Já fez LIKE no CNN Portugal?

Autoridades registam quase sete mil queixas por ruído em oito meses

REVISTA DE IMPRENSA. Em média, são feitas cerca de 29 queixas por dia. Maioria das queixas dizem respeito a música muito alta, obras ou barulho de festas

As forças de segurança registaram 6.988 queixas por causa do ruído nos primeiros meses do ano, avança o Jornal de Notícias desta quarta-feira. Em média, são feitas cerca de 28,8 ocorrências por dia, o que resulta em 873 queixas por mês.

De acordo com o jornal diário, que teve acesso aos números da PSP e da GNR, as queixas são inferiores ao mesmo período de 2021, mas superiores a 2019.

PUB

A maioria das queixas referem-se a casos de "música muito alta", "festas em casa ou em estabelecimentos de diversão noturna", obras e "ruído na via pública de pessoas a falarem à porta dos estabelecimentos".

Entre janeiro e agosto, a PSP registou 297 queixas enquanto a GNR registou 6.781. Em 2021, o total de queixas foi de 9.252 e em 2020 foram feitas 6.675 denúncias. Os distritos com mais denúncias são Lisboa, Porto e Faro.

O tema do ruído preocupa as associações ambientais que lembram que tem "impacto no bem-estar da população", como alerta a Quercus, que pede uma maior utilização de medidores de nível de som pelas forças de segurança e, em declarações ao JN, garante que a "legislação em geral não tem sido cumprida". Já a Zero, considera que é necessária maior disponibilização de dados sobre o ruído para conhecer "quais os custos económicos e sociais do ruído".

PUB