Costa confirma ida a Kiev. "Quando vou? No dia em que lá chegar"

18 mai 2022, 19:12

Primeiro-ministro confirmou esta quarta-feira que vai aproveitar a visita à Roménia e Polónia para visitar a Ucrânia

António Costa confirmou esta quarta-feira que vai fazer uma visita a Kiev  - que surgiu no âmbito de um convite do governo ucraniano -, a qual pode ocorrer já nos próximos dias. O primeiro-ministro não adiantou a data em que ocorrerá a viagem até à Ucrânia: "Quando? No dia em que lá chegar".

"Aproveitarei a proximidade das viagens à Roménia e Polónia para responder ao convite que me foi dirigido pelo meu colega ucraniano para visitar a Ucrânia", explicou o primeiro-ministro.

Esta é uma confirmação que surge depois de Marcelo Rebelo de Sousa já ter adiantado a mesma informação. Questionado pelos jornalistas se foi surpreendido pelo facto de Marcelo ter antecipado o anúncio, António Costa referiu que "não há segredos" entre os dois e que "se o Sr. Presidente da República anunciou, está anunciado".

"Fez seguramente bem. É por isso que é Presidente da República, determina o timing da sua própria palavra, não é o Governo que condiciona a palavra do Presidente da República", justificou o primeiro-ministro, acrescentando que o executivo deve também "saber ouvir e dialogar" com Marcelo. "Não condicionamos o timing em que entende usar da palavra."

Governo

Mais Governo

Patrocinados