Já fez LIKE no CNN Portugal?

França em alerta após venda por engano de 7,78 gigawatts de eletricidade

Numa negociação (trading), uma operadora regional do país vendeu eletricidade por engano. Paris teme falhas no fornecimento e pede a Espanha e Reino Unido que estejam preparados para enviar eletricidade

A gestora da rede elétrica nacional francesa enviou um alerta a Espanha e Reino Unido, para que estejam preparados para enviar eletricidade para França em caso de falhas de fornecimento, avança o Financial Times.

O pedido da Réseau de Transport d'Électricité (RTE) surge após um erro de negociação (trading) de uma operadora regional, a Electricité de Strasbourg, que vendeu por engano 7,78GW (Gigawatts) em duas transações separadas nos dias 6 e 7 de setembro. Segundo a própria empresa, o prejuízo foi de 60 milhões de euros.

PUB

A gestora da rede britânica, a National Grid, e uma fonte próxima da entidade espanhola confirmaram ter recebido o aviso francês, enviado através do European Awareness System, que as gestoras usam para trocar informações.

O erro da empresa francesa surge numa altura em que o país está a ser afetado pelas quebras de produção de energia nuclear, devido a um número inédito de falhas nos reatores das centrais. O pedido da França acontece também numa altura delicada das relações com as vizinhas Alemanha e Espanha, consequência da rejeição da construção de um gasoduto que ligue a Península Ibérica ao resto da Europa, o que iria permitir um alívio dos constrangimentos energéticos com os quais o Velho Continente se depara.

O presidente Emmanuel Macron considera que a necessidade de um gasoduto que ligue Espanha a França “não é evidente”. "Precisamos de mais interligação elétrica. Mas não estou convencido de que necessitemos de mais interligação de gás, cujas consequências, em particular no ambiente, e em particular no ecossistema, são mais importantes. (...) Não há prova da sua necessidade", afirmou o chefe de Estado gaulês.

Certo é que, perante a resistência francesa, Espanha, Alemanha e Portugal estão já a pensar no plano B: uma ligação através de Itália, vista com bons olhos pelos três governos, bem como pelos transalpinos.É muito interessante a ideia de posicionar o sul da Europa como hub energético”, afirmou o ministro da Transição Energética de Itália, Roberto Cingolani, à saída de um reunião dos ministros da Energia europeus na sexta-feira.

PUB