Diz que deu "milhares de euros" em vez de tirar, usa um palavrão para a maçonaria e na foto refere "chantagem e coação": bastonária dos enfermeiros reage à acusação de peculato

30 jan 2023, 20:48

Ministério Público acusa ainda Ana Rita Cavaco de falsificação de documentos

Ataca o Ministério Público (MP) e a maçonaria (com um palavrão pelo meio) e nega ter desviado dinheiro: "Ao contrário, dei do meu bolso milhares de euros a Enfermeiros". Foi através de uma publicação no Facebook que a bastonária da Ordem dos Enfermeiros reagiu à acusação do Ministério Público de peculato e falsificação de documentos.

O texto está repleto de mensagens - a começar pela imagem que utiliza e na qual se lê "chantagem e coação dão-nos mais força e união". Ana Rita Cavaco escreve que ao longo de sete anos de mandato ela e o conselho diretivo foram alvo de "sindicâncias políticas e denúncias anónimas, reportagens difamatórias e uma investigação onde estávamos indiciados de tudo: despesas de representação indevidas, subsídio de almoço indevido, aluguer de casas indevido, subsídios indevidos de função, vencimentos indevidos e todos os quilómetros efectuados em 2016 indevidos". Mas a bastonária desmente tudo: "Nunca, nunca o fiz. Ao contrário, dei do meu bolso milhares de euros a Enfermeiros individualmente. É meu e faço o que quero com o meu dinheiro. Passados sete anos de investigações, repito, sete anos de investigações, o MP concluiu que recebi indevidamente 10 mil euros por quilómetros, inclusivamente justificando que estaria fora do País quando o meu bilhete de avião prova o contrário". 

A bastonária dos Enfermeiros diz que nestes últimos sete anos geriu 70 milhões de euros e que percorreu o país de Norte a Sul pela luta da sua classe: "Percorri este país de ponta a ponta, conforme os enfermeiros podem confirmar. Eu sei, melhor que ninguém, que neste País não fica bem ver uma Bastonária na rua junto dos seus, mas é onde sempre disse que estaria e irei continuar". 

"Se a ideia é vergar-me agora, logo agora a finalizar o segundo mandato daqui a 11 meses, desistam", acrescentou. Feitos os ataques ao MP, segue-se o ataque à maçonaria, que, afirmou a bastonária, "tem muita gente boa mas também muitos merdosos que nos tentaram extorquir dinheiro". "O único avental que uso é na cozinha, adoro cozinhar, como o meu Pai."

Ana Rita Cavaco foi acusada dos crimes de peculato e falsificação de documentos no âmbito de um processo-crime no qual foi investigado o pagamento indevido de quilómetros que nunca foram percorridos. No acórdão do Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Lisboa, a que a CNN Portugal teve acesso, além da bastonária foram ainda acusadas mais 13 pessoas que adulteraram informação "com o intuito de obter um benefício que sabiam ser ilegítimo", nomeadamente através do "forjamento de mapas de deslocação, declarando quilómetros que não percorreram".

De acordo com a acusação, entre 14 de março de 2016 e 19 de outubro do mesmo ano, Ana Rita Cavaco "forjou mapas de deslocação" declarando ter percorrido 58.947km quando, segundo o MP, entre 27 de agosto de 2015 e 20 de outubro de 2016 percorreu 29.416km. Existe entre os quilómetros declarados e os percorridos uma diferença de 29.531km, o que significa que a bastonária dos Enfermeiros "recebeu a quantia de €10.631,16 que não lhe era devida". 

Este esquema alegadamente levado a cabo pelas 14 pessoas acusadas ultrapassa os 63 mil euros em pagamentos indevidos. Se todos estes factos ficarem provados em julgamento, esse dinheiro terá de ser devolvido ao Estado. 

Relacionados

Crime e Justiça

Mais Crime e Justiça

Patrocinados