Efeito Andy Burnham? Partido Trabalhista ultrapassa o Reform UK de Farage nas sondagens pela primeira vez em 18 meses

Agencia EFE , TFR
11 ago, 10:36
Andy Burnham (AP)
Adicione a CNN como fonte preferidaSiga-nos no Google News ?Saiba mais

Burnham, que assumiu o poder a 20 de julho, substituindo Keir Starmer, parece ter recuperado o apoio de muitos eleitores

O Partido Trabalhista do primeiro-ministro britânico, Andy Burnham, melhorou nas sondagens de opinião e ultrapassou o populista de direita Reform UK, de Nigel Farage, pela primeira vez em 18 meses, indica uma sondagem publicada esta terça-feira pelo jornal ‘The Times’.

A sondagem sobre intenção de voto, realizada pela empresa YouGov entre 9 e 10 de agosto para aquele jornal, indica que os Trabalhistas obtiveram 24% das intenções de voto, uma subida de dois pontos face a outra sondagem realizada no dia 3 deste mês, enquanto o Reform UK desceu um ponto, para 22%.

Burnham, que assumiu o poder a 20 de julho, substituindo Keir Starmer, parece ter recuperado o apoio de muitos eleitores, sobretudo entre os que anteriormente apoiavam o Partido Verde e os Liberais Democratas, refere o jornal.

Os Verdes desceram um ponto, para 12%, enquanto os Liberais Democratas também recuaram um ponto, para 11%, segundo a sondagem, que inquiriu 2.417 adultos.

O Partido Conservador de Kemi Badenoch, principal força da oposição britânica, recuperou terreno ao subir dois pontos e alcançar 21% das intenções de voto, de acordo com a YouGov.

Starmer anunciou a sua demissão em junho passado, depois do revés eleitoral sofrido pelo seu partido nas eleições locais e regionais britânicas de maio, nas quais o Reform UK registou um forte avanço.

Quanto ao Reform UK, o seu líder espera conquistar esta quinta-feira o círculo eleitoral de Clacton, no sudeste de Inglaterra, que representava até julho passado, quando se demitiu para voltar a candidatar-se e demonstrar que continua a contar com o apoio do eleitorado local.

Farage demitiu-se no contexto de uma investigação do chamado comissário de normas parlamentares, relacionada com a alegada não declaração de um presente de cinco milhões de libras (5,85 milhões de euros) que recebeu antes de entrar pela primeira vez no Parlamento britânico, em 2024.

Informação em todas as frentes, sem distrações? Navegue sem anúncios e aceda a benefícios exclusivos.
TORNE-SE PREMIUM

Europa

Mais Europa

Mais Lidas