Em atualização

O dia seguinte às eleições

O PS conquistou a maioria absoluta e Rui Rio abriu a porta da saída. Bloco e CDU caíram, Chega e Iniciativa Liberal cresceram. Livre e PAN seguraram-se no Parlamento, CDS não elegeu pela primeira vez e "Chicão" demitiu-se
2022-01-28

DESTAQUES

  • Veja AQUI os resultados no seu distrito, concelho e freguesia
  • PS vence com maioria absoluta
  • Marcelo recebe partidos entre terça e quarta-feira
  • Rio admite demitir-se
  • Chega é a terceira força política
  • Comissão Política do Bloco reúne-se hoje
  • Comité Central do PCP reúne-se amanhã
2022-01-31
18:46

Pires de Lima considera que CDS "morreu" e vai "fazer muita falta à democracia"

O antigo ministro da Economia e ex-dirigente centrista António Pires de Lima, que se desfiliou recentemente, considerou hoje que o CDS-PP "morreu" no domingo e defendeu que vai "fazer muita falta à democracia portuguesa".

"Na ausência de dois congressos, - um solicitado e não concedido, outro marcado e depois cancelado - o CDS nem a oportunidade teve de passar pela última estação", considerou, numa reação por escrito enviada à Lusa.

Pires de Lima, que deixou de ser militante do partido no final de outubro do ano passado, apontou que o CDS "morreu ontem [domingo] e vai, realmente, fazer muita falta à democracia portuguesa".

E lembrou também que defendeu, em setembro de 2020, no jornal Expresso, que o "CDS faz muita falta à democracia portuguesa e não devia morrer assim".

2022-01-31
18:03

José Soeiro sobre o Bloco de Esquerda: os “objetivos não foram atingidos”

Para José Soeiro, “o resultado da esquerda, nomeadamente do BE, deve-se à bipolarização entre PS e PSD feita durante a campanha”
Leia mais aqui
2022-01-31
17:29

Ministro espanhol diz que "grande vitória" do PS é "momento social-democrata na Europa"

O ministro dos Negócios Estrangeiros espanhol aplaudiu esta segunda-feira em Madrid a "grande vitória" do PS nas eleições legislativas de domingo em Portugal, considerando-a "um momento social-democrata para a Europa", a par da recente vitória do chanceler alemão.

À entrada na comissão de Assuntos Ibero-Americanos do Senado espanhol (câmara alta do parlamento), José Manuel Albares, em declarações à imprensa, considerou que este é "um momento social-democrata para a Europa" e que a crise da covid-19 exige "o que os sociais-democratas têm no seu ADN": "A defesa da saúde pública, não deixando ninguém para trás e enfrentando a crise sanitária e económica com fundos europeus".

Albares salientou que a vitória socialista em Portugal "recompensou um governo que é fiável" e que, na sua opinião, "está a enfrentar a crise da covid, tanto em termos de saúde como em termos económicos".

Por último, o responsável pela diplomacia espanhola descreveu a vitória de Costa como uma "grande vitória" pela qual se congratula, e “que marca o ritmo na Europa, depois de um chanceler alemão social-democrata", Olaf Scholz, ter subido ao poder em Berlim em dezembro de 2021.

2022-01-31
17:00

Primeiro-ministro são-tomense felicita António Costa pela vitória

O primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe, Jorge Bom Jesus, felicitou esta segunda-feira António Costa pela vitória do Partido Socialista nas eleições legislativas portuguesas de domingo e manifestou o desejo de reforçar a relação de cooperação e amizade com Portugal.

A informação, partilhada na página do Facebook do Governo são-tomense, refere que Jorge Bom Jesus e António Costa conversaram via telefónica.

 “Durante a conversa telefónica, o primeiro-ministro, Jorge Bom Jesus, manifestou o desejo de reforçar a relação de cooperação e excelente amizade existente entre São Tomé e Príncipe e Portugal”, lê-se na nota do Governo são-tomense.

2022-01-31
16:38

Distrital do CDS do Porto culpa “guerras internas” e comunicação social pelo resultado

Em declarações à Lusa, Fernando Barbosa considerou que o presidente do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, “foi o que teve menos culpa” pela derrota eleitoral de domingo.

“Foi muito mau, foi mau de mais. Demos o nosso melhor e pensávamos que pelo menos um deputado por Lisboa elegíamos. Mas nem por Lisboa, nem pelo Porto”, disse.

O CDS-PP perdeu o deputado eleito pelo círculo do Porto em 2019, ficando-se por 1,46% dos votos, quando nas últimas legislativas atingiu 3,34%.

“Depois do que aconteceu dentro do partido, das guerras internas, de uma comunicação social orquestrada para acabar com o CDS, do erro - agora está visto que foi um erro - do PSD em não coligar connosco, deu nisto”, considerou Fernando Barbosa.

2022-01-31
16:35

S&P espera consolidação orçamental e implementação do PRR após maioria absoluta

Segundo um comentário da agência de notação financeira divulgado hoje, e que não constitui nenhuma ação de 'rating', “Portugal irá avançar com a consolidação orçamental e com a implementação do plano de Recuperação e Resiliência depois das eleições antecipadas de domingo terem dado ao Partido Socialista uma maioria parlamentar absoluta”.

A S&P Global recorda que o país deverá receber 16,6 mil milhões de euros, pouco menos de 8% do Produto Interno Bruto (PIB), ao abrigo do Next Generation EU, através de subvenções e empréstimos até 2026.

A agência projeta ainda que Portugal tenha registado um défice orçamental de 4% do PIB em 2021, melhorando a anterior estimativa de défice de 4,4%.

Os analistas da S&P Global assinalam que este seria “o segundo défice mais baixo entre os países da zona euro”, de acordo com as suas projeções.

“Portugal alcançou este resultado apesar do impacto negativo da pandemia no seu setor-chave do turismo, que representava 8,4% do valor acrescentado bruto e 10% do emprego antes da pandemia”, refere a nota.

2022-01-31
16:26

Lula da Silva felicita PS e António Costa por "grande vitória"

O ex-presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva felicitou na rede social Twitter o Partido Socialista e o seu líder, António Costa, pela "grande vitória" nas eleições legislativas realizadas em Portugal no último domingo.

Lula da Silva, que deverá concorrer ao cargo máximo do executivo do Brasil, nas eleições presidenciais previstas para outubro, embora ainda não tenha oficializado a sua candidatura, tem relações históricas com o PS, nomeadamente com o antigo primeiro-ministro socialista José Sócrates.

O ex-presidente lidera com mais de 40% das intenções de voto toda as sondagens sobre as presidenciais brasileiras divulgadas até agora no país.

2022-01-31
16:25

PSD teve “um dos piores resultados” de sempre, acusa distrital de Coimbra

O presidente da distrital de Coimbra do PSD disse que o partido teve, no distrito e comparativamente ao PS, um dos piores resultados de sempre em eleições legislativas, idêntico ao alcançado há 39 anos, em 1983.

Em declarações à agência Lusa, Paulo Leitão responsabilizou o presidente do PSD, Rui Rio, pela derrota eleitoral de domingo e defendeu uma reflexão interna, alegando que a estratégia seguida tem levado o partido a ser “o primeiro dos últimos” em sucessivas eleições.

Em Coimbra, embora obtendo mais quase 8.400 votos do que nas últimas legislativas (um total de 62.668, 29,13%), o PSD elegeu o mesmo número de deputados (três) e viu o PS alcançar seis mandatos, correspondentes a 45,23% (97.310 votos, mais 17.720 do que em 2019).

Nos 17 concelhos do distrito, o PSD apenas venceu em Cantanhede, um já tradicional ‘bastião’ social-democrata, ainda assim com uma diferença de apenas 156 votos para o PS.