Já fez LIKE no CNN Portugal?

Sindicatos da UGT querem que bancos estendam apoios extraordinários aos pré-reformados

Para os sindicatos, “as entidades visadas devem assumir o pagamento do apoio a esses trabalhadores, nas mesmas condições em que foi feito para a generalidade dos bancários no ativo”

O Mais Sindicato e os sindicatos dos bancários do Centro (SBC) e do Setor Financeiro de Portugal (SBN) querem que os bancos apliquem aos bancários pré-reformados os apoios extraordinários atribuídos aos trabalhadores no ativo, revertendo a atual “flagrante injustiça”.

“Um grupo de bancários, os pré-reformados, devido à sua situação laboral não beneficiaram de qualquer apoio extraordinário. Face a esta injustiça, MAIS, SBC e SBN solicitaram aos bancos que lhes aplicassem as medidas decididas para os trabalhadores no ativo”, avançam os sindicatos num comunicado divulgado hoje.

PUB

Para os sindicatos, “as entidades visadas devem assumir o pagamento do apoio a esses trabalhadores, nas mesmas condições em que foi feito para a generalidade dos bancários no ativo”.

Segundo recordam, “em 2022 muitas instituições tomaram a iniciativa, por ato de gestão, de atribuir apoios extraordinários aos seus trabalhadores, cada uma adotando o critério que entendeu ser justo, e dessa forma ajudá-los a mitigar as dificuldades originadas pela escalada da inflação”.

“Por sua vez, os bancários reformados, que tinham sido excluídos do pagamento da meia pensão, graças a estes três sindicatos estão prestes a ver esta injustiça resolvida”, destacam.

No entanto, lembram que “permanece a discriminação de um grupo de trabalhadores: os que, ainda no ativo, se encontram na situação de pré-reforma”.

“Estes trabalhadores estão ainda no ativo – com o contrato de trabalho suspenso e um significativo corte no vencimento – e aguardam, pelo decurso do tempo, a chegada da reforma. Socialmente, estão numa situação muito mais vulnerável do que qualquer outro trabalhador no ativo ou qualquer reformado bancário, pois viram substancialmente diminuída e reduzida a contrapartida monetária no final do mês”, enfatizam.

Neste contexto, e de forma a “reverter esta injustiça”, os três sindicatos dizem ter solicitado “a todas as instituições de crédito com trabalhadores nesta situação que lhes aplicassem a solução preconizada para os trabalhadores no ativo, já que não foram contemplados com nenhuma medida de apoio”.

“Tendo em conta o reduzido número de trabalhadores na situação de pré-reforma e o peso muito pouco significativo nas contas globais, deixar estes trabalhadores fora dos apoios traduzir-se-á no agudizar das dificuldades do quotidiano, numa flagrante injustiça e numa impiedosa omissão do respeito pelo princípio da igualdade”, sustentam.

PUB