Villas-Boas prevê o maior mercado de transferências de "sempre" do FC Porto. E anuncia mudança "profunda" dentro do clube

7 jul 2025, 13:10
farioli villas-boas

O FC Porto tem dinheiro - é a grande notícia saída da apresentação do novo treinador

André Villas-Boas pensava há um ano que o plantel que deu a Vítor Bruno era suficiente “para alcançar o sucesso”, não foi, é o próprio Villas-Boas que o diz, e em janeiro o FC Porto teve de vender para poder “ser sustentável enquanto organização”, é também o próprio Villas-Boas que o assume, portanto: se isto fosse um silogismo, ou uma espécie disso,

o plantel do FC Porto não era bom no início da época / o plantel do FC Porto ficou pior em janeiro / logo, o plantel atual do FC Porto é pior a 7 de julho do que era há um ano.

Francesco Farioli chega ao clube perante este argumento formados de três proposições - a maior, a menor (premissas) e a conclusão deduzida da maior por intermédio da menor -, e André Villas-Boas usou esta segunda-feira maneiras menos filosóficas para dizer o mesmo: nos últimos dias o FC Porto tem vindo a “fazer alterações profundas” que “vai continuar a fazer” para “atingir o sucesso”, há mais, “vamos continuar a renovar o plantel para termos jogadores à FC Porto”, se é para os ter é porque não os tem ou tem em número insuficiente, “para atingir o sucesso serão necessários os meios, discuti amplamente isso com o mister Farioli, agora cabe ao FC Porto garantir esses meios para que ele atinja o sucesso”. Porque, diz Villas-Boas, “o FC Porto tem um compromisso com a vitória e não o pode adiar mais”.

Para isso, anuncia o presidente do FC Porto, “podemos estar provavelmente perante o maior mercado de sempre do FC Porto”, é frase forte mas também é frase que evidencia que Farioli vai ter o que nem Vítor Bruno nem Anselmi tiveram - dinheiro para gastar, muito dinheiro, tanto dinheiro, dinheiro como nunca houve na história de transferências do FC Porto, um FC Porto que passou de quase falido há um ano para aparentemente um FC Porto farto este ano, Villas-Boas explica: diz que em janeiro vendeu-se Galeno e Nico para salvar o clube, são palavras dele, “tivemos de vender para que o FC Porto seja viável em termos de organização”, há dias soube-se que o FC Porto vai ter de pagar 750 mil euros de multa devido ao fair-play financeiro que é dinheiro devido por violações das últimas duas épocas sob Pinto da Costa, mas é só isso - dinheiro e nenhuma penalização desportiva, Nico e Galeno são à sua maneira salvadores do FC Porto e Villas-Boas diz que agora tem possibilidade de operar no mercado com capacidade de “amortização” e que é por isso que vai comprar, só não disse se vai comprar muitos mas baratos ou se vai comprar poucos mas caros.

“Vamos colocar à tua disposição todos os meios para chegares ao sucesso”, diz Villas-Boas enquanto se vira para Farioli, que por sua vez tinha um auricular para perceber com a ajuda de um tradutor as coisas que o presidente estava a dizer sobre o treinador, “discutimos muitas ideias, chegámos a acordo sobre o que é necessário para atingir o sucesso”, explicou ainda Villas-Boas, “discutimos muito as mudanças ao nível da infraestrutura e do estilo de jogo que o mister Farioli irá incutir com o tempo” e discutiram ainda que ex-símbolo do clube vai ser adjunto: Villas-Boas assume que Lucho é o escolhido mas que o processo negocial “não está terminado”, Lucho tem compromisso para ser adjunto do Alavés e Villas-Boas quer desviar o argentino para o balneário portista porque “a presença FC Porto sempre se fez sentir nas equipas técnicas, foi assim comigo, com o Mourinho, com Jesualdo, com Vítor Pereira, não foi esse o caso mais recentemente e estamos a olhar para isso com determinação”. Se Lucho falhar, Villas-Boas promete encontrar “alguém que encaixe no perfil”.

A seguir Villas-Boas pegou numa caixa pequena que estava por ali, chamou Farioli para junto de si e entregou o cartão de sócio ao novo treinador do FC Porto. Que, se falhar a conquista do campeonato, vai ser o treinador do FC Porto que provavelmente mais gastou no mercado de transferências sem ser campeão; e que, se vencer o campeonato, vai ser o treinador do FC Porto que teve mais condições para o fazer. Algo que nem Vítor Bruno e Anselmi podem dizer.

FC Porto

Mais FC Porto