Em atualização

GUERRA AO MINUTO | Zelensky avisa que guerra "pode chegar à Europa e aos EUA". Tropas russas terão atacado vila na região de Donetsk e ferido um homem

Todas as informações mais recentes sobre o conflito na Ucrânia, que começou a 24 de fevereiro de 2022
2024-03-28

O que está a acontecer

2022-03-13
05:33

Base militar em Yavoriv, perto da fronteira com a Polónia, bombardeada

O Centro para a Manutenção da Paz e Segurança internacional em Yavoriv, perto da fronteira com a Polónia, foi bombardeado por militares russos, avançam as autoridades militares da região de Lviv, citadas pela agência Reuters.

De acordo com a publicação da autoridade no Telegram, oito mísseis foram disparados contra esta base militar ucraniana, especializada em treino de soldados para missões de manutenção da paz.

 

 

 

"Os ocupantes realizaram um ataque aéreo ao Centro Internacional para a Manutenção da Paz e Segurança. De acordo com informações preliminares, dispararam oito mísseis. Estão a ser recolhidas informações sobre as [potenciais] vítimas", disse a administração regional de Lviv em comunicado.

A cidade de Yavoriv fica localizada a 62,3 quilómetros de distância do centro de Lviv. Por outro lado, estes bombardeamentos foram registados a cerca de 25 quilómetros da fronteira com a Polónia.

Siga ao minuto:

2024-03-29
00:00

Forças russas atacam infra-estruturas perto da cidade de Dnipro

As forças russas atacaram infra-estruturas na madrugada desta sexta-feira no distrito de Kamianske, perto da cidade central ucraniana de Dnipro e pelo menos uma pessoa ficou ferida, disse o governador regional, citado pela Reuters.
 
"O principal objetivo do inimigo é o nosso povo e os locais vitais da população", escreveu o governador Serhiy Lysak no Telegram.

2024-03-28
23:42

“Os ucranianos são capazes de vencer a Rússia através da sua coragem, tenacidade e ideias”, garante Zelensky

No vídeo diário de Volodymyr Zelensky, o presidente da Ucrânia realçou a influência russa em várias regiões do globo.

“A Rússia gasta milhões e milhões de dólares todos os anos em operações de influência noutros países. Espalham o caos, minam o trabalho das instituições estabelecidas, financiam a desinformação e subornam dirigentes civis e políticos.

Várias regiões do planeta estão em causa. África, várias partes da Ásia e a Europa, que é particularmente vulnerável à desestabilização provocada e alimentada pelo sistema de Putin. Os serviços secretos russos e os esforços para espalhar o caos também visam as duas Américas.

Esta influência russa atua contra o nosso país e a nossa defesa. É evidente que não podemos igualar os recursos financeiros da Rússia. No entanto, os ucranianos são capazes de vencer a Rússia através da sua coragem, tenacidade e ideias”, pode ler-se.

2024-03-28
21:39

Tropas russas terão atacado vila na região de Donetsk e ferido um homem

As tropas russas terão atacado, esta quinta-feira, Novooleksandrivka, na região de Donetsk, ferindo um homem de 49 anos. A informação foi afançada pelo Suspilne, que citou um porta-voz do gabinete do procurador regional.

O ataque aconteceu durante a tarde e feriu um homem que se encontrava no seu jardim.

2024-03-28
21:34

Polónia investiga Rússia devido a espionagem

A agência de segurança polaca esteve a revistar várias propriedades na sequência de uma investigação sobre a alegada espionagem russa, cita a Sky News. A agência garantiu que as buscas foram realizadas com outros serviços de segurança europeus.

“Foram documentadas ações destinadas a organizar iniciativas pró-Rússia e campanhas mediáticas nos países da União Europeia”, disse a agência.
 

2024-03-28
21:32

Estado islâmico emite apelo aos "lobos solitários" para efetuarem massacres no ocidente

O Estado Islâmico emitiu esta quinta-feira um apelo a terroristas “lobos solitários” para que efetuem massacres contra cristãos e judeus no ocidente, durante o mês do Ramadão, citando os Estados Unidos, Israel e Europa.

O porta-voz do grupo terrorista, Abu Hudhayfah Al-Ansari, aclamou o atentado na sala de concertos no Crocus City Hall, na periferia de Moscovo, que na sexta-feira provocou 143 mortos e cerca de 200 feridos, segundo os números das autoridades russas.

A mensagem em árabe, difundida pelos habituais canais de propaganda do grupo jihadista, foi confirmada pelo Site Intelligence Group, um organismo especializado em rastrear os grupos terroristas.

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, reconheceu na segunda-feira que o atentado foi efetuado por “islamistas radicais”, apesar de ter assegurado ser necessário investigar “quem beneficia” do ataque, numa alusão a possíveis vínculos dos detidos com a Ucrânia.

Agência Lusa

2024-03-28
21:13

EUA criticam "negociatas corruptas" entre Coreia do Norte e Rússia após veto na ONU

A diplomacia norte-americana criticou hoje o veto russo a uma resolução do Conselho de Segurança da ONU sobre monitorização das sanções à Coreia do Norte, denunciando "negociatas corruptas" entre os dois países, particularmente em matéria de armamento.

“As ações de hoje da Rússia minaram cinicamente a paz e a segurança internacionais, tudo para promover negociatas corruptas que Moscovo firmou com a Coreia do Norte”, disse o porta-voz do Departamento de Estado, Matthew Miller, em conferência de imprensa.

A Rússia vetou hoje, pela primeira vez em 14 anos, uma resolução do Conselho de Segurança da ONU que prolongaria até 2025 o mandato do painel de peritos que auxilia o comité de sanções para a Coreia do Norte.

A resolução, redigida pelos Estados Unidos, recebeu 13 votos a favor, a abstenção da China e o voto contra da Rússia, que como membro permanente do Conselho de Segurança tem o poder de bloquear um projeto de resolução.

O projeto visava estender o mandato do painel de peritos até 30 de abril de 2025 e solicitava aos especialistas que apresentassem de forma confidencial o seu relatório intercalar ao Conselho.

A resolução não altera o regime de sanções a Pyongyang, que permanece em vigor e que está relacionado, sobretudo, com o seu programa nuclear.

2024-03-28
19:41

Shmyhal e Duda reuniram-se em Varsóvia

O primeiro-ministro ucraniano, Denys Shmyhal, reuniu-se com o presidente polaco Andrzej Duda, como parte da sua visita oficial a Varsóvia, avança o The Kyiv Independent.

Antes de se reunir com Duda, Denys Shmyhal manteve conversações com o primeiro-ministro polaco, Donald Tusk, sobre o comércio agrícola, uma questão que provocou protestos em grande escala de agricultores na Polónia e um bloqueio na fronteira com a Ucrânia.

A Polónia e a Ucrânia concordaram em procurar “soluções mutuamente satisfatórias” para questões relacionadas com o comércio agrícola, afirmou um comunicado conjunto entre Shmyhal e Tusk.

Shmyhal disse na rede social X que agradeceu a Duda “pela sua contribuição pessoal decisiva e significativa para apoiar a Ucrânia”.

“Conversamos sobre ajudar a Ucrânia com armas e combinar os nossos esforços para a integração na NATO e na UE ”, disse.

A conversa dizia respeito ao “apoio da Polónia às actividades empreendidas pela Ucrânia no seu caminho para a adesão à União Europeia e à NATO ”, disse Andrzej Duda na rede social X.
 

2024-03-28
19:35

Estado Islâmico elogiou ataque terrorista em Moscovo em mensagem gravada

Segundo a Sky News, um porta-voz do Estado Islâmico elogiou o ataque terrorista reivindicado por uma facção do grupo em Moscovo na sexta-feira, através de uma mensagem partilhada online.

Na mensagem, o grupo pediu aos seus apoiantes para terem como alvo “os criminosos em todos os lugares”. 

2024-03-28
19:32

Rússia acusa Arménia de pretender romper relações

A Rússia acusou a Arménia de procurar romper os laços cada vez mais fragilizados entre os dois países, num momento e que Erevan questiona a função de Moscovo como garante da segurança regional.

O pequeno país do Cáucaso – cujas relações se mantinham extremamente tensas com o Azerbaijão, o seu vizinho turcófono, após a queda da União Soviética e em torno do enclave do Nagorno-Karabakh –, acusou a Rússia de não ter atuado para o auxiliar quando a guerra voltou a eclodir em 2020.

“A liderança arménia, sob falsos pretextos e ao manipular a história dos três últimos anos, conduz deliberadamente à rutura das relações com a Federação da Rússia”, declarou o ministro dos Negócios Estrangeiros, Serguei Lavrov, em entrevista aos ‘media’ russos.

A Arménia admitiu recentemente que poderia abandonar o Tratado de Segurança Coletiva, uma aliança de antigas repúblicas soviéticas impulsionada pela Rússia.

Agência Lusa

2024-03-28
18:18

Zelensky reuniu-se com a Presidente da Assembleia Nacional da França, Braun-Pivet

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, reuniu-se em Kiev com a presidente da Assembleia Nacional Francesa, Yaël Braun-Pivet, de acordo com a assessoria de imprensa do presidente.

“Hoje tive uma reunião de fundo com a delegação da Assembleia Nacional Francesa, liderada pelo Presidente Yaël Braun-Pivet. A Ucrânia agradece a recente aprovação pelo Parlamento francês do Acordo de Cooperação de Segurança Ucraniano-Francês”, escreveu Zelensky, no Facebook, citado pelo Ukrinform.

Ambas as partes discutiram a cooperação em defesa e as necessidades prioritárias do exército ucraniano, e deram especial atenção às últimas propostas do Presidente Emmanuel Macron para expandir o apoio à Ucrânia.

“Estou grato aos nossos parceiros franceses pela sua solidariedade para com o nosso país e o nosso povo”, sublinhou Zelensky.

2024-03-28
17:16

EUA acusam líderes russos de espalhar "propaganda absurda" no ataque em Moscovo

A Casa Branca comparou os líderes russos a “comerciantes de estrume” que tentam espalhar “propaganda absurda” sobre o ataque a Moscovo, que os Estados Unidos atribuem exclusivamente ao Estado Islâmico.

John Kirby, porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos EUA, recordou que o seu tio agricultor "costumava dizer que os melhores negociantes de estrume transportam frequentemente as suas amostras na boca".

“As autoridades russas parecem ser muito bons comerciantes de estrume", concluiu o porta-voz da Casa Branca.

Hoje, a Rússia afirmou ter provas de que os autores do ataque que provocou 143 mortos numa sala de espetáculos de Moscovo tinham ligações a “nacionalistas ucranianos”, acusações descritas por Washington como “propaganda absurda”.

O ataque, que aconteceu na noite de sexta-feira passada numa grande sala de concertos, foi reivindicado pela organização jihadista Estado Islâmico, mas as autoridades russas dizem que a Ucrânia e o Ocidente foram os instigadores.

Kiev e os seus aliados negam qualquer envolvimento neste assassinato e acreditam que o Kremlin, no meio de um conflito armado contra a Ucrânia, procura culpar esta última por razões políticas.

Agência Lusa

2024-03-28
17:12

Avião militar russo despenha-se ao largo da Crimeia, piloto sobrevive

Um avião militar russo despenhou-se ao largo da Crimeia, a península ucraniana anexada pela Rússia em 2014, mas o piloto conseguiu ejetar-se e sobreviveu, indicou o governador local.

“Um avião militar caiu no mar (…). O piloto ejetou-se. Foi recuperado por equipas de salvamento de Sebastopol a uma distância de 200 metros da costa. A sua vida não está em perigo”, indicou Mikhail Razvojaiev em mensagem no Telegram.

A ofensiva militar russa no território ucraniano, desencadeada em 24 de fevereiro de 2022, mergulhou a Europa naquela que é considerada a crise de segurança mais grave desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Os aliados ocidentais da Ucrânia têm fornecido armas a Kiev e aprovado sucessivos pacotes de sanções contra interesses russos para tentar diminuir a capacidade de Moscovo de financiar o esforço de guerra.

Agência Lusa

2024-03-28
17:10

Alemanha entrega munições, drones e veículos blindados à Ucrânia

Berlim entregou ajuda militar à Ucrânia, disse o governo alemão, esta quinta-feira, citado pelo The Kyiv Independent.

Berlim forneceu à Ucrânia cinco veículos blindados de reparo e recuperação Warthog, nove veículos blindados de comando Warthog, um veículo blindado de engenharia Dachs, munição para tanques Leopard, 18 mil projéteis de artilharia, 24 mil cartuchos de 40 mm, munição e 2056 armas antitanque RGW 90 Matador, avança o The Kyiv Independent.

A Alemanha também enviou à Ucrânia 14 drones de reconhecimento Vector e 30 RQ-35 Heidrun, sensores e bloqueadores anti-drones, seis tanques de remoção de minas Wisent, um veículo blindado de recuperação Bergepanzer, seis navios-tanque Zetros, um sistema de vigilância Satcom, 70 lançadores de granadas GMG, nove arados de minas, ponchos, redes de camuflagem e dois geradores de energia de emergência. 

O ministro da Defesa alemão, Boris Pistorius, anunciou um novo pacote de ajuda à Ucrânia no valor de 500 milhões de euros no início de Março, incluindo 10 mil projécteis de artilharia dos stocks militares, 100 veículos blindados para infantaria e 100 veículos logísticos.

2024-03-28
16:59

Zelensky avisa que guerra "pode chegar à Europa e aos Estados Unidos"

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, fez um aviso à Europa e aos Estados Unidos de que a guerra também podem chegar aos seus territórios, avança o The Guardian.

“Para ele [Putin], somos um satélite da Federação Russa. Neste momento, somos nós, depois o Cazaquistão, depois os Estados Bálticos, depois a Polónia, depois a Alemanha. Pelo menos metade da Alemanha”, disse, numa entrevista à CBS, publicada esta quinta-feira, reiterando o aviso que já tinha feito antes da invasão russa ter sequer começado.

“Mesmo amanhã, os mísseis podem voar para qualquer Estado”, disse o líder ucraniano. “Esta agressão, e o exército de Putin, podem chegar à Europa, e então os cidadãos dos Estados Unidos, os soldados dos Estados Unidos, terão de proteger a Europa porque são membros da NATO.”

Na mesma entrevista, Zelensky disse ainda que a invasão russa era uma guerra “contra a democracia, contra os valores e contra o mundo inteiro”.

2024-03-28
15:30

Avião militar russo cai no mar perto de Sebastopol

Um avião militar russo caiu no mar perto de Sebastopol, uma das cidades ucranianas ocupadas pela Rússia, diz o governador local.

2024-03-28
15:15

EUA avisaram “por escrito” Moscovo sobre o ataque, revela a Casa Branca

A Casa Branca revelou, esta quinta-feira, que os Estados Unidos enviaram um aviso “por escrito” aos serviços de segurança russos no qual identificavam com exactidão a ameaça terrorista representada pelos concertos em Moscovo. Segundo a Reuters, a Casa Branca diz que é evidente que o ISIS é o único responsável pelo atentado, mas acusa a Rússia de ter ignorado os alertas, assegurando que os norte-americanos fizeram mais do que um.

2024-03-28
15:01

Rússia diz ter provas de que suspeitos do atentado em Moscovo têm ligações a "nacionalistas ucranianos"

O Comité de Investigação russo disse ter provas de que os atacantes que mataram mais de 140 pessoas num ataque a uma sala de concertos em Moscovo, na semana passada, estavam ligados a "nacionalistas ucranianos".
 
Em comunicado citado pela Reuters, o comité adianta que os atacantes receberam da Ucrânia quantias significativas de dinheiro e criptomoedas. A Ucrânia negou qualquer envolvimento no atentado.

2024-03-28
15:00

Ucrânia e Polónia fecham acordo sobre controlo de fronteiras

A Ucrânia e a Polónia estão prontas para concluir um acordo sobre o controlo conjunto das fronteiras, avança o The Kyiv Independent, que adianta que os dois países concordaram em procurar “soluções mutuamente satisfatórias” para questões relacionadas com o comércio agrícola.

2024-03-28
14:47

Ataque russo deixa 12 pessoas feridas em Mykolaiv

As autoridades da região de Mykolaiv, perto do Mar Negro, afirmaram que 12 pessoas ficaram feridas e seis edifícios residenciais ficaram danificados após um ataque russo com com um míssil balístico.

2024-03-28
14:41

Rússia bloqueia renovação de monitores de sanções à Coreia do Norte

A Rússia vetou, esta quinta-feira, a renovação anual de um painel de peritos que monitoriza a aplicação das sanções de longa data das Nações Unidas contra a Coreia do Norte por causa das suas armas nucleares e mísseis balísticos. Segundo a Reuters, a medida surge no meio de acusações lideradas pelos EUA de que a Coreia do Norte transferiu armas para a Rússia e que Moscovo as terá usado contra a Ucrânia.