Já fez LIKE no CNN Portugal?

Rui Moreira defende mais salas de chuto na Área Metropolitana do Porto

Presidente da Câmara diz que, desde 2018, foram recolhidos mais de 300 quilogramas de resíduos relacionados com o consumo de droga

O presidente da Câmara do Porto defendeu esta quinta-feira a necessidade de serem criadas mais salas de consumo a nível metropolitano, adiantando que, desde 2018, foram recolhidos mais de 300 quilogramas de resíduos relacionados com o consumo de droga.

"Gostava de ter [uma unidade móvel] nos municípios vizinhos, porque muita desta população, como a população sem-abrigo, não é do Porto. Isto tem de ser visto a um plano metropolitano", afirmou, em declarações aos jornalistas, Rui Moreira.

PUB

À margem da reunião do Conselho Municipal de Segurança, o autarca independente adiantou que desde 2018, no Porto, foram recolhidos 300 quilogramas de lixo relacionado com o consumo de droga na via pública.

"Foram mais de 300 quilogramas de lixo potencialmente perigoso apreendido e recolhido com riscos evidentes. Tudo isto são seringas ensanguentadas na via pública", afirmou.

Aos jornalistas, Rui Moreira salientou que o trabalho de limpeza continuará a ser feito pelo município, mas que este não é responsável pela área da "proteção e segurança", competência que não quer ver descentralizada do Estado central para as autarquias.

"Em termos de combate ao tráfico, proteção e segurança não podemos fazer nada. É uma competência do Ministério da Administração Interna e do Governo e bem, porque não gostaria que a proteção e segurança competissem aos municípios", observou, dizendo, no entanto, que seria "bom" que a tutela ouvisse os presidentes de câmara. 

PUB

Dizendo concordar com a descriminalização do consumo de droga, Rui Moreira defendeu que a mesma tem de se fazer acompanhar de "medidas na área da saúde, segurança social, reinclusão, proteção e segurança, e combate muito ativo ao tráfico". 

Durante a reunião do Conselho Municipal de Segurança, o vereador com o pelouro do Ambiente da Câmara do Porto, Filipe Araújo, esclareceu que desde 2018, no âmbito do programa "Porto, Cidade Sem Droga" - que visa a recolha de resíduos proveniente do consumo de estupefacientes sobretudo nas zonas da Pasteleira, Lordelo do Ouro e Aleixo - foram realizadas 8.867 intervenções, das quais resultaram a apreensão e recolha de 363.900 quilogramas (Kg) de resíduos. 

Só em 2022, foram recolhidos 89% dos resíduos apreendidos em 2021 (112.540 quilogramas até ao dia 16 de setembro), prevendo a autarquia que sejam recolhidos 158.880 quilogramas de resíduos até ao final do ano. 

PUB