
Pelo menos três pessoas morreram e outras três ficaram feridas na sequência de ataques russos na região de Kherson, informou o governador Oleksandr Prokudin, numa publicação na rede social X. Os ataques aconteceram este domingo, ainda durante a trégua pascal russa, e atingiram zonas residenciais e uma loja.
At least 3 people were killed in the Kherson region over the past day due to shelling & another 3 were injured. Among the dead is a woman struck by a drone while walking down the street. 4 more people were injured in the Donetsk region. Last night, Ukraine was attacked by 96… pic.twitter.com/lLm7n612Cl
— Гюндуз Мамедов/Gyunduz Mamedov (@MamedovGyunduz) April 21, 2025
Ministério russo da Defesa acusa Ucrânia de violar "tréguas da Páscoa"
O ministério da Defesa da Rússia disse, esta segunda-feira, que as forças russas observaram "estritamente o cessar-fogo" e que "permaneceram nas suas posições".
O ministério acusou ainda a Ucrânia de violar as "tréguas da Páscoa".
China anuncia sanções a funcionários norte-americanos
O ministério dos Negócios Estrangeiros da China condenou, esta segunda-feira, as sanções aplicadas pelos EUA a funcionários chineses e decidiu "sancionar membros do congresso, funcionários e diretores de organizações não governamentais norte-americanas".