Reunião para escolher candidato à presidência do Parlamento adiada

Agência Lusa , NM
15 fev 2022, 22:59
Eduardo Ferro Rodrigues (Lusa/Rodrigo Antunes)

Em causa, facto de o Tribunal Constitucional ter decidido anular os resultados das eleições legislativas no círculo eleitoral da Europa e ordenado a repetição do ato eleitoral nas assembleias onde se verificaram irregularidades

O secretário-geral do PS adiantou esta terça-feira que a reunião com o grupo parlamentar para escolher o candidato a presidente da Assembleia da República, prevista para segunda-feira, vai ser adiada, devido à repetição das eleições no círculo da Europa.

“Obviamente que [a reunião] vai ser adiada. O grupo parlamentar não está constituído. Aguardamos a eleição dos deputados do círculo da Europa”, disse António Costa, à entrada para a sede do PS, em Lisboa, pouco antes do início de uma reunião da Comissão Política do partido.

Fonte da direção socialista disse à agência Lusa que a reunião da Comissão Política do PS desta terça-feira apenas se destina a fazer uma avaliação da conjuntura resultante das eleições legislativas.

Os nomes a propor para a liderança da bancada e para a sucessão de Ferro Rodrigues no cargo de presidente da Assembleia da República deveriam resultar de uma reunião prevista para a próxima segunda-feira entre o secretário-geral do PS e os deputados da nova bancada do PS no parlamento.

O secretário-geral do PS foi questionado sobre se o adiamento da posse do Governo por causa do repetição do ato eleitoral na maioria das mesas do círculo da Europa atrasa a entrada no novo ciclo político.

“Tinha organizado a minha vida para um calendário que culminaria no próximo dia 23 com a posse do Governo. Neste momento, esse calendário está adiado 'sine die' e também reorganizarei a minha vida nesse sentido”, respondeu Costa.

Relacionados

Governo

Mais Governo

Patrocinados