GUERRA AO MINUTO | Rússia lança maior ataque da guerra com drones e mísseis hipersónicos
O que está a acontecer
-
Rússia lança maior ataque da guerra com drones e mísseis hipersónicos
-
Papa Leão XIV informa Zelensky que o Vaticano está disposto a acolher conversações de paz
-
Rússia acusa Ucrânia de utilizar minas antipessoais
-
Trump está a ponderar enviar mais um sistema Patriot para a Ucrânia
-
Ataque ucraniano a praia em Kursk mata três pessoas, alega governador local
-
Presidente da Lituânia espera que a Europa perceba que as intenções da Rússia "não são apenas retórica"
Mais de 2,3 milhões de pessoas já fugiram da Ucrânia
Mais de 2,3 milhões de pessoas já fugiram da Ucrânia, indica a Organização Internacional para as Migrações (OIM), agência das Nações Unidas.
Mais de 112.000 destes refugiados são cidadãos de outras nacionalidades.
More people are being displaced by the war in #Ukraine. As of today:
— IOM - UN Migration 🇺🇳 (@UNmigration) March 10, 2022
🛑 Over 2.3 million people have been forced to flee to neighboring countries, including 112,000 third-country nationals.
They need critical humanitarian support and protection. pic.twitter.com/77CqCJq2oM
Siga ao minuto:
Forças russas lançaram 48 ataques aéreos contra território ucraniano
As forças russas realizaram esta quarta-feira cinco ataques com mísseis e 48 ataques aéreos contra a Ucrânia, de acordo com Kiev, que reivindicou ainda a morte de 74 soldados russos.
Segundo dados relatados pelo Estado-Maior das Forças Armadas da Ucrânia na rede social Facebook e citados pela agência de notícias ucraniana Ukrinform, as forças ucranianas envolveram-se esta quarta-feira em 150 confrontos com as tropas russas.
"O eixo de Pokrovsk (Donetsk) continua a ser o mais intenso, onde o inimigo tentou 42 ataques", frisou.
"Os invasores russos realizaram cinco ataques com mísseis, utilizando 15 mísseis, e 48 ataques aéreos, com 65 bombas guiadas. Além disso, o inimigo utilizou 1.161 drones kamikaze e lançou 3.562 ataques contra posições ucranianas e áreas civis", pode ler-se no relatório.
No setor de Pokrovsk, as forças russas tentaram 42 ataques em várias zonas, estando ainda a decorrer quatro confrontos.
"De acordo com dados preliminares, os defensores ucranianos neutralizaram esta quarta-feira 105 soldados russos nesta zona, 74 deles de forma irreversível. As forças ucranianas destruíram ainda um veículo inimigo, oito drones, dois terminais de comunicação por satélite e um morteiro inimigo", destacou ainda a mesma fonte.
Ameaça de Trump a Putin "não faz absolutamente sentido nenhum"
Miguel Baumgartner duvida mesmo que o presidente dos EUA tenha dito ao homólogo russo que atacaria Moscovo caso a Rússia invadisse a Ucrânia.
"Já estamos a viver a ofensiva de verão da Rússia"
O major-general Jorge Saramago afirma que esta ofensiva já era esperada há meses, após uma ofensiva de primavera que não trouxe grandes resultados para Moscovo.
Zelensky afirma ter tido uma conversa "substantiva" com o enviado especial dos EUA Kellogg
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou esta quarta-feira que teve uma conversa “substantiva” com o enviado especial dos EUA, Keith Kellogg.
"Discutimos o fornecimento de armas e o reforço da defesa aérea. Dado o aumento dos ataques russos, esta continua a ser uma das nossas principais prioridades", escreveu Zelensky na rede social X, após o encontro em Roma.
“Também abordámos a compra de armas americanas, a produção conjunta de defesa e os esforços de localização na Ucrânia.”
I had a substantive conversation with U.S. Special Presidential Envoy for Ukraine Keith Kellogg @generalkellogg. I thanked him for participating in the Ukraine Recovery Conference, where the General leads the U.S. delegation.
— Volodymyr Zelenskyy / Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) July 9, 2025
We discussed weapons supplies and strengthening air… pic.twitter.com/nIHPaPktrA
Trump quer enviar mísseis Patriot para a Ucrânia
Donald Trump afirmou esta quarta-feira que está a considerar enviar mísseis Patriot à Ucrânia, face à intensificação dos ataques russos.
“A Ucrânia precisa de se defender, e estamos a avaliar opções realistas para isso", declarou.
"A 'Teoria do Louco' só funciona se os russos acreditarem que aquilo pode ser feito"
O comentador da CNN Portugal Francisco Pereira Coutinho considera que a paciência da Casa Branca para com Vladimir Putin está a desaparecer, e afirma que o presidente dos EUA está em risco de "perder a face".
Áudio Trump. "Não está em causa a capital da África do Sul ou do Brasil, mas sim de China e Rússia. São potências militares e nucleares"
Pedro Trovão do Rosário, especialista em direito internacional, afirma que o áudio revelado de Donald Trump, em que diz ter ameaçado Vladimir Putin com um ataque a Moscovo, revela um problema em torno do presidente dos EUA.
Ameaça de Trump a Putin "permite-nos compreender como se constrói uma persona"
O professor Marcos Farias Ferreira, especialista em relações internacionais, analisou as declarações de Donald Trump reveladas esta terça-feira, em que o presidente dos EUA revela que ameaçou Vladimir Putin com um ataque a Moscovo, ainda antes da guerra da Ucrânia.
"Trump é o host de um reality show. Uma ida à Sala Oval, neste momento, é um perigo"
Afonso Azevedo Neves, especialista em comunicação política, analisa as declarações de Donald Trump perante os seus apoiantes. O presidente dos EUA alegou que ameaçou Vladimir Putin com um ataque a Moscovo antes da guerra da Ucrânia.
"É coincidência" o maior ataque russo na guerra ter ocorrido no dia em se conheceu áudio ameaçador de Trump
Foi revelado que Donald Trump ameaçou bombardear Moscovo. Agostinho Costa analisa
Rússia vai reabrir o aeroporto de Gelendzhik, na região de Krasnodar, apesar dos riscos de segurança
A Rússia vai reabrir o aeroporto de Gelendzhik, no Krai de Krasnodar, para voos domésticos a 18 de julho, numa rara flexibilização das restrições ao espaço aéreo impostas no início da guerra em grande escala, anunciou o Ministério dos Transportes esta quarta-feira, citado pelo The Kyiv Independent.
A decisão surge poucos dias depois de cerca de 500 voos terem sido interrompidos nos principais aeroportos russos de 5 a 7 de julho, devido a ameaças à segurança provocadas por ataques de drones ucranianos.
Localizado a apenas 130 quilómetros da Crimeia ocupada, o aeroporto estava encerrado desde fevereiro de 2022, juntamente com outros 10 aeroportos do sul. Após a reabertura do aeroporto de Elista em maio, este será apenas o segundo na região a retomar as operações.
Exército dos EUA vai aumentar drasticamente as compras de mísseis Patriot no ano fiscal de 2026
O Exército dos EUA tenciona gastar mais de 1,3 mil milhões de dólares em interceptores de mísseis Patriot no ano fiscal de 2026, informa a Bloomberg esta quarta-feira.
Documentos internos do Pentágono revelaram que o Exército aumentou as suas compras planeadas dos interceptores Patriot mais avançados de 3.376 para 13.773.
A medida vem na sequência de uma avaliação do Departamento de Defesa segundo a qual os EUA detêm atualmente apenas 25% dos interceptores necessários para satisfazer as necessidades militares.
Kremlin diz que não sabe se Trump ameaçou Putin com ataque a Moscovo
O porta-voz do governo russo, Dmitry Peskov, diz que vivemos numa época de desinfomação e fake news e recusa confirmar a informação
SAIBA MAIS ⇒ "Eu disse a Putin: 'Se vocês entrarem na Ucrânia, eu bombardeio Moscovo": o áudio explosivo de Trump
Kremlin continua a contar com Trump para o fim da guerra da Ucrânia
Declarações do porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.
Eslováquia continua a bloquear o 18.º pacote de sanções da UE contra a Rússia
Os embaixadores da UE não conseguiram aprovar o 18.º pacote de sanções contra a Rússia durante a reunião do Comité de Representantes Permanentes, realizada esta quarta-feira, uma vez que a Eslováquia continuou a bloquear as medidas, informou o European Pravda, citando três diplomatas da UE não identificados.
Uma vez que as sanções da UE requerem um apoio unânime, o veto de um único país impede a aplicação do pacote. No final de junho, tanto a Eslováquia como a Hungria opuseram-se ao projeto de sanções, atrasando a sua adoção.
Ucrânia prende pai e filho chineses. Ambos estão acusados de espionagem
A Ucrânia anunciou esta quarta-feira a detenção de um pai e de um filho chineses, ambos suspeitos de espionagem no âmbito do seu premiado programa de mísseis anti-navio Neptune, uma parte essencial da crescente indústria de armamento interna de Kiev, fundamental para a sua defesa contra os invasores russos.
O anúncio feito pelo Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU), citado pela Reuters, vem na sequência de afirmações feitas por Kiev nos últimos meses de que Pequim, que tem procurado projetar uma imagem de neutralidade, está a ajudar o esforço de guerra do Kremlin.
As primeiras imagens do encontro entre Volodymyr Zelensky e o Papa Leão XIV em Roma
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e o Papa Leão XIV encontram-se numa varanda na residência papal de Castel Gandolfo, a sudeste de Roma, a 9 de julho de 2025. (Foto de ANDREAS SOLARO/AFP via Getty Images)
Rússia afirma que as suas forças avançaram no leste da Ucrânia e atacaram aeródromos militares
As forças russas avançaram em pontos-chave ao longo da frente no leste da Ucrânia, derrotando unidades ucranianas em pelo menos seis regiões diferentes, e usaram mísseis e drones para atacar depósitos de munições e aeródromos, informou o Ministério da Defesa, citado pela Reuters.
A Rússia, que controla uma parte da Ucrânia maior do que o estado norte-americano da Virgínia, conquistou 1.112 quilómetros quadrados de território ucraniano nos últimos dois meses, de acordo com o mapa pró-ucraniano do Deep State.
Moscovo controla quase um quinto do que é reconhecido internacionalmente como sendo a Ucrânia, incluindo toda a Crimeia e Luhansk, mais de 70% das regiões de Donetsk, Zaporizhzhia e Kherson, e partes das regiões de Kharkiv, Sumy e Dnipropetrovsk.
Presidente da Ucrânia vai encontrar-se com o enviado dos EUA em Itália
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, deverá encontrar-se com o enviado do presidente norte-americano para a Ucrânia, Keith Kellogg, durante uma visita esta semana a Roma, segundo o porta-voz do líder ucraniano esta quarta-feira, citado pela Reuters.
Zelensky desloca-se a Itália antes de uma conferência, a 10 e 11 de julho, dedicada à recuperação da Ucrânia e à reconstrução a longo prazo após a invasão russa.