Já fez LIKE no CNN Portugal?

Estas são as ruas mais "cool" do mundo - e uma delas fica em Portugal

O que torna uma rua "cool"? É uma infinidade de restaurantes, bares e cafés onde se pode passar horas a entrar e a sair? São as lojas independentes, em que se vendem artigos que não se encontram em mais lado nenhum? Ou será apenas uma "vibe" geral, um calor amigável que é difícil de definir, mas que se sabe quando se sente?

A Time Out considera que é tudo isto - a empresa de comunicação global elaborou a sua lista das "ruas mais cool do mundo neste momento", tendo em conta a oferta gastronómica de cada rua, as opções de bebidas, as delícias culturais, a vida nocturna e o sentido geral de comunidade.

PUB

Para chegar ao ranking de 2024, a rede de editores e escritores da revista responsável por estas listas globais contribuiu para defender as suas ruas favoritas nas suas respectivas cidades.

O primeiro lugar é ocupado pela movimentada High Street, em Melbourne, com a editora local da Time Out Melbourne, Leah Glynn, a elogiar os "restaurantes épicos, bares escondidos, locais de música ao vivo e lojas de boutique" da rua e o que Glynn chamou de "caloroso sentido de espírito comunitário que significa que todos se sentem bem-vindos".

Não é a primeira vez que uma rua de Melbourne aparece na lista da Time Out, com a Gertrude Street e a Smith Street em edições anteriores do ranking da Time Out. A omnipresença de Melbourne levou Glynn a sugerir que "os habitantes de Melbourne são mimados pela escolha quando se trata de ruas bem trilhadas que oferecem comida, cultura e diversão".

Um sítio onde as pessoas querem passar o seu tempo

A High Street de Melbourne situa-se no sudeste da cidade costeira australiana e atravessa os subúrbios de Northcote, Thornbury e Preston.

PUB

A Time Out elogia os "negócios locais únicos e para todos" da rua, desde a Casa Nata, que vende deliciosos pastéis de nata portugueses, até ao 1800 Lasagne - um restaurante nascido da pandemia que é agora um próspero local de massas com lugares ao ar livre.

A High Street também é óptima para passear pelos bares, sugere a Time Out, destacando o "íntimo e exclusivo" bar no Gigi Rooftop e o animado bar de dança Francesca's Bar.

Marco Finanzio, o fundador e diretor-geral do Gigi Rooftop, disse à CNN Travel que abriu pela primeira vez um espaço na High Street há 14 anos e que, nessa altura, "sonhava que a zona se tornasse um destino icónico".

Finanzio acrescentou que ele e a sua equipa "amam muito a sua rua e a sua comunidade".

PUB

"Este reconhecimento é uma conquista maravilhosa para tantas empresas locais que trabalharam incansavelmente para servir os habitantes locais, navegar numa pandemia e lutar contra o aumento dos custos para criar uma rua vibrante que saiu no topo do mundo", acrescentou.

Ben Mathieson, do Francesca's Bar, disse que é realmente "especial que agora toda a gente saiba como a nossa rua é cool".

"Os meus vizinhos são todos empresas locais independentes, não se encontram grandes marcas corporativas, uma grande mistura de hospo, música ao vivo, retalho, saúde e bem-estar e todos os comerciantes se apoiam uns aos outros", disse Matheison à CNN Travel.

Mathieson também chamou a atenção para os habitantes de Melbourne que "tornam a rua tão cool como nós".

"Não existimos sem os fantásticos habitantes locais", afirmou.

A Commerical Drive em Vancouver, Canadá, é a número cinco na lista das ruas mais "cool" da Time Out. (Fonte: JSMimages/Alamy/Time Out's coolest streets for 2024)

PUB

Em segundo lugar na lista de 2024 da Time Out está a Hollywood Road, em Hong Kong, que alberga restaurantes incríveis, incluindo o Tate Dining Room, premiado com uma estrela Michelin, bem como o local cultural Man Mo Temple e as Mid-Levels Escalators, o sistema de escadas rolantes cobertas ao ar livre mais longo do mundo.

Entretanto, o terceiro lugar é ocupado pela East Eleventh em Austin, no Texas - elogiada pela Time Out por reunir muita coisa num curto quarto de milha. Na East Eleventh, a Vintage Bookstore & Wine Bar é apontada como o local ideal para tomar uma bebida e mergulhar numa nova leitura, enquanto o Kenny Dorham's Backyard é o local perfeito para ver música ao vivo num "local improvisado que parece uma festa permanente em casa", segundo a Time Out.

A mudança das ruas da cidade

PUB

A Time Out também tem em conta como algumas das ruas mais movimentadas do mundo mudaram para melhor nos últimos anos - com muitas delas a tornarem-se "lugares mais fáceis de percorrer e agradáveis para passar o tempo".

"Beber e comer ao ar livre, uma medida temporária, tornou-se um elemento básico em muitas das ruas da nossa lista", disse a Time Out, acrescentando que esta facilidade de locomoção foi "reforçada por iniciativas verdes como a pedonalização e avenidas com pouco trânsito". A Consell de Cent em Barcelona, Espanha, que ocupa o 10.º lugar na lista da Time Out, proibiu os carros em 2023.

A Rua da Boavista em Lisboa, Portugal, é a sétima na lista da Time Out. (Fonte: Kathy deWitt/Alamy/Time Out's coolest streets for 2024)

Para cada rua na lista, a Time Out recomendou uma série de atividades divertidas para fazer - desde ioga no Ardha Bikram Yoga na Rua Guatemala, em Buenos Aires (número quatro), e beber vinhos naturais no bar Small Shifting Space, em Jalan Petaling, em Kuala Lumpur (número seis) até saborear refrigerantes de creme no Guuutara Coffee em Chazawa-dori em Tóquio (número nove).

PUB

A Time Out diz que o objetivo da lista é celebrar "as avenidas, ruas, ruelas e boulevards onde a vida local realmente prospera".

O top 30 completo pode ser consultado no site da Time Out.

As 10 ruas mais "cool" da Time Out
  • High Street, Melbourne
  • Hollywood Road, Hong Kong
  • East Eleventh, Austin, Texas
  • Rua Guatemala, Buenos Aires, Argentina
  • Commerical Drive, Vancouver, Canadá
  • Jalan Petaling, Kuala Lumpur, Malásia
  • Rua da Boavista, Lisboa, Portugal
  • Arnaldo Quintela, Rio de Janeiro, Brasil
  • Chazawa-dori, Tóquio, Japão
  • Consell de Cent, Barcelona, Espanha
  • PUB