A história do "espasmo esofágico" de André Ventura

14 mai, 09:59
André Ventura sente-se mal durante comício em Tavira (LUÍS FORRA/LUSA)

Já teve alta. Foi aplicado "o protocolo que se impõe para essa sintomatologia"

O presidente do Chega, André Ventura, sentiu-se mal na noite de terça-feira durante um jantar-comício em Tavira e foi transportado de ambulância para o Hospital de Faro, onde permanece internado para observação.

Ao que a CNN Portugal conseguiu apurar esta quarta-feira de manhã, o líder do Chega sofreu "um espasmo esofágico" associado a uma “alteração da tensão arterial”.

Também esta manhã, Ventura publicou uma foto na cama de hospital, garantindo estar a ser "muito bem tratado no hospital de Faro" e que esperava "ter alta nas próximas horas". O que se viria a concretizar pouco antes das 10:00, com o líder do Chega a abandonar o hospital sem sintomas e “apenas com recomendação de repouso e vigilância”. 

De acordo com o presidente do Conselho de Administração daquela unidade hospitalar, que falou aos jornalistas, André Ventura “está bem, foi um susto”. Tiago Botelho indicou ainda que o presidente do Chega teve “uma indisposição” e “apresentava sintoma de alteração da tensão arterial”, tendo sido aplicado “o protocolo que se impõe para essa sintomatologia” e “foi tudo despistado”.

O incidente ocorreu por volta das 21:10 de terça-feira, poucos minutos após Ventura iniciar o discurso perante cerca de 400 apoiantes.

Dez minutos depois, e já após uma pausa para beber água, Ventura interrompeu a fala, levou a mão ao peito e começou a baixar-se, tendo sido amparado por seguranças e retirado do palco por uma saída lateral.

O presidente do Chega foi assistido no local pelos Bombeiros Municipais de Tavira e por uma ambulância do INEM. Pelas 21:45, chegou uma Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER), e Ventura foi levado, consciente, para o hospital.

Pedro Pinto, líder parlamentar do partido, assegurou aos apoiantes que Ventura se manteve sempre consciente e que a ida ao hospital foi “por precaução”, para realização de exames. Já no hospital, o médico do INEM que o acompanhou afirmou que “está tudo bem” e que a resposta foi “muito rápida e eficaz”.

Dos outros partidos, sucederam-se os desejos de melhoras. Pedro Nuno Santos disse esperar que André Ventura "recupere rápido", enquanto Montenegro desejou as melhoras rápidas ao líder do Chega. 

Também Rui Rocha, da Iniciativa Liberal, publicou uma mensagem, dizendo esperar que "não seja nada de grave" e desejando "as rápidas melhoras a André Ventura".

A ação de campanha marcada para esta manhã foi cancelada, mantendo-se apenas uma arruada prevista para as 17:00 em Vila Nova de Milfontes.

Partidos

Mais Partidos
IOL Footer MIN