Já fez LIKE no CNN Portugal?

"Um produto perigoso". Taiwan considera rede social TikTok "ameaça à segurança nacional"

O TikTok já está proibido para organismos públicos e pode agora ser alargado a organizações educativas, organizações não-governamentais (ONG), bem como outras áreas e setores

A rede social de origem chinesa TikTok foi declarada uma "ameaça à segurança nacional" pelas autoridades de Taiwan, devido ao "controlo substancial" de "atores estrangeiros hostis" sobre a plataforma.

A ministra dos Assuntos Digitais de Taiwan, Audrey Tang, advertiu este domingo, numa audição parlamentar, que se trata de um "produto perigoso", noticia a Europa press citando a agência noticiosa de Taiwan CNA.

PUB

O TikTok já está proibido para organismos públicos e pode agora ser alargado a organizações educativas, organizações não-governamentais (ONG), bem como outras áreas e setores, acrescentou a ministra.

Em 13 de março, a Câmara dos Representantes dos Estados Unidos (EUA) aprovou um projeto de lei que poderá facilitar a proibição da aplicação se a empresa-mãe do TikTok, a ByteDance, não vender a plataforma a uma entidade norte-americana no prazo de seis meses.

O projeto tem agora de passar no Senado, mas o Presidente dos EUA, Joe Biden, já anunciou estar disposto a assiná-lo como lei, enquanto o seu principal rival nas eleições presidenciais de novembro, Donald Trump, afirmou rejeitar o projeto.

Os defensores da proibição da aplicação Tik Tok nos EUA, caso a ByteDance não cumpra as exigências, argumentam que aquela é controlada pelo governo chinês e invocam que este pode aceder aos dados privados dos utilizadores e censurar conteúdos políticos.

PUB