A empatia nos animais: chimpanzés usam insetos para tratar das feridas uns dos outros

CNN Portugal , MJC
8 fev 2022, 09:09
Chimpanzé (AP)

Investigação no Gabão demonstra que os chimpanzés são capazes de comportamentos pró-sociais, como ajudar desinteressadamente outros animais. A empatia pode não ser só uma característica humana, defende cientista

Os chimpanzés usam insetos para tratar as suas feridas e também para tratarem as feridas dos seus pares, num gesto de cuidado que surpreendeu os cientistas.

De acordo com uma investigação, publicada esta segunda-feira na revista Current Biology, este comportamento foi observado em chimpanzés do Gabão, na África Ocidental, o que vem trazer novas contribuições para o debate científico sobre a capacidade dos chimpanzés – e dos animais em geral – de ajudar desinteressadamente os outros.

"Acho que esta é uma daquelas coisas incríveis que os animais podem fazer que um dia vamos poder ler nos livros de biologia", disse à AFP Simone Pika, bióloga da Universidade de Osnabruck, na Alemanha, e coautora do estudo.

O projeto começou em 2019, quando uma chimpanzé adulta chamada Suzee foi vista a inspecionar uma ferida no pé do seu filho adolescente. De repente, Suzee apanhou um inseto no ar, colocou-o na boca, aparentemente apertou-o com os dentes e depois aplicou-o no ferimento do filho.

A cena aconteceu no parque nacional de Loango, na costa atlântica do Gabão, onde os cientistas estudam um grupo de 45 chimpanzés, uma espécie ameaçada de extinção. Nos 15 meses seguintes, os cientistas viram chimpanzés administrarem o mesmo tratamento em si mesmos pelo menos 19 vezes. E em duas outras ocasiões observaram chimpanzés feridos a ser tratados da mesma maneira por um ou vários macacos.

Longe de protestar contra o tratamento, os chimpanzés feridos ficaram felizes. “É preciso muita confiança para deixar colocar um inseto numa ferida aberta”, disse Pika. “Eles parecem entender que se se fizer isso a ferida melhora. É incrível."

Os cientistas não conseguiram identificar o inseto que foi usado nas feridas, mas acreditam que seja um inseto voador. Pika diz que o inseto pode conter substâncias anti-inflamatórias que têm um efeito calmante. 

Aves, ursos, elefantes e outros animais já foram observados automedicando-se, por exemplo, comendo plantas. Mas o que é único nos chimpanzés é que eles tratam-se não apenas a si próprios, mas também ajudam os outros.

Alguns cientistas, no entanto, ainda duvidam da capacidade das espécies animais terem comportamentos pró-sociais, como cuidar desinteressadamente dos outros. Nos humanos, o comportamento pró-social está geralmente ligado à empatia, uma hipótese que vale a pena estudar, diz Pika.

Ciência

Mais Ciência

Patrocinados