Em atualização

GUERRA AO MINUTO | Putin considera "total absurdo" a ideia de que a Rússia quer atacar a Europa

Todas as informações mais recentes sobre o conflito na Ucrânia, que começou a 24 de fevereiro de 2022
2024-03-28

O que está a acontecer

2022-03-13
01:44

Quase 13 mil pessoas retiradas da Ucrânia. Ajuda humanitária é esperada em Mariupol este domingo

O presidente ucraniano gravou mais uma mensagem à nação durante a madrugada de mais um dia de invasão ucraniana e em que o cerco militar russo a Kiev, a capital, é cada vez mais intenso. 

No vídeo, com cerca de 11 minutos, Volodymyr Zelensky afirma que batalhas estão a ser travadas perto de Zhytomyr, de Kiev, Chernihiv, Sumy, Kharkiv e Luhansk e garante que “todos os dias e toda a noite, as forças armadas ucranianas têm de encontrar novas formas de causar o máximo dano possível ao inimigo”.

Zelensky avançou que 12,729 pessoas foram retiradas do país através de corredores verdes e afirmou que um carregamento humanitário deverá chegar este domingo a Mariupol - está neste momento em Berdyansk.

“Em todas as ocasiões, repito constantemente aos nossos aliados e parceiros no exterior que eles têm de fazer mais pela Ucrânia, pelos ucranianos. Porque não é só para a Ucrânia. Isto é para todos na Europa. O mal que bombardeia propositadamente cidades pacíficas... O mal que dispara até em ambulâncias e explode hospitais não vai parar só num país, se tiver força para ir mais longe”, afirma o presidente ucraniano.

 

 

Siga ao minuto:

2024-03-28
17:16

EUA acusam líderes russos de espalhar "propaganda absurda" no ataque em Moscovo

A Casa Branca comparou os líderes russos a “comerciantes de estrume” que tentam espalhar “propaganda absurda” sobre o ataque a Moscovo, que os Estados Unidos atribuem exclusivamente ao Estado Islâmico.

John Kirby, porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos EUA, recordou que o seu tio agricultor "costumava dizer que os melhores negociantes de estrume transportam frequentemente as suas amostras na boca".

“As autoridades russas parecem ser muito bons comerciantes de estrume", concluiu o porta-voz da Casa Branca.

Hoje, a Rússia afirmou ter provas de que os autores do ataque que provocou 143 mortos numa sala de espetáculos de Moscovo tinham ligações a “nacionalistas ucranianos”, acusações descritas por Washington como “propaganda absurda”.

O ataque, que aconteceu na noite de sexta-feira passada numa grande sala de concertos, foi reivindicado pela organização jihadista Estado Islâmico, mas as autoridades russas dizem que a Ucrânia e o Ocidente foram os instigadores.

Kiev e os seus aliados negam qualquer envolvimento neste assassinato e acreditam que o Kremlin, no meio de um conflito armado contra a Ucrânia, procura culpar esta última por razões políticas.

Agência Lusa

2024-03-28
17:12

Avião militar russo despenha-se ao largo da Crimeia, piloto sobrevive

Um avião militar russo despenhou-se ao largo da Crimeia, a península ucraniana anexada pela Rússia em 2014, mas o piloto conseguiu ejetar-se e sobreviveu, indicou o governador local.

“Um avião militar caiu no mar (…). O piloto ejetou-se. Foi recuperado por equipas de salvamento de Sebastopol a uma distância de 200 metros da costa. A sua vida não está em perigo”, indicou Mikhail Razvojaiev em mensagem no Telegram.

A ofensiva militar russa no território ucraniano, desencadeada em 24 de fevereiro de 2022, mergulhou a Europa naquela que é considerada a crise de segurança mais grave desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Os aliados ocidentais da Ucrânia têm fornecido armas a Kiev e aprovado sucessivos pacotes de sanções contra interesses russos para tentar diminuir a capacidade de Moscovo de financiar o esforço de guerra.

Agência Lusa

2024-03-28
17:10

Alemanha entrega munições, drones e veículos blindados à Ucrânia

Berlim entregou ajuda militar à Ucrânia, disse o governo alemão, esta quinta-feira, citado pelo The Kyiv Independent.

Berlim forneceu à Ucrânia cinco veículos blindados de reparo e recuperação Warthog, nove veículos blindados de comando Warthog, um veículo blindado de engenharia Dachs, munição para tanques Leopard, 18 mil projéteis de artilharia, 24 mil cartuchos de 40 mm, munição e 2056 armas antitanque RGW 90 Matador, avança o The Kyiv Independent.

A Alemanha também enviou à Ucrânia 14 drones de reconhecimento Vector e 30 RQ-35 Heidrun, sensores e bloqueadores anti-drones, seis tanques de remoção de minas Wisent, um veículo blindado de recuperação Bergepanzer, seis navios-tanque Zetros, um sistema de vigilância Satcom, 70 lançadores de granadas GMG, nove arados de minas, ponchos, redes de camuflagem e dois geradores de energia de emergência. 

O ministro da Defesa alemão, Boris Pistorius, anunciou um novo pacote de ajuda à Ucrânia no valor de 500 milhões de euros no início de Março, incluindo 10 mil projécteis de artilharia dos stocks militares, 100 veículos blindados para infantaria e 100 veículos logísticos.

2024-03-28
16:59

Zelensky avisa que guerra "pode chegar à Europa e aos Estados Unidos"

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, fez um aviso à Europa e aos Estados Unidos de que a guerra também podem chegar aos seus territórios, avança o The Guardian.

“Para ele [Putin], somos um satélite da Federação Russa. Neste momento, somos nós, depois o Cazaquistão, depois os Estados Bálticos, depois a Polónia, depois a Alemanha. Pelo menos metade da Alemanha”, disse, numa entrevista à CBS, publicada esta quinta-feira, reiterando o aviso que já tinha feito antes da invasão russa ter sequer começado.

“Mesmo amanhã, os mísseis podem voar para qualquer Estado”, disse o líder ucraniano. “Esta agressão, e o exército de Putin, podem chegar à Europa, e então os cidadãos dos Estados Unidos, os soldados dos Estados Unidos, terão de proteger a Europa porque são membros da NATO.”

Na mesma entrevista, Zelensky disse ainda que a invasão russa era uma guerra “contra a democracia, contra os valores e contra o mundo inteiro”.

2024-03-28
15:30

Avião militar russo cai no mar perto de Sebastopol

Um avião militar russo caiu no mar perto de Sebastopol, uma das cidades ucranianas ocupadas pela Rússia, diz o governador local.

2024-03-28
15:15

EUA avisaram “por escrito” Moscovo sobre o ataque, revela a Casa Branca

A Casa Branca revelou, esta quinta-feira, que os Estados Unidos enviaram um aviso “por escrito” aos serviços de segurança russos no qual identificavam com exactidão a ameaça terrorista representada pelos concertos em Moscovo. Segundo a Reuters, a Casa Branca diz que é evidente que o ISIS é o único responsável pelo atentado, mas acusa a Rússia de ter ignorado os alertas, assegurando que os norte-americanos fizeram mais do que um.

2024-03-28
15:01

Rússia diz ter provas de que suspeitos do atentado em Moscovo têm ligações a "nacionalistas ucranianos"

O Comité de Investigação russo disse ter provas de que os atacantes que mataram mais de 140 pessoas num ataque a uma sala de concertos em Moscovo, na semana passada, estavam ligados a "nacionalistas ucranianos".
 
Em comunicado citado pela Reuters, o comité adianta que os atacantes receberam da Ucrânia quantias significativas de dinheiro e criptomoedas. A Ucrânia negou qualquer envolvimento no atentado.

2024-03-28
15:00

Ucrânia e Polónia fecham acordo sobre controlo de fronteiras

A Ucrânia e a Polónia estão prontas para concluir um acordo sobre o controlo conjunto das fronteiras, avança o The Kyiv Independent, que adianta que os dois países concordaram em procurar “soluções mutuamente satisfatórias” para questões relacionadas com o comércio agrícola.

2024-03-28
14:47

Ataque russo deixa 12 pessoas feridas em Mykolaiv

As autoridades da região de Mykolaiv, perto do Mar Negro, afirmaram que 12 pessoas ficaram feridas e seis edifícios residenciais ficaram danificados após um ataque russo com com um míssil balístico.

2024-03-28
14:41

Rússia bloqueia renovação de monitores de sanções à Coreia do Norte

A Rússia vetou, esta quinta-feira, a renovação anual de um painel de peritos que monitoriza a aplicação das sanções de longa data das Nações Unidas contra a Coreia do Norte por causa das suas armas nucleares e mísseis balísticos. Segundo a Reuters, a medida surge no meio de acusações lideradas pelos EUA de que a Coreia do Norte transferiu armas para a Rússia e que Moscovo as terá usado contra a Ucrânia.

2024-03-28
12:13

Zelensky nomeia Oleh Ivashchenko como novo chefe dos serviços secretos externos da Ucrânia

Volodymyr Zelensky nomeou Oleh Ivashchenko para o cargo de chefe dos serviços secretos estrangeiros da Ucrânia, avança a imprensa internacional.

"Nomeei o general de combate Oleh Ivashchenko como novo diretor do Serviço de Informações Externas da Ucrânia. Trata-se de um profissional que compreende perfeitamente as atividades dos serviços de informações e os objectivos atuais do nosso Estado. Em tempos de guerra, há assuntos absolutamente não públicos que o Serviço deve assegurar de forma rápida e eficiente. A Ucrânia deve prevalecer onde quer que o sistema de Putin tente ganhar vantagem", escreveu na rede social X.

2024-03-28
11:45

"É absurdo": Putin rejeita guerra com a NATO mas garante que a Rússia vai "destruir" F-16 cedidos à Ucrânia

Vladimir Putin garante que não tem planos para atacar países da NATO, qualificando essa ideia como um "absurdo".

Num encontro com pilotos da força aérea numa região a norte de Moscovo, o presidente russo adverte, no entanto, que, se o Ocidente fornecer caças F-16 à Ucrânia, as forças russas não vão hesitar em destruí-los.

2024-03-28
11:39

Putin falou com presidente sul-africano sobre a situação na Ucrânia

O presidente russo, Vladimir Putin, informou por telefone o seu homólogo sul-africano, Cyril Ramaphosa, sobre o ponto de situação do conflito na Ucrânia, indicou o Kremlin, citado pela Reuters.

Em comunicado, o Kremlin destaca ainda que os dois líderes debateram a cooperação entre a Rússia e a África do Sul ao nível da energia e do comércio.

2024-03-28
10:51

Rússia restringe acesso a 11 canais do Telegram por difundirem "conteúdos terroristas"

Nos últimos dois dias, as autoridades russas restringiram o acesso a 11 canais do Telegram por difundirem "conteúdos terroristas", avança a agência de notícias estatal russa RIA Novosti.

2024-03-28
10:48

Suspeito do atentado em Moscovo recorre da prisão preventiva

Aminchon Islomov, um dos oito detidos por suspeitas de envolvimento no ataque à sala de concertos de Moscovo na semana passada, recorreu da sua sentença de prisão preventiva, avança a agência de notícias estatal russa RIA Novosti.

O homem, natural do Tajiquistão, é suspeito de ter ajudado os quatro cidadãos principais suspeitos do ataque, que provocou pelo menos 143 mortes.

Islomov é um dos oito suspeitos que foram detidos pelas autoridades russas na sequência do atentado.

2024-03-28
10:00

Kuleba já está em Nova Deli para reforçar relações bilaterais entre a Ucrânia e Índia

O ministro ucraniano dos Negócios Estrangeiros, Dmytro Kuleba, chegou a Nova Deli para uma visita de dois dias que tem como objetivo reforçar as relações bilaterais e a cooperação com a Índia, que considera a Rússia sua aliada.

Segundo a Associated Press (AP), Dmytro Kuleba tem prevista esta sexta-feira uma reunião com o seu homólogo indiano, Subrahmanyam Jaishankar, bem como com o vice-conselheiro de segurança nacional.

Esta quinta-feira, Kuleba vai prestar homenagem ao líder da independência da Índia, Mahatma Gandhi, no memorial Rajghat.

2024-03-28
08:26

Rússia acusa Ucrânia de envolvimento no ataque a Moscovo, Lukashenko desmente: “Não poderiam entrar pela Bielorrússia”

Um dos principais aliados de Vladimir Putin veio desmenti-lo sobre o alegado envolvimento da Ucrânia no atentado terrorista em Moscovo. O presidente da Bielorrússia garante que os terroristas tencionavam fugir pela fronteira bielorrussa.

2024-03-28
08:21

Rússia e Myanmar planeiam mais de 50 exercícios militares conjuntos

As forças armadas da Rússia e Myanmar estão a planear mais de 50 exercícios conjuntas de cooperação militar este ano, informou a agência noticiosa estatal russa RIA Novosti, que cita o Ministério da Defesa russo.

Os exercícios incluem a formação das forças armadas, segundo a mesma fonte.

2024-03-28
08:06

Putin considera "total absurdo" absurdo a ideia de que a Rússia quer atacar a Europa

O presidente russo, Vladimir Putin, qualificou como um "total absurdo" as declarações do Ocidente de que a Rússia, depois da Ucrânia, se prepara para atacar a Europa, numa reunião com pilotos militares na região de Tver, norte do país.

“O que dizem sobre irmos atacar a Europa depois da Ucrânia é um disparate total, é intimidação da sua população”, disse Vladimir Putin citado hoje por agências russas.

Putin afirmou que “os satélites dos EUA temem uma Rússia grande e forte”, mas garantiu que não têm razão para esse receio.

“Não temos nenhuma intenção agressiva em relação a esses países”, sublinhou.

Putin disse ser um “total absurdo” falar sobre a possibilidade de “um ataque a outros países, como à Polónia e aos países bálticos”.

2024-03-27
22:57

Caças F-16 não vão mudar nada no campo de batalha mas podem transportar armas nucleares e teremos isso conta, diz Putin

De acordo com agências estatais russas, Vladimir Putin comentou a hipóteses de o Ocidente fornecer caças F-16 à Ucrânia. 

O presidente russo considera que nada mudaria no campo de batalha com a presença destas aeronaves nos céus ucranianos. 

Ainda assim, Putin lembra que os caças F-16 têm a capacidade de transportar armamento nuclear e, se forem fornecidos à Ucrânia, a Rússia terá isso em conta.