Andebol: Sporting vence FC Porto e conquista Taça oito anos depois

12 jun, 20:43
FC Porto-Sporting na final da Taça de Portugal

Triunfo leonino por 36-35 numa final com dois prolongamentos

O Sporting venceu o FC Porto, por 36-35, e conquistou a Taça de Portugal em andebol, oito anos depois.

Numa final frenética, com dois prolongamentos, os leões levaram a melhor sobre os campeões nacionais no Pavilhão Municipal de Matosinhos.

As duas equipas entraram nervosas no jogo e o resultado mudou apenas mais de três minutos depois do início do jogo, com os leões a desfazerem o nulo, pelo gigante Schongarth e com Tideman a aumentar a vantagem dos leões logo a seguir.

O FC Porto demorou mais tempo a entrar no jogo e só marcou o primeiro golo aos 6 minutos, num livre de sete metros, convertido por Manuel Gaspar. No entanto, depois do primeiro golo, o campeão acelerou o ritmo, virou o resultado e, em dois tempos, depois do 4-4, partiu para a construção de uma vantagem de quatro golos.

Uma vantagem que a equipa de Magnus Andersson foi gerindo, com altos e baixos, quase até ao intervalo, mas uma boa ponta final dos leões, numa altura em que o FC Porto procurava abrandar o ritmo do jogo, permitiu reduzir a diferença para apenas dois golos no final da primeira parte (15-13).

A segunda parte começou de forma espetacular, com grandes golos logo a abrir e a diferença do marcador a manter-se curta, com dois ou três golos, favorável ao FC Porto. O campeão acabou depois por perder momentaneamente Victor Iturriza, depois do internacional português bater com a cabeça no chão e de ter ficado, aparentemente, com problemas de visão, numa altura em que o Sporting aumentava a pressão e reduzia a diferença no marcador para apenas um golo (19-18).

O jogo seguiu intenso e, a quatro minutos do final, o Sporting chegou ao empate (24-24), retirando a vantagem ao FC Porto que já durava desde os 4-4. O campeão ficou nervoso e os leões chegaram mesmo a passar para a frente do marcador [a última vantagem tinha sido 2-1], mas o FC Porto empatou já nos últimos segundos (26-26) e adiou o veredicto para mais dez minutos de prolongamento.

O FC Porto entrou melhor na etapa complementar, mas os leões acabaram por recuperar até à igualdade a 30 golos e obrigaram a novo prolongamento, onde acabaram por se superiorizar, acabando por vencer por 36-35 numa das mais emocionantes finais da modalidade.

Novo Dia CNN

5 coisas que importam

Dê-nos 5 minutos, e iremos pô-lo a par das notícias que precisa de saber todas as manhãs.
Saiba mais

Sporting

Mais Sporting

Patrocinados