António José Seguro "quer e pode" ser Presidente. "Mas ainda pondero se devo ser candidato"

29 mai 2025, 23:15
Adicione a CNN como fonte preferidaSiga-nos no Google News ?Saiba mais

Sobre um rival hipotético, Gouveia e Melo, o antigo secretário-geral socialista diz somente isto: "O discurso dele é previsível, não tenho mais nada a dizer"

António José Seguro não viu a apresentação da candidatura presidencial de Henrique Gouveia e Melo. “Não tive oportunidade.” Mas ouviu em parte, “na rádio”. “Daquilo que eu ouvi, é um discurso previsível — e não tenho mais nada a dizer.” Mais não diz Seguro no espaço de comentário “Liberdade”, na CNN Portugal, porque está num processo de ponderação. “E enquanto estiver neste processo de ponderação, e reflexão, não quero utilizar este espaço para combater eventuais adversários nesta contenda das eleições Presidenciais.”

O antigo secretário-geral socialista diz-se “um homem livre, com os seus calendários”. Mas também prometeu sempre “lá para a primavera, início do verão”, tomar uma decisão sobre essa candidatura, ou não, presidencial. Na primavera já estamos. 

“Posso dizer que uma decisão já esteve mais longe, sim. Neste momento a minha reflexão é a seguinte: quero ser candidato, posso ser candidato — tenho condições logísticas e apoios —, mas ainda está em ponderação e análise se devo ser candidato”, anunciou António José Seguro. O que o trava, por ora, é a “conjuntura”.

“A situação [política] exige que um candidato avalie o papel do próximo Presidente da República. E houve uma conjuntura política que se alterou. As eleições não resolveram o problema da estabilidade política”, analisou Seguro. O Governo da AD recebeu “um balão de oxigénio”, mas o Parlamento está, agora como abutres, “fragmentado e polarizado”, “muito por via de o Chega ser a segunda força no Parlamento”. 

Assim, Seguro, que vê num Presidente uma figura de “vigilante do sistema”, ainda terá de ver se o próximo Presidente “tem condições para desbloquear um sistema bloqueado” e se, ele próprio, Seguro, tem “características que servem o papel que é necessário para a próxima conjuntura”. “Tenho de analisar”, concluiu.

Informação em todas as frentes, sem distrações? Navegue sem anúncios e aceda a benefícios exclusivos.
TORNE-SE PREMIUM

Comentadores

Mais Comentadores