Já fez LIKE no CNN Portugal?

Pelo menos 16 mortos após explosão de uma bomba no nordeste da RDCongo

Bomba está relacionada com os combates entre as Forças Armadas da República Democrática do Congo (FARDCongo) e os rebeldes M23, apoiados por tropas do Exército ruandês

Pelo menos 16 civis morreram na sexta-feira após a explosão de uma bomba no nordeste da República Democrática do Congo (RDCongo), onde há meses os rebeldes M23 e o Exército travam combates contínuos, disseram este sábado fontes da sociedade civil.

"Soubemos que uma bomba caiu em Kahimuro (povoado da chefia Bwito, no território de Rutshuru) causando vítimas. O ataque ocorreu quando voltavam do seu trabalho na agricultura”, disse à agência EFE o presidente da sociedade civil do território, Jean Claude Bambeze.

PUB

Segundo o ativista, esta bomba está relacionada com os combates entre as Forças Armadas da República Democrática do Congo (FARDCongo) e os rebeldes M23, apoiados por tropas do Exército ruandês.

"O balanço foi revisto em alta desde hoje de manhã. Encontramos mais 11 corpos e com os cinco de ontem (sexta-feira), foram encontrados 16 corpos", disse à EFE Prosper Bahuru, porta-voz da sociedade civil de Rutshuru.

Prosper Bahuru salientou que o balanço ainda é provisório, referindo que a bomba veio de uma área sob controlo dos rebeldes M23.

Desde o recomeço dos combates do M23 em março de 2022, após vários anos de calmaria, este grupo rebelde ocupou áreas e inúmeros locais estratégicos no leste da RDCongo, e o receio da violência obrigou mais de meio milhão de pessoas a deixar as suas áreas de residência, segundo as Nações Unidas.

Os rebeldes já controlam duas das três estradas que ligam a capital Kivu do Norte e uma das cidades mais populosas da região, Goma, com o resto do país.

OS avanços dos rebeldes coincidem com uma escalada de tensões entre a RDCongo e o vizinho Ruanda sobre a alegada colaboração de Kigali com o M23.

Ruanda sempre negou esse ponto, apesar de pelo menos dois relatórios da ONU confirmarem a cooperação.

PUB