Morreu a escritora Ana Luísa Amaral

CNN Portugal | Agência Lusa
6 ago 2022, 11:57

Tinha 66 anos

Morreu a escritora e poetisa Ana Luísa Amaral, confirmou a CNN Portugal. Tinha 66 anos e foi no ano passado galardoada com o Prémio Rainha Sofia de Poesia Ibero-Americana.

De acordo com um comunicado publicado no Facebook pela Universidade do Porto (UP), a poetisa "faleceu durante a noite de ontem, dia 5 de agosto, vítima de doença prolongada." 

A Universidade recorda Ana Luísa Amaral como "uma autora extraordinária, uma académica distinta e uma cidadã empenhada."

"A sua obra literária irá certamente garantir que o nome de Ana Luísa Amaral perdurará para todo o sempre, mas quem teve o privilégio de a conhecer de perto terá a memória de uma pessoa generosa e uma ativista dedicada às causas da igualdade e da solidariedade social", refere o reitor da UP, António de Sousa Pereira, citado na nota de pesar.

A também investigadora e professora da Faculdade de Letras da UP (FLUP) é recordada por António de Sousa Pereira como "uma autora extraordinária, uma académica distinta e uma cidadã empenhada", lê-se na nota.

Distinguida com vários prémios literários nacionais e internacionais, Ana Luísa Amaral nasceu em Lisboa em 1956, mas cedo adotou o Porto e Leça da Palmeira, em Matosinhos, como residência.

A 28 de julho foi anunciado que a Feira do Livro do Porto, que decorrerá entre 26 de agosto e 11 de setembro, nos Jardins do Palácio de Cristal, vai celebrar a poeta e tradutora Ana Luísa Amaral, e terá como mote "Imaginar e Agir".

Livros

Mais Livros

Mais Lidas

Patrocinados