Já fez LIKE no CNN Portugal?

Este país quer uma semana de quatro dias de trabalho. Mas não se trata de fazer os trabalhadores felizes

As semanas de trabalho mais curtas, destinadas a aumentar a produtividade e a felicidade dos trabalhadores, estão a tornar-se populares em partes do mundo como a Islândia e o Reino Unido.

Mas no Sri Lanka, um país atingido pela crise, este conceito é mais sobre como lidar com a escassez de alimentos e combustível.

PUB

O país do Sul da Ásia, que luta contra a escassez no meio da sua pior crise económica das últimas décadas, anunciou este mês que os trabalhadores do setor público terão folga às sextas-feiras durante os próximos três meses, sem redução de salário, para lhes dar tempo de cultivarem as suas próprias colheitas.

“Parece apropriado conceder aos funcionários governamentais uma licença de um dia útil ... para se dedicarem a atividades agrícolas nos seus quintais ou noutros locais, como solução para a escassez alimentar que se espera”, afirmou o Departamento de Informação Governamental, referindo que a semana mais curta beneficiará também os trabalhadores afetados pelos cortes de energia e pelas perturbações nos transportes causadas pela escassez de alimentos e gás.

Acredita-se que haja até um milhão de trabalhadores do setor público no país. No entanto, a semana de quatro dias não se aplicará ao pessoal dos “serviços essenciais”, que trabalha em hospitais e portos ou nos setores da energia e da água.

PUB

O governo, que está em conversações com o Fundo Monetário Internacional (FMI) a apelar a um pacote de ajuda este mês, está também interessado em encorajar as pessoas a aceitarem empregos no estrangeiro, para que possam enviar dinheiro de volta.

Diz-se que os trabalhadores do setor público terão uma licença sem vencimento até cinco anos “sem prejuízos” se decidirem aceitar emprego no estrangeiro.

As pessoas fazem fila numa estação de combustível na esperança de comprar óleo de parafina em Colombo, no Sri Lanka
Caos e incerteza

A nação insular com uma população de 22 milhões de habitantes está no meio da sua pior crise financeira e política das últimas décadas. A frustração pública rebentou em abril, quando os protestos se tornaram violentos e desestabilizaram o governo. Vários funcionários do governo, incluindo o primeiro-ministro, demitiram-se.

PUB

Para muitos cingaleses, a vida quotidiana tornou-se um ciclo interminável de caos e incerteza desde que a crise começou.

Filas intermináveis para abastecimentos básicos, como alimentos e gás, formam-se diariamente em todo o país, e muitas lojas têm sido forçadas a fechar porque não podem ter os frigoríficos, aparelhos de ar condicionado ou ventiladores a funcionar.

Oficiais navais guardam um posto de combustível fechado em Colombo, Sri Lanka, a 12 de junho

Os soldados são frequentemente colocados em postos de gasolina para acalmar clientes frustrados que se alinham durante horas num calor abrasador para encher os seus tanques. Alguns clientes terão até já morrido enquanto esperavam pela sua vez.

Os críticos governamentais têm questionado a diferença que a semana de quatro dias fará, afirmando que enquanto os funcionários do setor estatal vivem normalmente longe de Colombo, a maioria utiliza os transportes públicos para as suas deslocações.

Dizem também que a maioria das pessoas é relativamente pobre e não é proprietária das suas terras, pelo que é pouco provável que cultivem os seus próprios alimentos.

PUB