Já fez LIKE no CNN Portugal?

O modelo de quatro dias de trabalho funciona? Estes são os primeiros resultados numa empresa portuguesa

Maioria dos funcionários só admite voltar ao modelo antigo, de cinco dias, se houver um aumento salarial superior a 30%. Também o número de potenciais candidatos para a 360imprimir.pt disparou com esta mudança

Funcionários menos ansiosos, com maior equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, e mais vontade de continuar a trabalhar, a longo prazo, na empresa. Estas são algumas das mudanças conseguidas com um modelo de quatro dias de trabalho na portuguesa 360imprimir.pt. A conclusão está plasmada num estudo relativo aos primeiros três meses do novo regime.

E há, também, ganhos de produtividade: isto porque o volume de trabalho caiu menos do que redução efetiva da carga horária com a passagem de 40 para 36 horas semanais. Enquanto a carga horária foi reduzida em 7%, o volume de trabalho caiu 6,4%. Ou seja, houve um ligeiro aumento da produtividade: 0,6 pontos percentuais.

PUB

“É um custo que compensa os benefícios do modelo”, atesta o presidente executivo da empresa, Sérgio Vieira. E há vantagens de peso, a começar pelo maior compromisso dos trabalhadores a longo prazo, num mercado muito competitivo como é o da tecnologia.

Menos saídas, mais compromisso a longo prazo

Em comparação com a realidade anterior, a taxa de saídas caiu 35%. E agora nove em cada 10 trabalhadores imaginam-se a trabalhar na 360imprimir.pt daqui a um ano ou a recomendar a empresa como um bom lugar para trabalhar.

“A retenção é aquele fator que nos cria mais expectativas, porque as saídas têm custos inerentes, é necessário formar, e a produtividade acaba por ser impactada”, atesta o responsável.

Mas o interesse pelo modelo de quatro dias de trabalho faz-se sentir também em quem procura emprego: após as notícias sobre a mudança, a empresa registou um aumento de 297% no número de candidaturas. “Aliando à taxa de respostas a contactos especializados e à qualidade do talento que nos tem chegado, mostra que o modelo tem relevância na captação do talento”, diz à CNN Portugal.

PUB

Praticamente todos (98%) dos cerca de 200 funcionários da 360imprimir.pt aderiram ao novo modelo, trabalhando apenas quatro dias por semana. Para tal, o horário diário, feito em regime de teletrabalho, passou de 8 para 9 horas. Nas semanas em que existem feriados, é o feriado que funciona como dia livre, assegurando-se sempre quatro dias de trabalho.

Voltar ao passado só com mais salário

No primeiro estudo, foi notória uma melhoria de 4% no índice de stress, fadiga e ansiedade. Mais de oito em cada 10 dizem passar mais tempo com família e amigos, usufruindo o dia fora sem interferência do trabalho. E traçam-se já algumas vontades para o futuro: 75% dizem que seria necessário um aumento salarial de pelo menos 30% para voltar ao modelo de cinco dias de trabalho.

Nos cargos de chefia, 88% reconhecem estar satisfeitas com o desempenho das suas equipas no novo modelo de trabalho. Mas, apesar deste estado de espírito, 30% realçam que as equipas não produzem o mesmo em 36 horas como produziam em 40 horas. E é nesta categoria profissional que se sentem maiores dificuldades para que o dia livre seja aproveitado sem qualquer tipo de trabalho.

PUB

Absentismo sem melhorias

Um dos aspetos que a 360imprimir.pt esperava neste novo modelo de trabalho era reduzir o absentismo. Contudo, isso não se verificou. Sérgio Vieira explica que a taxa continua a muito baixa, de 0,19%, podendo estar a ser penalizada, por exemplo, pelo facto de o inverno estar a ser “mais rigoroso”, com maior necessidade de apoio a familiares doentes, como filhos. “A nossa expectativa seria que as pessoas programassem as ausências, como uma ida ao dentista, para o dia livre”, conta o empresário.

Sérgio Vieira insiste que os dados deste primeiro estudo, com apenas três meses de análise, podem não representar “o patamar de aterragem que vamos observar com o passar do tempo”, admitindo “enviesamentos e flutuações” ao longo das próximas edições. Todavia, assegura, este modelo está a ser muito bem recebido na empresa.

A 360imprimir.pt manteve o salário aos trabalhadores, apesar da redução da carga horária de 40 para 36 horas semanais. Para compensar a perda no subsídio de alimentação com a existência de menos dias trabalhados, o salário foi aumentado na mesma proporção. Foi atribuído ainda um subsídio de teletrabalho, a que se juntaram, já em 2023 as habituais revisões salariais.

PUB