Morreu Andy Rourke, baixista da banda “The Smiths”

CNN Portugal , NM, com Lusa
19 mai 2023, 08:42
Andy Rourke (Getty)

Músico tinha 59 anos e sofria de cancro no pâncreas

Andy Rourke morreu, esta sexta-feira, aos 59 anos. A morte do baixista foi anunciada por um ex-membro da banda “The Smiths” no Twitter.

O guitarrista Johnny Marr confirmou, com “profunda tristeza”, que Rourke morreu após uma longa batalha contra um cancro no pâncreas.

A reação foi publicada no Twitter, onde Marr lembra o baixista como “uma generosa e linda alma” e “um músico extremamente talentoso”. Perante a morte de Andy Rourke, o guitarrista pede “privacidade neste momento de tristeza”.

Rourke pode ser ouvido nas mais famosas músicas de “The Smiths” como “This Charming Man” e “There Is a Light That Never Goes Out”.

Para além dos êxitos nos “The Smiths”, Rourke iniciou uma carreira a solo após a separação do grupo. O baixista integrou ainda o grupo batizado de Freebass.

Os Smiths surgiram em 1982 na cidade de Manchester e integrava Morrissey (voz), Johnny Marr (guitarra), Andy Rourke (baixo) e Mike Joyce (bateria).

O primeiro álbum dos Smiths ("The Smiths") foi lançado em 1984 tendo a banda sido dissolvida em 1987. 

Rourke participou nos temas clássicos do grupo de Manchester como "This Charming Man" ou “There is a Light Thar Never Goes Out" além da participação nos temas interpretados a solo pelo antigo vocalista dos Smiths, Steven Morrissey.   

Andy Rourke integrou também a banda Freebass com músicos como Peter Hook (Joy Division e New Order) e Many (Stone Roses) tendo gravado também com Sinead O'Conner, Pretenders, Ian Brown e com o grupo DARK, com a vocalista dos Cranberries, Dolores O'Riordan.

Música

Mais Música

Patrocinados