Em atualização

PJ esclarece detenção de Rendeiro

2021-12-11

O que se sabe até agora

  • João Rendeiro foi detido às 7:00 no hotel Forest Manor Boutique Guest House, em Durban, África do Sul
  • Diretor da Polícia Judiciária deu conferência de imprensa a explicar como se processou a detenção, ato inédito em Portugal
  • João Rendeiro será agora presente a juiz e poderá ficar em prisão preventiva até ser extraditado para Portugal
  • Rendeiro teve ajuda de um amigo na África do Sul, disse a PJ
  • Costa afirma que "toda a gente" deseja que extradição seja rápida
2021-12-11
20:07

João Rendeiro: entrevista do diretor da PJ na íntegra

O diretor nacional da Polícia Judiciária, Luís Neves, foi este sábado entrevistado pelo jornalista João Póvoa Marinheiro, na CNN Portugal, no dia em que as autoridades sul-africanas detiveram João Rendeiro.

2021-12-11
19:37

Rendeiro “está abatido porque chegou a um fim de linha”

Em entrevista à CNN Portugal, Luís Neves revelou que João Rendeiro “está abatido” após ter sido detido e considera que este é “um fim de linha”.

O diretor nacional da Polícia Judiciária confidenciou ainda que as autoridades sul-africanas estão “felizes por terem sido parceiros no combate ao crime”.

2021-12-11
19:32

“João Rendeiro pode aceitar a extradição em vez de ficar detido num país terceiro”

Em entrevista à CNN Portugal, o diretor nacional da Polícia Judiciária revelou que João Rendeiro não tem dupla nacionalidade como chegou a ser equacionado.

No entanto, Luís Neves reconhece que a extradição para Portugal poderá ter alguns “entraves”, mas não exclui a possibilidade de ser o ex-banqueiro a aceitar regressar a território nacional.

2021-12-11
19:28

Rendeiro “sabia que se fosse localizado era detido e fez tudo para que isso não acontecesse”

Em entrevista à CNN Portugal, o diretor nacional da Polícia Judiciária disse que João Rendeiro estava consciente de que se fosse localizado acabaria por ser detido. Luís Neves explicou como ex-banqueiro tentou fugir à justiça,

2021-12-11
19:25

“Quem localizou [João Rendeiro] foram os nossos colegas sul-africanos”, explica Luís Neves

Em entrevista à CNN Portugal, o diretor nacional da Polícia Judiciária, explicou que foram as autoridades da África do Sul quem localizou o antigo presidente do BPP.

Luís Neves explica ainda que João Rendeiro "sabia que se fosse localizado seria detido".

2021-12-11
19:22

Rendeiro não tem dupla nacionalidade, garante diretor da PJ

Em entrevista à CNN Portugal, o diretor nacional da Polícia Judiciária revelou que João Rendeiro não tem dupla nacionalidade como chegou a ser equacionado.

Luís Neves explicou ainda que desde o primeiro momento as autoridades sul-africanas disponibilizaram-se para ajudar na investigação.

2021-12-11
18:41

Rendeiro não tem dupla nacionalidade, esclarece PJ

O ex-banqueiro João Rendeiro não tem dupla nacionalidade, mas a eventualidade de ter não comprometia o seu processo de extradição para Portugal, disse o diretor nacional da Polícia Judiciária (PJ), Luís Neves.

Em entrevista ao canal CMTV, o diretor nacional da PJ confirmou que Rendeiro não tem dupla nacionalidade – portuguesa e sul-africana – como chegou a ser inicialmente equacionado, tendo Luís Neves adiantado esta manhã que o ex-banqueiro se encontrava na África do Sul com uma autorização de residência, emitida no dia 10 de novembro de 2021 como cidadão nacional.

Não, não tem. Essa é uma informação que foi despistada, já nos confirmaram. Mas mesmo havendo dupla nacionalidade nós tínhamos a garantia de que existindo determinado tipo de pressupostos e requisitos, mesmo a nacionalidade não seria obstáculo à sua extradição”, disse na entrevista.

Questionado sobre se João Rendeiro possuía um passaporte falso, Luís Neves começou por negar, mas disse depois preferir aguardar por mais informações.

2021-12-11
17:33

Rendeiro foi preso por agentes da Interpol de Pretória, diz polícia sul-africana

A informação foi divulgada através de comunicado, onde se pode ler que a detenção aconteceu "na sequência de um aviso vermelho" da autoridade internacional
Leia mais aqui
2021-12-11
17:27

Afinal, é possível a extradição de João Rendeiro? Sim, mas vai demorar

Ao receber uma autorização de residência, na sequência de um investimento, o antigo líder do BPP terá pensado que lhe era atribuída automaticamente a nacionalidade sul-africana
Leia mais aqui
2021-12-11
17:10

Ministra da Justiça diz que PJ cumpriu a sua missão "exemplarmente"

Detenção de Rendeiro: ministra da Justiça diz que PJ cumpriu a sua missão "exemplarmente"

Francisca Van Dunem recusou comentar os contornos que o processo judicial vai tomar daqui em diante
Leia mais aqui
2021-12-11
16:57

António Costa felicita PJ pela detenção de João Rendeiro

À saída do Congresso Nacional de Municípios Portugueses, o primeiro-ministro felicitou a PJ pelo trabalho desenvolvido no sentido de deter João Rendeiro.

Costa disse que a "justiça é uma instituição fundamental ao Estado de Direito e da garantia do cumprimento da lei e que ninguém está acima da lei".

António Costa referiu que "toda a gente deseja" que o processo de extradição do antigo dono do BPP "seja rápido", mas explicou que a república da África do Sul tem a sua legislação que deve ser respeitada.

"Aquilo que competia ao Estado Português fazer nesta circunstância foi feito. Agora, teremos de aguardar que as instituições judiciárias da África do Sul façam também o seu trabalho".

No final, o primeiro-ministro terminou com a frase: "À justiça aquilo que é da justiça".

2021-12-11
16:06

Condenado, foragido, apanhado, humilhado: Rendeiro, o pantera cor-de-rosa

João Rendeiro nunca viveu no nosso mundo. Nem vive agora. Está numa realidade paralela, da cor da camisa com que saiu este sábado do quarto escoltado pela polícia. Acordou do sonho de uma noite de verão para as sombras de uma cela.
Leia mais aqui
2021-12-11
16:05

Saragoça da Matta: extradição de Rendeiro poderá levar um ano

O advogado Paulo Saragoça da Matta explica à CNN Portugal que o processo de extradição de João Rendeiro poderá demorar um ano, caso o ex-banqueiro se oponha. Um dos motivos que poderia invocar é que a justiça portuguesa não é credível

2021-12-11
14:48

O encontro em Istambul que estragou o plano de fuga de Rendeiro: a história de um 24 de novembro decisivo

Ex-banqueiro português João Rendeiro foi detido este sábado de manhã no norte da cidade portuária de Durban, sudeste da África do Sul, e é ouvido em tribunal esta segunda-feira. Em novembro houve um encontro decisivo para o desfecho deste sábado
Leia mais aqui
2021-12-11
14:41

O angolano que ajudou a polícia portuguesa a capturar João Rendeiro: quem é Arnaldo Manuel Carlos?

Lidera a investigação criminal em Angola e foi ele quem fez a ligação entre as autoridades policiais de Portugal e da África do Sul para estas começaram a vigiar o ex-banqueiro
Leia mais aqui
2021-12-11
14:40

Para os lesados do BPP, detenção de Rendeiro "não contribui para nada"

A prisão de João Rendeiro este sábado de manhã "não vem contribuir para nada", do ponto de vista dos lesados do BPP, diz o advogado que os representa, Jaime Antunes.

Na opinião de Jaime Antunes, "o que era importante era que os tribunais funcionassem". "Há processos há dez anos que não têm um despacho do juiz", lamenta.

João Rendeiro foi apanhado de surpresa pelas autoridades sul-africanas no hotel onde estava, em Durban, a terceira maior cidade daquele país. 

2021-12-11
14:40

Como vai ser feita a extradição? Rogério Alves explica

João Rendeiro foi detido este sábado de manhã num hotel de luxo em Durban, na África do Sul. A operação resulta de uma operação conjunta entre as autoriades portuguesas e sul-africanas. O advogado Rogério Alves explica o que se poderá seguir até o banqueiro voltar para Portugal.

2021-12-11
14:40

Detenção de Rendeiro terá sido precipitada por receio de que mudasse de lugar

A análise de Henrique Machado, editor de Justiça da CNN em declarações à TVI (canal parceiro da CNN)

2021-12-11
13:39

O hotel de cinco estrelas onde João Rendeiro foi apanhado

Ex-banqueiro estava no Forest Manor Boutique Guest House, em Durban
Leia mais aqui
2021-12-11
13:39

Henrique Machado: detenção de João Rendeiro deverá ter sido precipitada por receio de que o banqueiro mudasse de lugar

A análise de Henrique Machado, editor de Justiça da CNN em declarações à TVI (canal parceiro da CNN)