Em atualização

O dia seguinte às eleições

O PS conquistou a maioria absoluta e Rui Rio abriu a porta da saída. Bloco e CDU caíram, Chega e Iniciativa Liberal cresceram. Livre e PAN seguraram-se no Parlamento, CDS não elegeu pela primeira vez e "Chicão" demitiu-se
2022-01-28

DESTAQUES

  • Veja AQUI os resultados no seu distrito, concelho e freguesia
  • PS vence com maioria absoluta
  • Marcelo recebe partidos entre terça e quarta-feira
  • Rio admite demitir-se
  • Chega é a terceira força política
  • Comissão Política do Bloco reúne-se hoje
  • Comité Central do PCP reúne-se amanhã
2022-01-31
18:46

Pires de Lima considera que CDS "morreu" e vai "fazer muita falta à democracia"

O antigo ministro da Economia e ex-dirigente centrista António Pires de Lima, que se desfiliou recentemente, considerou hoje que o CDS-PP "morreu" no domingo e defendeu que vai "fazer muita falta à democracia portuguesa".

"Na ausência de dois congressos, - um solicitado e não concedido, outro marcado e depois cancelado - o CDS nem a oportunidade teve de passar pela última estação", considerou, numa reação por escrito enviada à Lusa.

Pires de Lima, que deixou de ser militante do partido no final de outubro do ano passado, apontou que o CDS "morreu ontem [domingo] e vai, realmente, fazer muita falta à democracia portuguesa".

E lembrou também que defendeu, em setembro de 2020, no jornal Expresso, que o "CDS faz muita falta à democracia portuguesa e não devia morrer assim".

2022-01-31
18:03

José Soeiro sobre o Bloco de Esquerda: os “objetivos não foram atingidos”

Para José Soeiro, “o resultado da esquerda, nomeadamente do BE, deve-se à bipolarização entre PS e PSD feita durante a campanha”
Leia mais aqui
2022-01-31
17:29

Ministro espanhol diz que "grande vitória" do PS é "momento social-democrata na Europa"

O ministro dos Negócios Estrangeiros espanhol aplaudiu esta segunda-feira em Madrid a "grande vitória" do PS nas eleições legislativas de domingo em Portugal, considerando-a "um momento social-democrata para a Europa", a par da recente vitória do chanceler alemão.

À entrada na comissão de Assuntos Ibero-Americanos do Senado espanhol (câmara alta do parlamento), José Manuel Albares, em declarações à imprensa, considerou que este é "um momento social-democrata para a Europa" e que a crise da covid-19 exige "o que os sociais-democratas têm no seu ADN": "A defesa da saúde pública, não deixando ninguém para trás e enfrentando a crise sanitária e económica com fundos europeus".

Albares salientou que a vitória socialista em Portugal "recompensou um governo que é fiável" e que, na sua opinião, "está a enfrentar a crise da covid, tanto em termos de saúde como em termos económicos".

Por último, o responsável pela diplomacia espanhola descreveu a vitória de Costa como uma "grande vitória" pela qual se congratula, e “que marca o ritmo na Europa, depois de um chanceler alemão social-democrata", Olaf Scholz, ter subido ao poder em Berlim em dezembro de 2021.

2022-01-31
17:00

Primeiro-ministro são-tomense felicita António Costa pela vitória

O primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe, Jorge Bom Jesus, felicitou esta segunda-feira António Costa pela vitória do Partido Socialista nas eleições legislativas portuguesas de domingo e manifestou o desejo de reforçar a relação de cooperação e amizade com Portugal.

A informação, partilhada na página do Facebook do Governo são-tomense, refere que Jorge Bom Jesus e António Costa conversaram via telefónica.

 “Durante a conversa telefónica, o primeiro-ministro, Jorge Bom Jesus, manifestou o desejo de reforçar a relação de cooperação e excelente amizade existente entre São Tomé e Príncipe e Portugal”, lê-se na nota do Governo são-tomense.

2022-01-31
16:38

Distrital do CDS do Porto culpa “guerras internas” e comunicação social pelo resultado

Em declarações à Lusa, Fernando Barbosa considerou que o presidente do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, “foi o que teve menos culpa” pela derrota eleitoral de domingo.

“Foi muito mau, foi mau de mais. Demos o nosso melhor e pensávamos que pelo menos um deputado por Lisboa elegíamos. Mas nem por Lisboa, nem pelo Porto”, disse.

O CDS-PP perdeu o deputado eleito pelo círculo do Porto em 2019, ficando-se por 1,46% dos votos, quando nas últimas legislativas atingiu 3,34%.

“Depois do que aconteceu dentro do partido, das guerras internas, de uma comunicação social orquestrada para acabar com o CDS, do erro - agora está visto que foi um erro - do PSD em não coligar connosco, deu nisto”, considerou Fernando Barbosa.

2022-01-31
16:35

S&P espera consolidação orçamental e implementação do PRR após maioria absoluta

Segundo um comentário da agência de notação financeira divulgado hoje, e que não constitui nenhuma ação de 'rating', “Portugal irá avançar com a consolidação orçamental e com a implementação do plano de Recuperação e Resiliência depois das eleições antecipadas de domingo terem dado ao Partido Socialista uma maioria parlamentar absoluta”.

A S&P Global recorda que o país deverá receber 16,6 mil milhões de euros, pouco menos de 8% do Produto Interno Bruto (PIB), ao abrigo do Next Generation EU, através de subvenções e empréstimos até 2026.

A agência projeta ainda que Portugal tenha registado um défice orçamental de 4% do PIB em 2021, melhorando a anterior estimativa de défice de 4,4%.

Os analistas da S&P Global assinalam que este seria “o segundo défice mais baixo entre os países da zona euro”, de acordo com as suas projeções.

“Portugal alcançou este resultado apesar do impacto negativo da pandemia no seu setor-chave do turismo, que representava 8,4% do valor acrescentado bruto e 10% do emprego antes da pandemia”, refere a nota.

2022-01-31
16:26

Lula da Silva felicita PS e António Costa por "grande vitória"

O ex-presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva felicitou na rede social Twitter o Partido Socialista e o seu líder, António Costa, pela "grande vitória" nas eleições legislativas realizadas em Portugal no último domingo.

Lula da Silva, que deverá concorrer ao cargo máximo do executivo do Brasil, nas eleições presidenciais previstas para outubro, embora ainda não tenha oficializado a sua candidatura, tem relações históricas com o PS, nomeadamente com o antigo primeiro-ministro socialista José Sócrates.

O ex-presidente lidera com mais de 40% das intenções de voto toda as sondagens sobre as presidenciais brasileiras divulgadas até agora no país.

2022-01-31
16:25

PSD teve “um dos piores resultados” de sempre, acusa distrital de Coimbra

O presidente da distrital de Coimbra do PSD disse que o partido teve, no distrito e comparativamente ao PS, um dos piores resultados de sempre em eleições legislativas, idêntico ao alcançado há 39 anos, em 1983.

Em declarações à agência Lusa, Paulo Leitão responsabilizou o presidente do PSD, Rui Rio, pela derrota eleitoral de domingo e defendeu uma reflexão interna, alegando que a estratégia seguida tem levado o partido a ser “o primeiro dos últimos” em sucessivas eleições.

Em Coimbra, embora obtendo mais quase 8.400 votos do que nas últimas legislativas (um total de 62.668, 29,13%), o PSD elegeu o mesmo número de deputados (três) e viu o PS alcançar seis mandatos, correspondentes a 45,23% (97.310 votos, mais 17.720 do que em 2019).

Nos 17 concelhos do distrito, o PSD apenas venceu em Cantanhede, um já tradicional ‘bastião’ social-democrata, ainda assim com uma diferença de apenas 156 votos para o PS.

2022-01-31
16:25

Presidente angolano felicitou António Costa pela “convincente vitória”

O Presidente angolano felicitou o primeiro-ministro português, António Costa, pela “convincente vitória” do Partido Socialista nas eleições legislativas de domingo.

“Os resultados eleitorais que conferem ao seu partido a maioria absoluta expressam a renovação da confiança que o povo português deposita em vossa excelência e no Partido Socialista, a quem é conferido um claro mandato para conduzir Portugal em estabilidade nos próximos anos e prosseguir as políticas que vão ao encontro dos grandes anseios da vossa nação e dos portugueses”, disse João Lourenço na mensagem.

O chefe de Estado angolano manifestou o interesse de Angola em desenvolver e intensificar as relações de cooperação “bastante profícuas” que os dois povos, países e Governos mantêm entre si.

João Lourenço desejou ainda a António Costa “os melhores votos de muitos sucessos” no desempenho das funções de liderança do Governo de Portugal.

2022-01-31
15:06

Dissolução do Parlamento leva a maioria absoluta pela quarta vez

No total, houve até agora oito dissoluções do parlamento desde o 25 de Abril de 1974
Leia mais aqui
2022-01-31
15:01

Chega realça “subida dantesca” no Porto

O líder da distrital do Porto do Chega realçou esta segunda-feira a “subida dantesca” do partido naquele distrito, e que a votação de domingo vem com “mais responsabilidade”, permitindo “ganhar força politica e relevância” na Assembleia da República.

Em declarações à Lusa, Rui Afonso, que foi o cabeça de lista do Chega pelos círculo do Porto, confessou estar “muito orgulhoso” pelo resultado alcançado pelo partido, teve 4,37% dos votos e elegeu dois deputados, e “bastante surpreendido” pela maioria absoluta alcançada pelo PS.

“Os resultados foram excelentes. O Chega teve uma subida dantesca, subiu de pouco mais de cinco mil votos em 2019 para quase 43 mil. É um resultado que acarreta muita responsabilidade, a nível nacional, porque permite ao Chega passar a ter força política e relevância da na Assembleia da República”, disse.

Para Rui Afonso, a vitória do PS com maioria absoluta foi uma surpresa: “Não está à espera, foi surpreendente. Mas mostra a visão estratégica de António Costa quando provocou esta crise, quando provocou nesta altura eleições legislativas, foi uma cartada jogada no momento certo”, considerou.

Isto porque, explicou, “se as eleições fossem daqui a três, quatro, cinco meses, já com os efeitos da crise económica a serem sentidos, o resultado dificilmente seria este”.

2022-01-31
14:38

Mesa Nacional do Bloco de Esquerda reúne-se sábado para analisar resultados eleitorais

A Mesa Nacional do BE reúne-se sábado para analisar os resultados eleitorais dos bloquistas nas legislativas, o pior em 20 anos, com a perda de metade dos votos e a eleição de apenas de cinco dos 19 deputados.

Fonte oficial do BE adiantou à agência Lusa que esta reunião do órgão máximo do partido entre convenções será no sábado, no final do qual haverá a habitual conferência de imprensa da coordenadora do BE, Catarina Martins.

2022-01-31
14:36

PCP: Comité Central reúne na terça-feira para analisar resultados das legislativas

CDU teve, nas eleições legislativas de domingo, o seu pior resultado desde 1976. Conclusões da análise serão apresentadas na quarta-feira
Leia mais aqui
2022-01-31
14:01

Marcelo Rebelo de Sousa já tem marcados os encontros com os partidos

O Presidente da República vai ouvir os partidos nos próximos dois dias. 

Dia 1 de fevereiro:

15h00 - Livre (L)

16h00 - Pessoas-Animais-Natureza (PAN)

17h00 - Bloco de Esquerda (B.E.)

18h00 - Partido Comunista Português (PCP)

Dia 2 de fevereiro:

15h00 - Iniciativa Liberal (IL)

16h00 - Chega (CH)

17h00 - Partido Social Democrata (PPD/PSD)

18h00 - Partido Socialista (PS)

2022-01-31
13:52

Presidente do PSD/Setúbal diz que futuro do partido “não passa por Rui Rio”

O presidente da Comissão Política Distrital de Setúbal do PSD, Paulo Ribeiro, defendeu hoje a saída de Rui Rio da liderança do partido, considerando que a “derrota nas legislativas de 30 de janeiro é fruto da estratégia dos últimos cinco anos”.

 

“Rui Rio não tem condições para continuar na liderança do PSD. Penso que é necessário um período de reflexão, mas acredito que, depois desse período de reflexão, o futuro do PSD não passa por Rui Rio”, disse à agência Lusa Paulo Ribeiro, que nunca foi apoiante do líder social-democrata.

 

“Estou de consciência tranquila porque, ao longo dos anos, eu e outros companheiros fomos alertando que o PSD com Rui Rio não ia a lado nenhum. Eu nunca fui apoiante de Rui Rio e o distrito de Setúbal nunca votou maioritariamente em Rui Rio”, lembrou Paulo Ribeiro.

 

Para o presidente da distrital de Setúbal, “o PSD foi penalizado [pelos eleitores] porque não se percebeu para que é que servia este PSD". 

2022-01-31
13:46

PS destaca “vitória histórica” em distrito tradicionalmente PSD

O presidente da Federação Distrital de Vila Real do PS, Francisco Rocha, destacou hoje a “vitória histórica” dos socialistas no distrito, salientando que é um resultado “que enche” o partido de “responsabilidade”.

 

O PS ganhou as eleições legislativas no distrito de Vila Real, o que aconteceu pela segunda vez na história do partido, depois de, em 2005, na primeira maioria absoluta de José Sócrates, também ter conseguido eleger três deputados, contra os dois do PSD.

 

“Foi uma vitória histórica, a segunda, a última tinha sido em 2005, e isso deve-se ao compromisso que houve com todos os nossos autarcas, militantes, dirigentes, com uma lista que foi feita a partir do território e com o território”, afirmou à agência Lusa Francisco Rocha, que encabeçou também a lista socialista no círculo eleitoral de Vila Real.

2022-01-31
13:45

Ex-deputado João Almeida fala no “pior momento da história” do CDS

O ex-deputado do CDS-PP João Almeida considerou que os resultados nas eleições legislativas, onde não conseguiu um único mandato no parlamento, são “o pior momento da história do partido”, pedindo uma “reflexão no espaço da direita democrática”.

 

“Não há duas maneiras de ver os resultados do CDS-PP, foram maus de mais, foram péssimos”, disse à Lusa, por telefone, João Almeida, acrescentando que significam “o pior momento da história do partido, não só pelo resultado, mas pela consequência do resultado”.

 

“O CDS é um partido fundador da democracia e, pela primeira vez, não estará no parlamento, e isso é algo que é impensável”, afirmou.

2022-01-31
13:36

Presidente da distrital de Santarém do PSD diz que é tempo de "reconstruir" o partido

O presidente da distrital de Santarém do PSD disse hoje à Lusa que as eleições legislativas de domingo vieram demonstrar que o caminho que a liderança do partido escolheu “não estava totalmente correto” e que é momento de “reconstruir”.

 

Instado a comentar os resultados das legislativas, que deram uma maioria ao Partido Socialista (PS), com 41,7% dos votos, ficando o Partido Social-Democrata (PSD) em segundo lugar, com 27,8%, João Moura afirmou que o presidente do partido, Rui Rio, “foi coerente” no discurso que fez na noite eleitoral, ao afirmar que não vê como possa ser útil.

 

Lembrando que o líder social-democrata havia afirmado que só permaneceria até ao momento em que achasse que fazia falta, João Moura disse que “foi isso que disse, claramente”, no discurso de domingo à noite.

 

“Ele percebeu que esta estratégia que ele tinha se esgotou. Foi coerente”, afirmou o presidente da distrital laranja de Santarém.

2022-01-31
13:34

Presidente da distrital assume “resultado histórico” do PS

O presidente da distrital de Viseu do PS, José Rui Cruz, disse hoje à agência Lusa que o resultado das legislativas “é histórico no partido”, que não imaginava uma vitória “tão larga” e que, por isso, declarou “extinto o ‘cavaquistão’”.

 

“Confesso que não imaginava uma vitória tão larga. Eu, em jeito de brincadeira, disse, na sede do partido, que declarava extinto o ‘cavaquistão’ e acho que sim, que é um fim”, disse José Rui Cruz à agência Lusa.

 

O presidente da distrital do PS de Viseu foi eleito no domingo deputado, numa lista encabeçada por João Azevedo. Pelo PS, também foram eleitos Lúcia Araújo Silva e João Paulo Rebelo, os mesmos de 2019.

2022-01-31
13:33

Porfírio Silva (PS) alerta para risco da concentração do poder no topo da pirâmide

O dirigente socialista Porfírio Silva considera que a maioria absoluta do PS abre um ciclo político longo, que tem sempre “alçapões” e o risco de uma tendência deslizante para a concentração do poder no topo da pirâmide.

 

Este aviso consta de um artigo que o membro do Secretariado Nacional do PS hoje publica no seu blogue pessoal, intitulado “Máquina Especulativa”, em que também afirma ter “pena que tenha sido necessário lutar por uma maioria absoluta do PS para garantir que a esquerda seja capaz de dar uma estabilidade progressista à governação de Portugal”.

 

Sobre os desafios resultantes das eleições legislativas de domingo, Porfírio Silva assinala que os ciclos políticos longos “têm os seus próprios escolhos e alçapões”.