Avançado do Sporting fechou ano civil com 62 golos em 63 jogos
Viktor Gyökeres tão cedo não vai esquecer 2024. O avançado do Sporting foi o melhor marcador mundial do ano civil, com 62 golos.
O goleador sueco teve uma média de quase um golo por jogo, isto porque produziu os 62 tentos em 63 partidas, entre clube e seleção.
Gyökeres destacou-se claramente dos outros avançados do futebol mundial, que nem sequer ameaçaram roubar-lhe esta distinção. Cristiano Ronaldo (Portugal e Al Nassr), por exemplo, anotou 43 golos e foi o quarto melhor marcador de 2024.
Atrás do atacante do Sporting ficou Erling Haaland (Noruega e Manchester City), ele que baixou de produção nas últimas semanas e ficou-se pelos 49 golos. Seguiu-se Harry Kane (Inglaterra e Bayern Munique), com 46.
Com ajuda dos dados do SofaScore, parceiro do Maisfutebol, constata-se que foi através do pé direito que Gyökeres fez mais mossa às defesas adversárias. Com o seu pé predileto, o nórdico apontou precisamente meia centena de golos. Outros oito golos surgiram a partir da bota esquerda, enquanto apenas quatro foram de cabeça. De resto, este é um dado digno de registo e que revela que o jogo aéreo é um dos pontos menos fortes de Gyökeres.
A distribuição dos golos do avançado do Sporting permite também perceber que este tem uma preferência pelo lado esquerdo do guarda-redes, isto porque acumulou 30 golos nessa zona da baliza.
De notar ainda que Gyökeres marcou a maioria dos golos com remates rasteiros ou a meia altura.