Já fez LIKE no CNN Portugal?

Sistemas informáticos dos tribunais continuam inoperacionais

Esta falha do sistema informático está a colocar em causa as audiências de julgamento, as inquirições do Ministério Público e outras diligências que impliquem o recurso aos computadores da rede informática da Justiça

A rede informática que serve a Justiça, designadamente os sistemas CITIUS da jurisdição comum e SITAF dos tribunais administrativos e fiscais, continua hoje de manhã inoperacional, disse à agência Lusa fonte judicial.

Segundo adiantou a fonte, quer o sistema informático CITIUS, quer o SITAF, "estão em baixo", e, embora nalguns sítios os sistemas arranquem, acabam por se desligar logo de seguida, não permitindo qualquer utilização.

PUB

Esta falha do sistema informático está, de acordo com a fonte, a colocar em causa as audiências de julgamento, as inquirições do Ministério Público e outras diligências que impliquem o recurso aos computadores da rede informática da Justiça.

"Tudo o que requeira também a gravação e que esteja ligado às plataformas informáticas não funciona", acrescentou.

A fonte referiu que o Instituto de Gestão Financeira e de Equipamentos da Justiça (IGFEJ), responsável pelas plataformas informáticas da Justiça, comunicaram apenas que o problema se deve a "constrangimentos técnicos" e que esperam resolver a falha o mais breve possível.

Contactado o Ministério da Justiça, o gabinete de imprensa informou a Lusa que "decorrente do problema verificado na terça-feira no ‘datacenter’ externo onde estão alojados equipamentos da justiça, mantêm-se os constrangimentos técnicos em serviços que afetam serviços da Justiça".

"As equipas tecnológicas estão a desenvolver os trabalhos para a total reposição dos mesmos", conclui a resposta do Ministério da Justiça.

PUB