Em atualização

Catarina Martins vs André Ventura: o debate dos extremos ao minuto

Bloco de Esquerda e Chega em debate
2022-01-02

Pontos de partida:

  • Bloco de Esquerda e Chega estão, dentro do espectro político, o mais longe possível.
  • As visões ideológicas distintas para o país têm marcado, nos últimos anos, críticas constantes de parte a parte.
  • Nestas eleições legislativas, dizem as sondagens, há algo que aproxima Catarina Martins e André Ventura: a vontade de assegurar o título de terceira maior força política na Assembleia da República.
2022-01-03
23:39

A corrupção aqueceu o debate dos extremos. Catarina Martins acusada de ser "boa atriz" e Ventura comparado a um "disco riscado"

Discutiu-se corrupção, apoios e racismo. Catarina apelou um "Bloco de Esquerda reforçado" nas urnas e Ventura assegurou que tudo fará "para tirar António Costa do poder"
Leia mais aqui
2022-01-02
23:39

André Ventura para Catarina Martins: "O BE quer inundar os portugueses de IMI, mas vocês não pagam"

André Ventura diz ter apresentado mais de 150 propostas no Parlamento e acusa o Bloco de Esquerda de "virar as costas" no combate à corrupção.

O presidente do Chega foi mais longe e aponta que o BE é o quarto partido com maior património imobiliário: "E sabe quanto paga de IMI? Zero".

Em resposta, Catarina Martins diz que Ventura é o "candidato disco riscado".

2022-01-02
23:16

Corrupção? "Enquanto a Catarina Martins era atriz, eu era inspetor tributário", diz Ventura

André Ventura diz que a "maior falácia" do Bloco de Esquerda foi não ter apoiado a duplicação de penas de corrupção e desafia Catarina de Martins a dar um exemplo de combate ao enriquecimento ilícito.

 

2022-01-02
23:15

Racismo na reta final do debate

Catarina Martins trouxe para cima da mesa a necessidade de reforçar as forças de segurança. Ventura mostrou-se chocado com a "nova" preocupação do BE. E recordou um episódio com Mamadou Ba, antigo assessor do Bloco, que, perante um episódio de violência policia, escreveu “a bosta da bófia” nas redes sociais. A bloquista atira que André Ventura foi condenado por racismo, por insultos a uma família no bairro da Jamaica. O presidente do Chega diz que apenas foi condenado por “ofensas a uma família”.

2022-01-02
23:07

Ventura critica “apoios a quem aparece no Mediterrâneo com um telemóvel”, Catarina só espera ser acusada de “raptar o Pai Natal”

O debate sobre os apoios sociais entra agora no domínio dos refugiados e migrantes. Ventura acusa o Bloco de “querer dar 700 euros a quem aparece no Mediterrâneo com um telemóvel na mão” quando existem pensões mínimas no país. “Em vez de aumentar pensões, quer dar dinheiro a refugiados e migrantes”, atirou.

“Só estou à espera que o candidato da extrema-direita me acusa de raptar o Pai Natal”, respondeu Catarina Martins, insistindo na necessidade de reforçar apoios sociais, contrariando os crimes de evasão fiscal. E citou o Papa Francisco pela segunda vez, motivando mais críticas de Ventura.

2022-01-02
23:05

Troca de acusações aquece debate

Perante os argumentos de André Ventura, Catarina Martins diz que “o candidato da extrema-direita é mais previsível que um disco riscado”. Ventura vai comentando enquanto a bloquista fala. “Fica nervoso quando eu falo”, diz a coordenadora. “Fico nervoso, das suas mentiras”, responde Ventura.

2022-01-02
22:57

Rendeiro entra no debate, com acusações mútuas no combate à corrupção

Catarina Martins insiste na “necessidade absoluta de criminalizar as transferências para ‘offshores’. Alegando que o Chega tem interesses nesta matéria, a bloquista defendeu que para o grande “assalto” ao país não foi protagonizado por beneficiários de apoios sociais mas sim por situações como os “negócios das barragens” da EDP ou empresários que fugiram para hotéis “de cinco estrelas na África do Sul”, numa referência a João Rendeiro.

“O que é extraordinário é ouvirmos que a extrema-direita diz tanta coisa sem dizer nada. Não se conhece uma única proposta concreta”, atirou a bloquista.

Ventura lembrou a proposta para duplicar penas por corrupção passiva, que o BE votou contra e a proposta para uma comissão de inquérito para investigar o financiamento dos partidos que foi chumbada.

2022-01-02
22:53

Ventura só apoia eventual governo de Rio com "transformações" em ministérios

André Ventura assegura que só apoiará um governo de direita do PSD, liderado por Rui Rio, se “puder fazer transformações em ministérios concretos”. “Ou há esta transformação ou nós não aceitaremos”, afirmou o presidente do Chega. Combate à corrupção e subsidiodependência são exigências do partido.