Angelina Jolie deixa a ONU após mais de 20 anos

CNN , Liam Reilly e Chloe Melas
18 dez 2022, 12:21
Angelina Jolie fala com algumas pessoas num campo gerido pelo Alto Comissariado da ONU para os Refugiados, o ACNUR, em Maicao, na Colômbia, a 8 de junho de 2019.

Angelina Jolie vai deixar de ser embaixadora das Nações Unidas para os refugiados e diz que se envolverá “num conjunto mais amplo de questões humanitárias e de direitos humanos”, disseram o Alto Comissariado da ONU para os Refugiados e a atriz num comunicado conjunto.

Jolie, que trabalhou com o ACNUR durante mais de duas décadas e foi nomeada embaixadora em 2012 - diz que pretende “trabalhar de maneira diferente” e envolver-se “diretamente com os refugiados e as organizações locais”, entre outros empreendimentos.

“Sinto-me grata pelo privilégio e pela oportunidade que tive de trabalhar com tantos agentes do ACNUR no terreno, profissionais excecionais e dedicados, com colegas que fazem o trabalho de salvar vidas, no mundo inteiro, e também de servir como enviada especial”, disse Jolie no comunicado divulgado na sexta-feira.

“Vou continuar a fazer tudo o que puder, nos próximos anos, para apoiar os refugiados e outras pessoas deslocadas.”

“Nos últimos 21 anos, a Sra. Jolie trabalhou de forma incansável, realizando mais de 60 missões no terreno para testemunhar as histórias de sofrimento, bem como de esperança e resiliência”, dizia o comunicado, destacando as viagens recentes ao Iémen e ao Burkina Faso para conhecer pessoas desalojadas.

Jolie continuará a trabalhar para “construir um sistema internacional mais igualitário, justo e inclusivo”, acrescentava o comunicado.

“Estamos gratos pelas décadas de serviço, pelo empenho e pela diferença que fez perante os refugiados e as pessoas obrigadas a fugir”, disse o Alto-Comissário da ONU para os Refugiados, Filippo Grandi.

“Depois de um longo e bem-sucedido período com o ACNUR, dou valor ao desejo dela de mudar o seu compromisso e a decisão tem todo o meu apoio. Sei que a causa dos refugiados será sempre importante para ela e estou certo de que ela levará a mesma paixão e atenção a um leque humanitário mais alargado.”

Uma fonte próxima de Angelina Jolie disse, sobre a atriz deixar de ser embaixadora da ONU, que “ela será mais eficaz como alguém de fora”.

“Ela sempre foi assim e mais com as pessoas do que com o sistema”, disse a mesma fonte.

Jolie deixou a posição na sexta-feira, segundo uma porta-voz do ACNUR.

“O ACNUR não pretende nomear outra pessoa para a posição”, disse a porta-voz Kathryn Mahoney à CNN.

Relacionados

Mundo

Mais Mundo

Patrocinados