Já fez LIKE no CNN Portugal?

Biliões para compensar mais pobres também vão sair do bolso dos privados

Numa altura em que os países desenvolvidos ficam aquém dos compromissos já assumidos, pedem-se compromissos ainda maiores. O dinheiro público não será suficiente, avisam consultores e ambientalistas

Na Conferência das Partes deste ano, a 27.ª (COP), todos os holofotes estão apontados à compensação que os países mais ricos devem aos menos desenvolvidos, tendo em conta a responsabilidade histórica que têm pelas emissões de gases poluentes, as quais deram origem a uma crise climática que afeta desproporcionalmente os mais pobres. Mas como se pode angariar esta quantia?

De acordo com consultores e ambientalistas, a resposta não pode estar só no dinheiro público: os privados também terão de intervir, sobretudo numa altura em que a exigência está a aumentar, e as necessidades de financiamento deverão ascender a biliões de dólares nos próximos anos.

PUB

O objetivo é que, até esta sexta-feira, as partes presentes na COP formulem e subscrevam um texto com novos acordos e compromissos. “Se queremos obter resultados tangíveis e significativos de que possamos estar orgulhosos, temos de acelerar”, indicou, esta segunda-feira, o presidente da conferência, o ministro dos Negócios Estrangeiros egípcio, Sameh Shoukry.

Os países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), exceto as economias em transição como a Rússia ou os Estados Bálticos, são aqueles que deverão ser solidários com os países menos desenvolvidos, e é com base na quantidade de emissões de gases com efeito de estufa que os países já lançaram para a atmosfera, as emissões históricas, que se calcula quanto devem contribuir, explica a Zero.

Nas negociações da COP27, há dois palavrões em cima da mesa. Por um lado, o financiamento climático, que refere ao dinheiro necessário para os países mais desfavorecidos se adaptarem e mitigarem os efeitos das alterações climáticas. Neste campo, já existem compromissos, mas que não estão a ser cumpridos. Na COP15 de Copenhaga, em 2009, os países desenvolvidos comprometeram-se com um financiamento anual de 100 mil milhões de dólares até 2020. Este objetivo foi formalizado na COP16 e estendido até 2025 na COP21, em Paris.

PUB

Mas este financiamento nunca foi atingido na totalidade em nenhum ano. O máximo obtido foram os 83,3 mil milhões de dólares angariados em 2020, relembra a associação ambientalista Zero. A PwC acrescenta que, já na COP26, os países concordaram que, antes de 2025, se terá de estabelecer uma nova meta, acima dos 100 mil milhões por ano – o objetivo era o de pelo menos duplicar a mobilização coletiva de financiamento.

A BCG esclarece ainda que grande parte dos 100 mil milhões seriam concedidos sob a forma de empréstimos, a taxas de mercado ou ligeiramente inferiores, “pelo que não é propriamente um ato de caridade”, considera HamzaTber, sócio diretor focado no clima e sustentabilidade. Além disso, os investimentos geram retornos. “A percentagem de subvenções é na verdade muito baixa”, conclui.

No ano passado, a Presidência da COP26 pediu à Alemanha e ao Canadá que elaborassem um “plano de entrega” para os 100 mil milhões. O plano prevê que o valor seja entregue até 2023. Mas, na ótica da Zero, é preciso que os países desenvolvidos compensem a falta de entrega dos 100 mil milhões a tempo, garantindo um montante global coletivo de, pelo menos, 600 mil milhões de dólares para o período 2020-2025.

PUB

Para a mesma organização não-governamental, na voz de Carolina Silva, o facto de a angariação dos 100 mil milhões de dólares ter vindo a falhar, “coloca a necessidade acrescida de angariar e mobilizar o setor privado”, sobretudo tendo em conta o que aí vem. Estima-se que as necessidades de financiamento, após 2025, ascendam aos biliões de dólares. “A ONU [Organização das Nações Unidas] estima que sejam necessários 125 biliões de dólares em investimentos até 2050 para atingir o ‘net zero’ [zero emissões de carbono]. A mobilização de capital privado é a única maneira de levantar essas quantias, e esperamos que vários novos fundos e iniciativas sejam lançados na COP27”, continua a mesma porta-voz.

“Os países desenvolvidos devem também continuar a liderar a mobilização de financiamento climático de uma ampla variedade de fontes, instrumentos e canais, tendo em conta o papel significativo dos fundos públicos”, defende a entidade da ONU com a pasta do Clima, a UNFCC, no AdaptationGapReport de 2022.

PUB

E existe “uma grande variedade” de fundos climáticos multilaterais sob a alçada da UNFCCC, realça Cláudia Coelho, partner da PwC dedicada à Sustentabilidade e Alterações Climáticas, apontando também como possíveis fontes de financiamento outros fundos públicos nacionais, que podem vir a ser desenhados e implementados. Mas “a mobilização do setor privado é uma contribuição adicional essencial”, afere.

Além dos 100 milhões. Quanto custam as perdas e danos?

Em paralelo, fala-se de financiamento para as “Perdas e Danos”, ou seja, um orçamento que se destina a responder às consequências mais imediatas das alterações climáticas nestes países e que já estão a ser vividas, como por exemplo em fenómenos naturais.

Os custos económicos de perdas e danos foram estimados em 400 mil milhões de dólares em 2030 segundo um estudo e entre 290-580 mil milhões de dólares segundo outro, indica a Zero. O valor final “dependerá do caminho que conseguirmos seguir: se limitarmos o aquecimento global a 1,5ºC ou 2°C, necessitaremos de menos financiamento para Perdas e Danos ou para Adaptação do que se formos para um cenário de 3°C”, aponta o diretor da BCG.

PUB

“Este é um dos temas mais complexos e controversos nas negociações climáticas e deverão ser apresentadas propostas sobre um possível mecanismo de financiamento para perdas e danos. A falta de progresso nesta matéria poderá ter impactos relevantes nas relações entre países desenvolvidos e em desenvolvimento”, avalia Cláudia Coelho.

Mas será realista pensar nestas enormes necessidades de financiamento numa altura em que as pressões inflacionistas afetam todo o globo, e a Europa é particularmente afetada por uma crise energética?

O diretor da BCG é perentório: As emergências a curto prazo não nos devem distrair dos nossos objetivos a longo prazo. E a Zero não tem duvidas: “É realista”. Como termo de comparação, relembra que só a União Europeia mobilizou cerca de nove vezes esse valor [dos 100 mil milhões] para o plano de recuperação pós-pandemia no Velho Continente. Por outro lado, só na primeira metade de 2022 apenas seis empresas de combustíveis fósseis tiveram lucros suficientes para cobrir os custos dos maiores eventos climáticos e meteorológicos extremos nos países em desenvolvimento e ainda ficariam com cerca de 70 mil milhões de dólares de lucro. “O financiamento, por isso, existe”, conclui Carolina Silva.

PUB