Já fez LIKE no CNN Portugal?

Polícias esperam mais de seis meses para serem reembolsados das despesas de saúde

REVISTA DE IMPRENSA Demora no reembolso das comparticipações do Sistema de Apoio na Doença (SAD) da PSP está a atingir níveis recorde

Os polícias ao serviço da PSP estão a ter de esperar seis meses ou mais para serem reembolsados das despesas de saúde, noticia o Diário de Notícias (DN) esta quarta-feira.

De acordo com a publicação, a demora no reembolso de comparticipações pelo Sistema de Apoio na Doença (SAD) da PSP está a atingir níveis recorde, chegando a haver casos que chegam aos nove meses para serem ressarcidos de despesas. 

PUB

A SAD-PSP é um subsistema de saúde, semelhante ao dos militares, complementar ao SNS, e é auto-financiado pelo desconto obrigatórios de 3,5% do vencimento, 14 meses por ano.

A situação tem-se agravado pelo facto de os polícias cada vez mais recorrerem a serviços de saúde não convencionados com a SAD/PSP, por estes serem cada vez menos acessíveis, quer em termos de especialidades, quer na sua localização. Na ADSE, por exemplo, o subsistema de saúde dos funcionários públicos, o tempo médio de reembolsos está nos 55 dias.

O DN noticia que recebeu várias queixas de polícias que desesperam com a demora destes reembolsos, cujas despesas são pagas a 100% na altura da prestação de serviço, havendo depois lugar à devolução de 80% desse valor.

Questionada pelo DN sobre este problema de gestão da SAD-PSP, cuja dívida aos polícias está estimada em "milhares de euros", segundo fonte sindical, a direção nacional não respondeu, apesar de as questões lhe terem sido enviadas desde o passado dia 31 de agosto.

PUB