Já teve alta. Foi aplicado "o protocolo que se impõe para essa sintomatologia"
O presidente do Chega, André Ventura, sentiu-se mal na noite de terça-feira durante um jantar-comício em Tavira e foi transportado de ambulância para o Hospital de Faro, onde permanece internado para observação.
Ao que a CNN Portugal conseguiu apurar esta quarta-feira de manhã, o líder do Chega sofreu "um espasmo esofágico" associado a uma “alteração da tensão arterial”.
Também esta manhã, Ventura publicou uma foto na cama de hospital, garantindo estar a ser "muito bem tratado no hospital de Faro" e que esperava "ter alta nas próximas horas". O que se viria a concretizar pouco antes das 10:00, com o líder do Chega a abandonar o hospital sem sintomas e “apenas com recomendação de repouso e vigilância”.
Bom dia pessoal. Estou a ser muito bem tratado no Hospital de Faro e espero ter alta nas próximas horas. Quero agradecer-vos a todos o apoio, a amizade e as orações. Obrigado ❤️ pic.twitter.com/mmqQDhEc4l
— André Ventura (@AndreCVentura) May 14, 2025
De acordo com o presidente do Conselho de Administração daquela unidade hospitalar, que falou aos jornalistas, André Ventura “está bem, foi um susto”. Tiago Botelho indicou ainda que o presidente do Chega teve “uma indisposição” e “apresentava sintoma de alteração da tensão arterial”, tendo sido aplicado “o protocolo que se impõe para essa sintomatologia” e “foi tudo despistado”.
O incidente ocorreu por volta das 21:10 de terça-feira, poucos minutos após Ventura iniciar o discurso perante cerca de 400 apoiantes.
Dez minutos depois, e já após uma pausa para beber água, Ventura interrompeu a fala, levou a mão ao peito e começou a baixar-se, tendo sido amparado por seguranças e retirado do palco por uma saída lateral.
O presidente do Chega foi assistido no local pelos Bombeiros Municipais de Tavira e por uma ambulância do INEM. Pelas 21:45, chegou uma Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER), e Ventura foi levado, consciente, para o hospital.
Pedro Pinto, líder parlamentar do partido, assegurou aos apoiantes que Ventura se manteve sempre consciente e que a ida ao hospital foi “por precaução”, para realização de exames. Já no hospital, o médico do INEM que o acompanhou afirmou que “está tudo bem” e que a resposta foi “muito rápida e eficaz”.
Dos outros partidos, sucederam-se os desejos de melhoras. Pedro Nuno Santos disse esperar que André Ventura "recupere rápido", enquanto Montenegro desejou as melhoras rápidas ao líder do Chega.
Fui informado que @AndreCVentura se sentiu mal num evento partidário. Do jantar comício em que participo nas Caldas da Rainha, envio o desejo de rápido restabelecimento, esperando que não seja nada de grave.
— Luís Montenegro (@LMontenegro_PT) May 13, 2025
Também Rui Rocha, da Iniciativa Liberal, publicou uma mensagem, dizendo esperar que "não seja nada de grave" e desejando "as rápidas melhoras a André Ventura".
A ação de campanha marcada para esta manhã foi cancelada, mantendo-se apenas uma arruada prevista para as 17:00 em Vila Nova de Milfontes.