Costa anuncia redução do ISP no equivalente à redução do IVA para 13%

7 abr 2022, 15:31
António Costa (Lusa/Mário Cruz)

Medida foi anunciada por António Costa no arranque do debate no Parlamento sobre o novo programa de Governo.

O primeiro-ministro anunciou esta quinta-feira, no Parlamento, a redução do ISP no equivalente à redução do IVA para 13%. António Costa disse ainda que este Governo vai manter "os mecanismos de compensação para receita fiscal" e vai alargar "a suspensão da taxa de carbono até 31 de dezembro".

Aos preços de hoje estas medidas traduzem-se numa redução de 52% do acréscimo do preço do gasóleo e de 74% do acréscimo do preço da gasolina que temos registado desde outubro do ano passado", sublinha.

Esta descida transitória do Imposto sobre os produtos Petrolíferos deverá atingir cerca de 13 cêntimos por litro, tanto na gasolina como no gasóleo, apurou a CNN Portugal.

A medida foi anunciada esta quinta-feira, no Parlamento, no debate sobre o programa de Governo, que vai ser votado sexta-feira. 

António Costa elencou um conjunto de medidas que vão ser aprovadas já na sexta-feira para fazer face ao aumento dos custos dos bens energéticos e agroalimentares.

O primeiro-ministro começou o discurso, destacando que a guerra na Europa tem um "potencial destruidor da coesão social".

"As consequências têm um impacto global (...) agravando o brutal aumento dos custos da energia e a disrupção das cadeias de abastecimento que a pandemia já desencadeara", afirma.

O primeiro-ministro diz que é imperioso "atuar para proteger as famílias da inflação".

Dinheiro

Mais Dinheiro

Patrocinados