Em atualização

GUERRA AO MINUTO | Fragmentos de drone encontrados numa quinta na Roménia, perto da fronteira com a Ucrânia

Todas as informações mais recentes sobre o conflito na Ucrânia, que começou a 24 de fevereiro de 2022
2024-03-29

O que está a acontecer

  • Forças russas atacam infra-estruturas perto da cidade de Dnipro

  • “Os ucranianos são capazes de vencer a Rússia através da sua coragem, tenacidade e ideias”, garante Zelensky

  • Tropas russas terão atacado vila na região de Donetsk e ferido um homem

  • Polónia investiga Rússia devido a espionagem

  • Estado islâmico emite apelo aos "lobos solitários" para efetuarem massacres no ocidente

  • EUA criticam "negociatas corruptas" entre Coreia do Norte e Rússia após veto na ONU

  • Estado Islâmico elogiou ataque terrorista em Moscovo em mensagem gravada

  • Rússia acusa Arménia de pretender romper relações

  • Avião militar russo despenha-se ao largo da Crimeia, piloto sobrevive

2022-03-13
10:42

Ataques aéreos fazem nove mortos em Mykolayiv

Os ataques aéreos na cidade de Mykolayiv mataram nove mortos este domingo, revelou o governador regional Vitaliy Kim segundo a Reuters, que cita um comunicado online.

A cidade é vista como uma zona chave para um futuro assalto ao porto de Odessa.

Siga ao minuto:

2024-03-29
12:47

Rússia não está a discutir trégua olímpica, refere embaixador do país em França

Alexei Meshkov, embaixador da Rússia em França, afirma que o país não está em conversações para a imposição de uma trégua olímpica durante os Jogos Olímpicos deste ano, a realizar em Paris de 26 de julho a 11 de agosto.

"É muito estranho ouvir falar da trégua olímpica quando não temos qualquer diálogo sobre este tema a nível estatal", disse Meshkov ao canal Russia 24.

No dia 16 de março, o presidente francês Emmanuel Macron afirmou iria pedir à Rússia uma trégua durante o evento desportivo.

2024-03-29
12:23

Rússia acusa Ocidente de "estrangular" a Coreia do Norte com sanções

A porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Maria Zakharova, acusou esta sexta-feira o Ocidente, com os Estados Unidos à cabeça, de "estrangular" a Coreia do Norte com sanções.

As palavras da representante surgem após a Rússia ter vetado uma resolução do Conselho de Segurança da ONU que permitia que um grupo de peritos se deslocasse ao país para verificar o cumprimento das sanções, impostas pela primeira vez em 2006 após o primeiro teste nuclear da Coreia do Norte.

"As sanções do Conselho de Segurança da ONU são acompanhadas de graves consequências humanitárias para a população civil da Coreia do Norte, sendo este efeito ainda mais exacerbado por medidas coercivas unilaterais ilegais. Atualmente, assiste-se a uma nova escalada da situação na região, causada pela atividade militar cada vez mais agressiva dos EUA e dos seus aliados. Em Pyongyang, esta situação é corretamente encarada como uma ameaça à segurança nacional", afirmou Zakharova no seu canal na rede social Telegram.

2024-03-29
12:10

Procuradoria-Geral da Rússia quer que a "rainha" da música pop soviética seja considerada "agente estrangeira"

O gabinete da Procuradoria-Geral da Rússia pediu ao Ministério da Justiça do país para designar Alla Pugacheva, a mais reconhecida cantora pop da Rússia e da era soviética, como "agente estrangeira".

A informação foi avançada pela agência RIA Novosti, que cita o próprio pedido.

2024-03-29
12:05

Zelensky demite embaixador da Ucrânia na Moldova

O presidente ucraniano demitiu esta sexta-feira o embaixador do país na Moldova, avança o jornal Ukrainska Pravda, citando um decreto presidencial.

Mark Shevchenko ocupava esta posição desde fevereiro de 2020. O nome do seu sucessor ainda não é conhecido.

2024-03-29
11:56

Ucrânia recebe 1,5 mil milhões de dólares em financiamento no âmbito do programa do Banco Mundial

A Ucrânia recebeu uma parcela de 1,5 mil milhões de dólares de financiamento, ao abrigo de um programa do Banco Mundial, disse o primeiro-ministro ucraniano Denys Shmyhal na sexta-feira. Isso permite, diz, ajudar o país a reforçar o orçamento e a fazer face a despesas sociais enquanto se defende contra a invasão russa.

A Ucrânia depende da ajuda financeira dos seus parceiros ocidentais, mas o financiamento estrangeiro diminuiu nos primeiros dois meses deste ano e um pacote de ajuda dos Estados Unidos foi bloqueado pelos republicanos no Congresso durante meses.

2024-03-29
11:25

“Putin não tem um historial que prima por dizer a verdade, usa a mentira de forma hábil - tudo aquilo que diz deve ser devidamente pensado e ponderado”

Vladimir Putin diz que a ideia de a Rússia atacar países da NATO é um completo disparate. O major-general Isidro Morais Pereira, especialista militar, diz que o objetivo do presidente russo, com este discurso, é ”demover os países ocidentais de entrarem numa corrida armamentista e se preparem para um conflito sério com a Rússia”. 

2024-03-29
11:25

"A Federação Russa está muito habituada a contornar as medidas sancionatórias aplicadas": vetou o prolongamento de mandato de peritos para a Coreia do Norte

A Rússia vetou, pela primeira vez em 14 anos, uma resolução do Conselho de Segurança da ONU que prolonga até 2025 o mandato do painel de peritos que auxilia o comité de sanções para a Coreia do Norte. Sónia Sénica, comentadora da CNN Portugal,  analisa a resolução, redigida pelos EUA. 

2024-03-29
11:18

Donald Tusk: “Estamos numa era pré-guerra e a Europa tem de estar preparada para se defender”

O primeiro-ministro da Polónia, Donald Tusk, alerta que a Europa está a viver uma “era pré-guerra” e que tem de estar preparada para se defender. Numa entrevista em Varsóvia publicada pela aliança europeia de meios de comunicação Lena, Tusk apela ao cumprimento do compromisso da NATO de dedicar 2% do produto interno bruto (PIB) de cada país membro à defesa. Na mesma entrevista, defende o aumento da ajuda à Ucrânia.

2024-03-29
11:04

O principal general ucraniano diz que o país precisa de menos tropas do que o esperado

O exército ucraniano precisará mobilizar menos tropas do que o inicialmente planificado para enfrentar a invasão russa que já dura há dois anos, declarou o principal general de Kiev na sexta-feira. O presidente Volodymir Zelensky disse em dezembro que seu exército havia proposto mobilizar até 500 mil ucranianos a mais nas forças armadas enquanto a Rússia intensificava os ataques ao longo da linha de frente de 1.000 quilómetros.O comandante-chefe Oleksandr Syrskyi, que foi nomeado no mês passado, disse, numa entrevista à imprensa ucraniana, que o número foi "significativamente reduzido" após uma revisão dos recursos, mas sem avançar um novo número.

2024-03-29
10:58

Alerta vermelho em praticamente toda a Ucrânia

Foram lançados mísseis a partir de 11 bombardeiros russos (T-95). Mísseis X-101 e X-55. Como são mísseis de cruzeiro (subsónicos) apenas vão entrar no espaço aéreo da Ucrânia dentro de sensivelmente uma hora. Só nesse momento será também possível determinar a direção.

Praticamente todo o país em alerta vermelho.

2024-03-29
10:56

Ucrânia diz ter abatido 843 alvos aéreos

A Ucrânia afirma ter abatido 84 alvos aéreos durante uma ofensiva russa de drones e mísseis. O Ministério da Defesa da Ucrânia disse ter abatido 58 UAVs Shahed, 17 mísseis de cruzeiro Kh-101, cinco mísseis aéreos guiados Kh-59 e quatro mísseis de cruzeiro Iskander-K.

2024-03-29
09:20

Três explosões ouvidas perto da fronteira com a Ucrânia durante a noite

As autoridades da Moldávia afirmam que três explosões foram ouvidas perto da fronteira com a Ucrânia durante a noite, avançam os meios de comunicação locais.

As explosões parecem ter acontecido na região de Novodnestrovsk, na Ucrânia, ao norte da fronteira com a Moldávia, foram ouvidas na Moldávia.

2024-03-29
09:18

Autoridades romenas dizem ter encontrado fragmentos de drones numa quinta perto da fronteira com a Ucrânia

O Ministério da Defesa romeno afirma que foram encontrados fragmentos de drones numa quinta perto da fronteira com a Ucrânia. A quinta está localizada perto do rio Danúbio, que separa os dois países, no extremo sudoeste da Ucrânia.

Os moradores locais terão relatado que ouviram “ruídos estranhos” e há imagens que pareciam mostrar um drone a cair do céu.

“Na noite de 28 de março, foram identificados fragmentos que parecem ter vindo de um dispositivo aéreo [drone] numa terra agrícola na Ilha Grande Braila”, escreveu o Ministério da Defesa.

“O Ministério da Defesa Nacional, juntamente com estruturas especializadas do sistema de defesa nacional, ordem pública e segurança nacional, está a conduzir uma investigação ao incidente de sexta-feira, 29 de março, de acordo com procedimentos operacionais específicos”, acrescentou.

2024-03-29
09:08

Ataque massivo à infraestrutura energética ucraniana

Ataques de mísseis e drones russos atingiram centrais térmicas e hidroelétricas no centro e oeste da Ucrânia, avança a operadora de rede elétrica Ukrenergo. “Durante a noite, os russos atacaram novamente as instalações de energia num ataque massivo e combinado”, escreveu a empresa, numa publicação na rede Telegram.

O ministro da Energia ucraniano, German Galuschenko, informou que as instalações de energia nas regiões de Dnipropetrovsk, Poltava e Cherkasy foram atacadas: “As instalações de geração de eletricidade foram alvo de drones e mísseis”.

A televisão ucraniana disse que explosões foram ouvidas nas regiões de Ivano-Frankivsk e Khmelnytskyi, bem como na cidade de Dnipro.

2024-03-29
09:04

Ucrânia destrói 58 drones e 26 mísseis

As forças ucranianas dizem ter destruído 58 dos 60 drones de ataque lançados pela Rússia durante a noite, bem como 26 dos 39 mísseis de cruzeiro. “Na noite de 29 de março de 2024, o inimigo lançou um poderoso ataque aéreo e de mísseis contra o setor de energia e combustível da Ucrânia, utilizando vários tipos de mísseis e drones de ataque”, afirmou o chefe da Força Aérea Ucraniana na sexta-feira.

Em Kamianské, uma cooperativa agrícola foi danificada. Cinco pessoas ficaram feridas, duas em estado grave, de acordo com a AFP.

2024-03-29
09:00

Rússia derruba 15 foguetes Vampire na região de Belgorod

Ministério da Defesa russo informou que os sistemas de defesa aérea de Putin derrubaram 15 foguetes RM-70 Vampire na última noite sobre a região de Belgorod, na fronteira com a Ucrânia. As informações foram publicadas no Telegram, onde o Ministério da Defesa russo sublinhou que as defesas antiaéreas frustraram um “ataque terrorista contra alvos no território da Federação Russa”.

De acordo com o governador da região de Belgorod, Viacheslav Gladkov, como resultado do ataque, que não causou vítimas, foram danificadas as janelas de 37 apartamentos de 17 edifícios da capital, bem como as do estádio Belgorod-Arena e de uma escola.

2024-03-29
00:00

Forças russas atacam infra-estruturas perto da cidade de Dnipro

As forças russas atacaram infra-estruturas na madrugada desta sexta-feira no distrito de Kamianske, perto da cidade central ucraniana de Dnipro e pelo menos uma pessoa ficou ferida, disse o governador regional, citado pela Reuters.
 
"O principal objetivo do inimigo é o nosso povo e os locais vitais da população", escreveu o governador Serhiy Lysak no Telegram.

2024-03-28
23:42

“Os ucranianos são capazes de vencer a Rússia através da sua coragem, tenacidade e ideias”, garante Zelensky

No vídeo diário de Volodymyr Zelensky, o presidente da Ucrânia realçou a influência russa em várias regiões do globo.

“A Rússia gasta milhões e milhões de dólares todos os anos em operações de influência noutros países. Espalham o caos, minam o trabalho das instituições estabelecidas, financiam a desinformação e subornam dirigentes civis e políticos.

Várias regiões do planeta estão em causa. África, várias partes da Ásia e a Europa, que é particularmente vulnerável à desestabilização provocada e alimentada pelo sistema de Putin. Os serviços secretos russos e os esforços para espalhar o caos também visam as duas Américas.

Esta influência russa atua contra o nosso país e a nossa defesa. É evidente que não podemos igualar os recursos financeiros da Rússia. No entanto, os ucranianos são capazes de vencer a Rússia através da sua coragem, tenacidade e ideias”, pode ler-se.

2024-03-28
22:03

"O Ocidente não deseja retomar o diálogo com a Rússia", disse Lavrov

"Se considerarmos as nossas relações com o Ocidente, então não. Desse lado não há qualquer desejo de retomar a cooperação igualitária", disse Sergey Lavrov, Ministro das Relações Exteriores da Rússia, em entrevista ao Izvestia, citado pela agência RIA Novosti. 

2024-03-28
21:39

Tropas russas terão atacado vila na região de Donetsk e ferido um homem

As tropas russas terão atacado, esta quinta-feira, Novooleksandrivka, na região de Donetsk, ferindo um homem de 49 anos. A informação foi afançada pelo Suspilne, que citou um porta-voz do gabinete do procurador regional.

O ataque aconteceu durante a tarde e feriu um homem que se encontrava no seu jardim.