Espanha: tribunal trava projeto de ampliação do Bernabéu

11 fev 2015, 11:23
Santiago Bernabéu

Anulada alteração do plano municipal que abria caminho a projeto do clube

O Tribunal Superior de Justiça de Madrid anulou o processo de ampliação do estádio do Real Madrid, ao invalidar uma alteração do Plano Geral de Ordenação Urbana aprovada pela autarquia da capital espanhola. O negócio implicava uma troca de terrenos entre o clube e a câmara municipal.



Com essa permuta, o Real Madrid poderia levar a cabo o projeto de ampliação do estádio e construção de um complexo comercial e hoteleiro na fachada do Paseo de la Castellana, uma das principais vias de Madrid.



O Real Madrid comunicou a decisão judicial num comunicado publicado no seu site oficial. «À luz desta sentença, o Real Madrid C. F. vai trabalhar em conjunto com a câmara e a Comunidade de Madrid na resolução de alguns aspetos que sejam necessários para tornar viável o projecto de reforma do estádio Santiago Bernabéu», lê-se no comunicado do clube.



O projeto de Florentino Peréz, presidente do Real Madrid, que aumentava em 12.250 metros a área total do Bernabéu, foi contestado por ecologistas e também pelos herdeiros do conde Maudes, a família Ruiz-Villar, a quem pertence algum do espaço.



Adecisão do TSJM incidiu na reclamação dos Ruiz-Villar. «A sentença é altamente positiva pela adequação ao direito de alto rigor e critério técnico», comunicou a família, numa nota onde deixa claro que se a comunidade ou o Real Madrid recorrerem da decisão a batalha vai continuar.


O primeiro recurso, apresentado pelos Ecologistas em Ação, fez com que as obras ficassem em suspensa cautelar, já em agosto, até decisão da Comissão Europeia, que também investiga o acordo entre o clube e a autarquia, por suspeitas de estar em causa ajuda pública ilegal.

Mais Lidas

Patrocinados