Sporting: o esboço do plantel que vai ter Jorge Jesus

20 jul 2015, 19:45
Sporting-Guimarães (LUSA/ José Sena Goulão)

Com várias contratações anunciada, o plantel leonino ainda espera por reforços. Mas muitas das dúvidas estão também nas permanências... ou saídas

[Artigo atualizado]


É altura de posicionar o Sporting
no mercado de transferências para ver o quadro em que se move Jorge jesus na construção do plantel para a época 2015/16.

Feitas as análises ao
Benfica e ao FC Porto chega a vez de fazer o primeiro desenho do plantel leonino.

Um treinador novo pode significar mudanças na equipa, mas, além dos ajustes que o técnico estreante poderá ter em mente para a construção de uma equipa à sua imagem, há ainda casos ( irrecusáveis) que não dependem totalmente do que seria o seu desejo.

Analisamos a situação do plantel do Sporting setor a setor sobre o que já se pode ter como certo e enunciar como possível para que possa ter também essa primeira noção mais aproximada do que será o Sporting 2015/16.

Colabore na definição deste quadro e ajude a definir quem deve continuar, sair ou, mesmo, entrar no plantel que Jorge Jesus vai orientar.

Na última temporada, houve 18 jogadores emprestados pelos leões cujo regresso ficou aprazado ainda antes da saída de Marco Silva.

GUARDA-REDES

. RUI PATRÍCIO. O capitão do Sporting é dono do lugar.

. MARCELO BOECK deverá, pela experiência que já tem no clube, continuar a ser o nº2 da baliza leonina aguardando a oportunidade nas competições internas que não a Liga.

. Segunda opção no Bordéus, Azbe Jug é a contratação confirmada, mas também ainda terá de passar em Alvalade por um período de adaptação, e de provas a dar, para se intrometer entre as opções da equipa principal.

Conclusão: Jorge Jesus não despenderá tempo a preocupar-se com as opções para a baliza.

LATERAIS DIREITOS

. Com a saída de Cédric, e apesar de ter nos quadros dois laterais com experiência de I Liga, o Sporting optou por ir ao mercado e fez regressar JOÃO PEREIRA. O internacional quer relançar a carreira em Alvalade, onde já foi feliz. 

. MIGUEL LOPES não foi incluído na digressão à África do Sul e está, tudo indica, de saída. RICARDO ESGAIO, que regressa do empréstimo à Académica, será a alternativa a João Pereira. 

. ANDRÉ GERALDES foi cedido ao Belenenses e Mauro Riquicho nem pelo Mundial Sub-20 realizado teve espaço e vai trabalhar na equipa B. 

Conclusão: A contratação de João Pereira fechou o lugar em Alvalade. Esgaio será a alternativa.


Cédric deixou um lugar vago na lateral direita preenchido por João Pereira

DEFESAS CENTRAIS

. Jesus chegou e traçou o diagnóstico: é preciso uma opção forte para o lugar. O Sporting deu-lhe duas. NALDO e CIANI foram os reforços contratados, algo que ficou mais urgente depois da lesão de EWERTON, que não será tão cedo opção.

. PAULO OLIVEIRA parecia dono e senhor do lugar, mas a chegada das caras novas pode mudar tudo e dar bem mais luta ao português, um dos melhores no Euro sub-21. TOBIAS FIGUEIREDO pode passar de titular a quarto (quinto?) central do Sporting.

. RUBEN SEMEDO está ainda a trabalhar com Jorge Jesus mas deve ficar pela equipa B ou ser cedido

. NABI SARR e  RAMY RABIA, contratados na época passada, não contam para Jesus.

Conclusão: sector fechado. Jesus conta com opções em quantidade e qualidade para o lugar. 

LATERAIS ESQUERDOS

. As continuidades de JEFFERSON e de JONATHAN SILVA garantem estabilidade na posição.

Conclusão: Ainda foi falada uma eventual saída de JEFFERSON, o que obrigaria a ir ao mercado ou apostar em Jonathan com um jovem como alternativa. Se o brasileiro, como se espera, ficar, Jesus tem o lugar bem preenchido. 


A permanência de Jefferson parece uma certeza

MÉDIOS

. A lesão de  WILLIAM CARVALHO foi um duro revés no projeto leonino para 2015/16. Nesta altura, não só um encaixe financeiro com a venda do médio parece fora de hipótese, como Jesus perde o titular da posição 6 no arranque dos trabalhos. Solução? Há ORIOL ROSELL, mas também é preciso perceber que esquema tático usará o técnico dos leões. 

. Poderão ADRIEN SILVA e JOÃO MÁRIO, certos no plantel, formar uma dupla no miolo à semelhança do que acontecia no Benfica? ANDRÉ MARTINS terá palavra a dizer?

. Onde encaixar BRYAN RUIZ, um dos reforços mais sonantes para a nova época? No miolo, atrás do ponta de lança ou numa faixa do ataque? Outra questão para perceber a médio prazo, até porque o costa-riquenho ainda disputa a Gold Cup.

. LABYAD regressou para fazer a pré-época mas não agradou a Jesus e já nem foi para a África do Sul. SLAVCHEV também não conta. RYAN GAULD e FILIPE CHABY deverão ficar pela equipa B ou ser cedidos.

. Melhor é a situação de WALLYSON que deve mesmo ter um lugar no plantel. JOÃO PALHINHA é outra possibilidade.

Conclusão: a lesão de William traz a maior dúvida nesta altura: vai o Sporting ao mercado ou aposta nos que cá estão? De lembrar que os leões tentaram Danilo Pereira, que encaixaria como uma luva naquele lugar. De resto, Bryan Ruiz dá garantias, tal como as continuidades de Adrien Silva e João Mário, sobretudo.


Adrien e William têm os olhos postos em si

EXTREMOS

. CARLOS MANÉ e CAPEL estão entre os certos. Da mesma forma que o plantel já não conta com NANI.

. Já CARRILLO continua com a sua permanência em Alvalade em dúvida. A não renovação poderá implicar a sua saída já agora, mas, para já, está integrado no plantel

. IURI MEDEIROS também está a ser observado neste período de início dos trabalhos . A saída de CARRILLO e/ou a entrada de mais um extremo poderão ser importantes para o que lhe está destinado.

. GELSON MARTINS, embalado por um excelente Mundial Sub-20, pode ser a grande surpresa. 


Conclusão: Jorge Jesus precisa de mais um extremo e a eventual saída Carrillo tornará essa necessidade ainda mais premente.


Carrillo: uma incógnita

AVANÇADOS

. A continuidade de SLIMANI em Alvalade foi assumida pelo departamento de futebol, que também conta manter o contributo de MONTERO. A contratação de TEOFILO GUTIERREZ muda algura coisa?

E ainda há  TANAKA, que integra um leque de jogadores que poderão beneficiar com uma rodagem por outro clube para que o japonês tenha mais minutos nas pernas.

. VIOLA tentou um regresso mas não convenceu Jesus

Conclusão: Jorge Jesus queria um avançado para elevar a capacidade concretizadora de golos do ataque leonino.Bruno de Carvalho deu-lhe Teo Gutierrez. Se Slimani não sair, deverá ser suficiente. 


[Artigo atualizado]
 

Sporting

Mais Sporting

Patrocinados