Angela Merkel já tem novo emprego e passa por Portugal

1 jul 2022, 09:08
Angela Merkel (EPA/CLEMENS BILAN)

Ex-chanceler vai assumir o cargo de presidente do júri do Prémio Gulbenkian para a Humanidade, sucedendo a Jorge Sampaio

Angela Merkel aceitou ser presidente do júri do Prémio Gulbenkian para a Humanidade, substituindo assim o antigo Presidente da República Jorge Sampaio, avança a DPA. Este é o primeiro cargo da ex-chanceler alemã desde que saiu do poder.

O anúncio já foi confirmado por um porta-voz de Merkel, acrescentando que a ex-chanceler deverá assumir o novo cargo no outono, cerca de um ano depois de ter abandonado a política alemã.

Angela Merkel esteve 16 anos à frente do estado alemão e desde que deixou o papel de chanceler, em dezembro de 2021, poucas foram as aparições públicas.

A ex-chanceler já tinha informado o governo alemão que queria presidir o júri. Uma decisão que, a 15 de junho, teve luz verde, sem qualquer objeção contra o facto de Merkel assumir o cargo.

Como presidente do júri do Prémio Gulbenkian, estará presente na cerimónia em que o galardão será entregue a uma personalidade. Em 2020, a fundação portuguesa, criada em 1956, criou esta nova categoria de reconhecimento.

O Prémio Gulbenkian para a Humanidade, no valor de 1 milhão de euros, é atribuído anualmente, tendo enaltecido os feitos de Greta Thunberg, na primeira edição em 2020, e sido atribuído ao Global Covenant of Mayors em 2021.

Relacionados

País

Mais País

Mais Lidas

Patrocinados